quarta-feira, 1 de junho de 2011

Tá na hora do Poeta 1 -




INCLUSÃO SOCIAL




Eu to nessa de inclusão social
Sai fora discriminaçao racial
Mesmo que você tenha Síndrome de Down
Pra mim, isso não faz mal


Deficiência auditiva
Física ou visual
Não podem te deixar de fora
Não no mundo atual


Eles têm limitações
E são especiais
Então vamos aprender
A linguagem dos sinais


Preto, vermelho ou amarelo
Formamos todos um só elo
E por que não incluir você também
O branquelo ?!


Cadeirante faz como
Pra subir a calçada?
Querem também que ele
Suba uma escada?


Tudo o que precisam
São rampas de acesso
Será que é muito
Isso que eu peço?


Sem falar na vovó
E no vovô
Bicho papão tem nome:
Computador.



Tenham paciência e respeito
Poderia ser com você
Pois ninguém é perfeito
E ajudar, vale a pena, pode crer !









Beatriz Tavassos da Costa Pinto -





Turma 703 - Ativo / 2011

















15 comentários:

  1. Eu axei o poema da Bia muito legal pois ele fala verdadeiremente como que a sociedade brasileira está tratando as pessoas que tem problemas fisicos ou as pessoas que possuem pele escura e eu axredio que isso nao esta certo,pois nós temos que aceitar cada um do jeito que essa pessoa é!!!!!

    ASS:Jonathan Noya Fontes

    ResponderExcluir
  2. Ana Carolina Andrade2 de junho de 2011 às 15:03

    Eu li e reli o poema umas tres ou quatro vezes e sinceramente achei muito fofo,no inicio pensei que seria só mais um poema chato e bobinho com rimas mas não,foi além disso.
    O poema fala que nós devemos incluir as pessoas na sociedade e sobre como não conseguimos aceitar as pessoas como elas são,e isso é a pura verdade,as vezes nós dizemos que incluimos todo mundo,não excluimos ninguém mas não é bem assim,todos nós ou pelo menos quase todos já rejeitamos alguém e nao nos sentimos orgulhosos de ter feito isso(ou pelo menos comigo é assim),eu adorei o jeito de voce falar sobre todos esses assuntos em um poema tão pequeno.
    Bia,adorei o seu poema,espero que continue assim,valeu a pena ter lido...A-M-E-I!MUITO MUITO MUITO fofo,teve um assunto bem interessante...adorei.

    ResponderExcluir
  3. O poema de Beatriz Travassos descreve de uma boa maneira os problemas causados pela discriminação pela raça e deficiências físicas, auditivas e visuais.
    A desinclusão social está em muitos lugares. Um deles é num lugar que não é muito aparente mas acontece: Na educação. Os exames aplicados quando algum indivíduo deseja entrar numa escola federal incluem cotas, cotas para deficientes, negros, pardos ou estudantes de escolas públicas que facilitam a entrada dessas pessoas parcialmente excluidas da sociedade. Essas cotas mostram que a vida dessas pessoas tem que ser mais fácil, mas o que realmente deveria acontecer é essas pessoas terem a mesma realidade em que vivemos. Outra coisa que gostaria de incluir nesse assunto de desinclusão social na educação é que, da mesma forma em que as escolas oferecem algum tipo de língua estrageira, como o inglês ou o espanhol, deveria ser implantado a Língua Brasileira de Sinais, também conhecido como LIBRAS, pelo Ministério da Educação, pois eu já estive numa escola com um aluno com deficiência na fala. Ninguém entendia seus interesses, suas necessidades ou apenas algum pedido.
    Parabéns para Beatriz por ter seu poema publicado no jornal O Debate em Macaé e continue com o bom trabalho.

    ResponderExcluir
  4. Gabriela Boechat Cardozo3 de junho de 2011 às 16:33

    Primeiramente queria falar que eu amei o blog , mas o poema da Bia foi o que me chamou mais atenção . Pois ela trata assuntos delicados, falando com muita facilidade, ela fala no assunto e depois critica, esse poema não serve só pra gente , serve para todo mundo que deixa de incluir uma pessoa , por motivos delicados.
    Ser diferente é comum , um pode ser loiro, outro moreno . Se a pessoa sofre de alguma deficiência , mental ou física , esse é o jeito diferente de ser dela , não é só por causa disso que nós devemos excluí-los .
    Bom , o blog inteiro está de parabéns principalmente a Bia , por ter feito esse poema maravilhoso .
    Gabriela Boechat

    ResponderExcluir
  5. Gabriela de Lima Lopes7 de junho de 2011 às 18:13

    O blog todo esta de parabéns mais vou falar sobre o poema da Beatriz é um poema muito interessante e criativo. Pois infelizmente nem todo mundo pensa assim, muitos são racista e não para, para pensar que todos somos cidadãos e temos que aprender a respeitar uns aos outros e conviver com todos, pois ninguém é perfeito e existe diferenças entre cada um de nós e a final toda as pessoas precisam das outras pessoas.
    Gabriela de Lima Lopes

    ResponderExcluir
  6. Lukas Castelo Oliveira12 de junho de 2011 às 15:00

    É ruim pensarmos que pessoas do mundo estão sendo excluídas do meio social em razão das características físicas que possuem, como qualquer outra, como cor, altura, peso e formação física. Todos nós já nascemos com essas características e não podemos de certa forma ser culpados por tê-las.

    Respeite ao próximo.

    Lukas Castelo Oliveira 702

    ResponderExcluir
  7. Inclusão Social




    Baseio este texto no poema “Inclusão Social” de Beatriz Travassos, por que gostei muito por se tratar de um assunto bem interessante. Em poucas linhas, a autora conseguiu resumir de uma forma interativa esse problema que atinge à várias pessoas. Ninguém escolhe nascer com uma deficiência e é injusto julgar alguém por isso, afim de que esta pessoa pode se tornar um exemplo de vida um dia ou até um presidente da república. Nos tempos antigos, respeito era algo que era ensinado nas escolas e em casa. Parece que hoje em dia isso não importa muito. Parece inacreditável mas o preconceito é algo que sempre vamos ter que lidar, por existirem pessoas influentes que fazem a cabeça dos mais ingênuos com a sua opinião, e se essa for de origem preconceituosa, irão criar outras que pensam de sua maneira. Se todos pensassem mais no próximo, um cadeirante por exemplo não teria tanta dificuldade num ônibus ou ao subir a calçada. Um deficiente visual não teria problemas ao atravessar a rua se uma pessoa o ajudasse. Paramos para pensar e vemos que não é só do negro que tem-se “medo” de incluir na sociedade. Para-se também para ver que se o deficiente fosse a pessoa que julga, este iria se sentir mal se as pessoas à sua volta o tratassem de maneira hostil. Para ajudar essas pessoas não é dando cotas e benefícios, tornando sua vida diferente dos demais. É tratando com o mesmo sentimento, porém com as necessidades diferentes. Devem ser aceitas como são, pois se olharmos estes com recusa nunca poderemos amar de verdade. Não se desaprova ninguém antes de conhecer e aí sim poder julgar, pois todos são diferentes, seja em aparência ou em jeito de ser e pensar . Pessoas preconceituosas que, por fora, são “perfeitas” também deviam ser punidas por pensar com deficiência, ainda mais em países que parecem ser de um nível mais desenvolvido, porém que são dotados de conceitos hipócritas como a tecnologia mais avançada, o tempo de vida curto e o dinheiro, importando tanto para ser feliz.




    Raphaela Coutinho – 9° Ano

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigada pela preferência e pelos comentários. Realmente existem pessoas que não são "humanas" porque pensam que todo mundo tem que ser perfeito, mas o problema é que ninguém é perfeito. Todos temos defeitos, problemas e todos passamos por dificuldades.
    Bullying?! Para quê isso? Muitas pessoas sofrem bullying e isso é realmente muito triste e é um absurdo, pois ao invés das pessoas prejudicarem aquelas pessoas especiais, elas podiam estar ajudando-as.
    E é realmente por isso que eu fiz esse poema, para quem ler automaticamente possa se conscientizar da gravidade do problema, pois aquela pessoa que tem deficiência precisa de amigos e ela precisa ser tratada como uma pessoa normal para não se sentir excluída. Uma coisa eu digo, todo mundo precisa de amigos! E todos nós temos que dizer NÃO AO BULLYING!

    Beatriz Travassos - 7° ano - 703 -

    ResponderExcluir
  9. O poema da Bia realmente nos faz pensar na exclusão social. Ela fala sobre como excluimos alguém por ele ser quem ele é, mas quando fazem isso com a gente não gostamos.
    Ela retratou coisas que realmente acontecem algumas vezes nos nossos dias, como um cadeirante tentando subir uma calçada, mas não conseguem, pois não têm rampas que os ajudem; pessoas com deficiencia auditiva, visual ou fisica excluidas, pois não conseguimos nos comunicar; o racismo e o preconceito.
    Posso concluir que esse lindo poema de Beatriz interaje com a gente, pois nós interajimos com isso, convivemos com isso no nosso dia a dia, e nos faz pensar em melhorar nossos atos, nossas atitudes, para convivermos em um mundo melhor, onde todos estão incluidos na sociedade.
    Flora Rosseto - 703

    ResponderExcluir
  10. Realmente o poema da Bia ficou perfeito e falando de problemas que as pessoas sofrem no dia-a-dia, por ter doença, por ter problemas, ou até por causa da sua cor, Para que isso tudo se somos iguais ??!!?? Se somos todos humanos ??!!?? Acho que antes de fazer uma coisa, pensasse se gostaríamos que fizessem com a gente !! E parar de tratar as pessoas mal, porque eu tenho certeza que ninguém gosta de ser tratado assim , ninguém é perfeito, todo mundo tem um defeito ;s
    Achei que foi muito bom alguém ter feito um poema mostrando que todos somos iguais e gostamos de ser tratados bem, espero que as pessoas reflitam sobre isso e pensem no que estão fazendo, e melhoras nossas atitudes e viver em um pais onde não á discriminação e sim em sociedade !
    By: Carol Camargo - 703

    ResponderExcluir
  11. O poema da Bia ficou super legal, e não devia ter sido somente postado na internet ou aparecido no jornal, todos deviam ver para se consientizar do que fasem com as pessoas que são somente diferentes e ainda por cima somente por fora, pois por dentro é a mesma coisa, todos somos iguais.

    Luana R. P. Bittencourt 703

    ResponderExcluir
  12. O poema da bia, fala exatamente como algumas pessoas são com pessoas de outra raça, deficientes, cadeirantes e etc. Acham q todos tem q ser igual a ele, mas, a questão é que, niguem é igual e garanto e nem essa pessoa é perfeito.
    Então, eu digo que... Não tenha PRECONCEITO com ninguem!!

    Lara B. Daniotti - 703
    28 de junho de 2011 - 19:23

    ResponderExcluir
  13. O poema de Bia está perfeito! Ele fala sobre a inclusão social, muita gente descrimina as pessoas pela cor, deficiencia, e até pela beleza, e depois finge que isso foi normal, como se nada tivesse acontecido, mas não param para pensar no que a pessoa sente ou sentiu, nem em tudo o que ela passou por ser assim, ela é uma pessoa normal como nós, algumas tem mais dificuldades, mas nada disso é impossível de resolver ou ajudar. Algumas pessoas excluem, chingam, e mal-tratam as pessoas que não são como eles querem, mas não sabem o quanto dói ao ouvir tudo isso até acontecer com eles. Todos temos defeitos, mas sei que as qualidades podem superá-los. Está na hora de parar com isso, respeitar os outros,abrir o olho e ver que somos todos iguais, ninguém é melhor que ninguém, pare de criticar e comece a ajudar.Você não tem que se preocupar com o que dizem de você.

    "Tenham paciência e respeito
    Poderia ser com você
    Pois ninguém é perfeito
    E ajudar, vale a pena, pode crer !"


    Diga não ao Bullying (:
    Catarina Massena - 703

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito do poema da Bia pois trata de um assunto sério mantendo o humor, realmente existem muitas pessoas que não respeitam os deficientes e as pessoas diferentes, mas podemos combater isso de varias maneiras como a Bia fez escrevendo um poema para consientizar as pessoas, e todos podem ajudar de algum geito.

    João Maurício - 703

    ResponderExcluir
  15. Escolhi novamente o poema da Bia (Inclusão social) para comentar pois, é um poema bonito que retrata as verdades do nosso dia a dia, como a parte que fala das rampas que devem ter para os cadeirantes, também o preconceito com pessoas de doenças graves, e também o preconceito com a cor das pessoas, mas também, não fala somente, oque percebemos e vemos muitas vezes, fala como se nós tivessemos na pele na pele deles, sentindo oque passam, todas as dificuldades, e eu achei interessante o jeito que ela nos passou tudo isso, que ela enchergou da maneira que está acontecendo, com tão poucas palavras. Na minha opinião as pessoas não teêm que gostar ou não do jeito as outras são, e se não gostar, não tem que expressar isso, só tem que ficar queto e aceitar, pois enquanto tem pessoas rindo que alguém é diferente, esse alguém ta rindo dessas pessoas pois elas são todas iguais, e eu também não aicho legal ficar zombando dessas pessoas especiais, pois de uma hora para a outra em um acidente, você pode virar um cadeirante, de uma hora ppra outra você pode fazer uma cirurgia em um local arriscado e desenvolver uma doença, então é melhor não pensar que essas coisas só acontecem com os outros, pois pode acontecer com você também!

    Luana R. P. Bittencourt
    703
    27/09/2011 16:11

    ResponderExcluir