sábado, 6 de outubro de 2012

Conhecendo José de Alencar - Diva

Diva

Diva foi um dos livros mais polêmicos de José de Alencar, pois na época as pessoas o acharam perigoso para os jovens.
Ele conta a história de Emília, que por ter uma infância severa, se tornou uma mulher fraca. Mas acaba em conflito com a própria sociedade dando assim as costas para o mundo. Ela acaba mudando drasticamente o jeito de ser uma mulher da época.
Ela começa a sair com vários homens e acaba mudando até o seu jeito de ver o casamento.  Decide que só se casará com o homem que  amar e não com alguém  a sua família decida.
Depois de um tempo  acaba se apaixonando por Amaral, um médico que a salvou de uma enfermidade que quase a levou a morte. Lá para o terceiro capítulo  é comparada a Vênus um dos doze deuses do olimpo.


Amaral logo após salvar Emília de uma morte certa, tenta ter como recompensa a sua amizade. Mas Emília está com muita raiva dele. Ela tinha problemas com estranhos tocando-a e isso foi algo que dificultou muito no seu tratamento. No final ela acaba cedendo e se casando com ele.
Depois do casamento  acaba mudando o seu jeito de pensar e se torna uma “senhora-escrava” moldando o seu jeito de pensar. Virando assim uma mulher comum que obedece ao marido.
Como o livro falava de um jeito de pensar diferente do normal várias pessoas o consideraram um livro perigoso para jovens.
Principalmente para jovens moças porque como se trata de um livro que abre a mente das pessoas.
Em minha opinião, esse livro foi algo que poderia mudar a mente de algumas pessoas e modificar o jeito de como as pessoas pensam. Ainda assim não mudou.


Alec / Turma 802 / ATivo / 2012

3 comentários:

  1. Esse livro ensina muitas coisas,uma delas é seguir o seu coração e não o que as pessoas te mandam fazer. A vida como nós conheciam era quase impossível se abrir, falar o que pensa, desobedecer o que falavam para não fazer.
    Emília mostrou que não é totalmente fraca, ela fazia o que achava ser mais correto, se expressar, e não ter medo das consequencias, porque todos sabemos que temos esse direito, tanto de falar quanto de pensar, por que se podéssemos somente pensar, não iria adiantar de nada, quem iria dizer o certo, o errado, a vida como ela é, como se expressar, como sentir alguma coisa, e sem ninguem para falar iriamos ficar perdidos no mundo.
    Falar é uma forma de expressão muito forte, por isso muitos tem medo, medo de falar coisas que não deve, as vezes faze4mos isso, mas somos humanos e erramos, é impossível alguem ser totalmente certo, ou seguir todas as regras
    como9 deve ser.
    Se alguém tem algum problema com isso, não seria nossa culpa, o erro pode ser dela, pode ser de qualquer um, mas então ela pode não fazer ideia do que é liberdade, mas nós ainda não temos isso totalmente, por que ainda somos adolescentes, não sabemos muito como é o mundo lá fora, como se virar sozinho, podemos nunca mais voltar, acontecer alguma coisa? Provavelmente sim, se não soubermos como consertar as coisas seria pior ainda.
    Então não podemos julgar o que não sabemos, mas podemos mudar o que compreendemos, o mundo está láfora, sinta-se livre, feliz para ser exata, divirta-se, saiba o que faz, mude se necessário para fazer o melhor e dar o seu melhor, mostrar para as pessoas que o mundo é quando você sai de casa, você vê tantas coisas e pessoas, brincando, trabalhando, e a escola é o melhor lugar para se expressar e saber como as coisas funcionam.

    Ana Carolina Gomes dos SAntos-901

    ResponderExcluir
  2. Diva é um dos romances do escritor José de Alencar.A obra é um romace urbano,faz parte da trilogia urbanista do autor junto com os romances Senhora e Lucíola.
    Um fato curioso é que Lucíola e Senhora são obras interligadas apenas por um detalhes que muitos desconhecem que é a amizade entre narrador de Lucíola, Paulo, e o narrador de Diva, Amaral, o livro Diva é composto por cartas que Amaral teria enviado a Paulo, como segredos a um amigo,ou seja,como se a carta fosse uma conversa entre dois amigos.
    O livro tem como o tema o amor.Emília uma moça que estava procurando um amor verdadeiro e não um que tivesse interessado só no dinheiro,pois Emília era filha de um rico capitalista do Rio de Janeiro.Com esse enredo Amaral,a pessoa com quem Emília se apaixonam,vai contando para Paulo narrador de Lucíola todas as suas aventuras de amor que passa com ela.
    José de Alencar,nesse livro faz uma análise psicológica da vida de uma mulher. Nesse livro ele faz uma análise psicológica da personagem principal chamdaa Emília,que no começo do livro era mimada,tudo que ela pedia seu pai fazia por ela,dava tudo por ela,mas quando chega ao final da história ocorre um desfecho inesperado,onde todos passam a entender Emília o que ela quer.
    Em Diva tudo está nas entrelinhas,a denúncia,a hipocrisia da burguesia do Rio de Janeiro,como retratado em Lucíola e o preconceito.Na obra nos podemos entender o que passa na mente de Emília,ao contrário de Lucíola,onde enxergamos tal fato.
    Diva é um romance pertencente da escola literária do romantismo, embora apresente traços no realismo por ter bastante a ver com o mundo atual.Na carta que Amaral envia a Paulo pode-se ver o difícil e complexo vocabulário escrito por José de Alencar,onde suga um pouco do estilo machadiano,com algumas metáforas.
    O romance é muito importante ,e na minha opinião, acho que os jovens daquela época e os de hoje devem ler o livro pois Emília, segue o caminho que quer, ou seja, no mundo atual se você quiser seguir um caminho e as pessoas estão falando que não deve seguir-lo, você deve seguir,pois você sabe muito bem o que é certo e errado e pode tomar suas próprias decisões, que no final podem ter sido as escolhas certas.
    Gustavo Salvini-901

    ResponderExcluir
  3. Diva é uma obra bastante criticada pela sociedade.
    O modo como as pessoas pensavam antigamente era bastante fechado, principalmente a ideia da mulher na sociedade, alguém que tinha por direito nascer, casar ( com alguém que a família decidiria), fazer tudo que o marido quiser e ter filhos para continuar a família.
    A obra quando lançada foi altamente criticada, pois o livro mostrava para as mulheres que elas podiam ter uma vida melhor se elas tivessem um pensamento aberto, se elas tiverem voz e lutarem pelos seus direitos.
    Atualmente muitas mulheres já se tornaram independentes e fortes, mostram para a sociedade que podem ser boas, assim como os homens, sabem liderar, até porque a deusa grega da inteligência e estratégia em batalha é uma mulher, Atena.
    Diva foi polemico por que quem lesse iria repensar seus pensamentos, seus valores na sociedade.
    Vendo pelo contexto da época, as mulheres eram quase nada, lançar um livro assim, mostrando que uma jovem pode mudar, é altamente polemico, muitas pessoas devem ter ficado surpresas e outras horrorizadas com o tal pensamento.
    Jose de Alencar foi e sempre será um dos melhores escritores que o Brasil já teve.
    Giulia Mancini
    901

    ResponderExcluir