sábado, 14 de abril de 2012

AINDA VALE A PENA REFLETIR - E o coelho sai de cena - Marcus Tavares




A Páscoa é amanhã. Então ainda dá tempo de comprar os ovos. Opções não faltam. Dinheiro também não é problema. Em algumas lojas, é possível parcelar em 10 vezes sem juros. Prestações muitas vezes necessárias, afinal os ovos do dia de hoje estão mais para de ouro do que de chocolate. Que o digam os pais, não é? Parece que a data é feita, principalmente, para as crianças. 

 Para conquistá-las, o coelhinho não serve mais. Foi despedido. Há anos, ele saiu de cena e deu passagem para personagens do cinema e da TV, tipo Homem-Aranha, Piratas do Caribe, Smurfs, Shrek e Ben 10. Barbie, Rapunzel e Hello Kitty também estampam as embalagens, convidando as meninas a entrar na comilança. 

Fiz uma pesquisa nos sites dos principais fabricantes de ovos aqui do Brasil. Há cerca de 40 marcas criadas especialmente para o público infantil. O chocolate é o mesmo da minha infância. A diferença está no personagem que vende o ovo e no brinde que ele traz. Há brinquedos, relógios, minigames e bonecos. 

Quem estuda o comportamento do consumo infantil avisa que o personagem, sem dúvida, estimula e aumenta a venda, o que ocasiona, inclusive, um consumo exagerado de chocolates nesta época. Só para lembrar: a obesidade infantil aumentou cinco vezes nas últimas duas décadas somente no Brasil. 

Ficar de olho na tabela nutricional que acompanha os alimentos é boa forma de medir a quantidade de nutrientes. O fato é que os alimentos voltados para as crianças — inclusive os ovos de chocolate — apresentam valores que tomam como base uma dieta para o adulto, que necessita, por dia, duas mil calorias. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Santiária, crianças com até 3 anos de idade têm uma necessidade diária de 1.050 kcal; de 4 a 6 anos, de 1.450 kcal; e de 7 a 10 anos, de 1.750 kcal. Um ovo de Páscoa de 250 gramas possui, em média, 1.300 calorias. 

 O sentido da festa religiosa se perde no tempo e na história, em meio a chocolates, propaganda e comércio. 

Marcus Tavares é  Professor e jornalista especializado em Educação e Mídia

Jornal O Dia em 07/04/12

Nenhum comentário:

Postar um comentário