sábado, 14 de abril de 2012

Crônica do Dia - Chega de privilégios - Marcos Espínola




Por diversas vezes abordamos temas que certamente passam ao leitor a sensação de já ter visto algo parecido ou idêntico. Infelizmente, novamente estamos diante dessa situação com um escândalo envolvendo a classe política, através de um senador, o que parece ter virado rotina no Brasil. Dessa forma, o que era para ser uma constante aproximação, se transforma num distanciamento cada vez maior do povo com as autoridades. 

As frequentes denúncias sobre corrupção, desvio do dinheiro público e tantas outras trambicagens fazem com que cada um de nós se torne ainda mais incrédulo com a arcaica política praticada no Brasil. Um jogo de interesses, barganhas e roubalheiras escancaradas, onde a principal vítima é a população. 

Enquanto a troca de favores corre solta em todas as esferas de governo, boa parcela do povo ainda amarga condições precárias de vida, como falta de saneamento básico e acesso a uma saúde pública de qualidade. Uma cultura de corrupção que parece um poço sem fim. 

A situação é ainda pior quando se veem esses parlamentares protegidos pelo foro privilegiado, uma brecha na Justiça que beneficia justamente quem mais prejudica a sociedade de um modo geral. Já passou do tempo de acabar com essa distinção, pois quem rouba e desvia dinheiro público é tão marginal quanto qualquer outro que vive à margem da sociedade, pois essa é a definição correta para a palavra e tais condutas se encaixam nesse contexto. 

O pior é que até para acabar com isso enfrentaríamos dificuldades, pois dependeríamos dos próprios parlamentares e é uma utopia achar que eles se sensibilizariam com a causa. Por outro lado, o que se espera é direito igual para todos. Chega de privilégios! 

Marcos Espínola é Advogado criminalista
Folha de São Paulo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário