sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Você sabia ? - Festa do Folclore - Ativo / 2012

FESTA DO Folclore
 ativo / 2012



Derivado do inglês folk, que quer dizer povo, e lore, que significa estudo, conhecimento, o folclore é o estudo dos costumes e tradições de um povo.
Esse termo foi criado pelo arqueólogo inglês William John Thoms (1803-1885), pesquisador da cultura popular européia.
Em 22 de agosto de 1846, ele publicou um artigo com o título "Folk-lore", na revista The Athenaeum, propondo a criação do termo. Com isso, o dia 22 de agosto tornou-se data de referência do surgimento do termo "folclore", que gradativamente se incorporou as diversas línguas.
William John Thoms utilizava o termo folk-lore para indicar o conjunto de antiguidades populares. O conceito dirigia-se principalmente aos objetos da arte popular, o artesanato. Mas em seu famoso artigo, Thoms citava também usos, costumes, cerimônias, crenças, romances, refrãos e superstições dos tempos antigos.

E até hoje essa palavra é usada em todo mundo. No Brasil inteiro há lugares em que grupos se dedicam em manter esse material existente, já que com a televisão e a internet isso se tornou uma missão difícil. Esse é o caso do colégio ATIVO (Macaé-Rj) que todos os anos se dedica em fazer uma festa em homenagem a nosso cultura e também de alguns outros países.

Desde 2000, que foi o ano de fundação da escola já existia essa festa. E até 2004 ocorria festa do Folclore e Festa Junina, o que não ocorre hoje em dia no Ativo.




Durante a realização do trabalho fizemos entrevistas com a nossa Coordenadora de Projetos, professores, funcionários da escola, pais e alunos.

Grupo: Da onde surgiu essa idéia?

Juliana (coordenadora de projetos): o Ativo foi fundado a partir de professores de uma outra escola que fechou. Eles quiseram reduzir o número de festas e juntaram tudo em algo diferente: Folclore(um projeto cultural)

Grupo: Como são escolhidas as danças?

Juliana: Tentamos achar novas danças, para não ficar muito repetitivo. Se não achamos,  pegamos uma dança que foi representada algum tempo atrás.
As festas são realizadas a partir de algo estudado em aula. Aproveitamos que é um fechamento de projetos e acabamos divulgando o trabalho da escola.

No final ocorre uma apresentação em conjunto com o professor musical, Wilson.

O Folclore é comemorado no mês de Agosto. Nele ocorrem apresentações e barracas de comidas e brincadeiras típicas.

Grupo: Juliana, Você gosta da festa?

Juliana: Como professora, eu adoro. Desde que eu entrei acho muito divertido. Acho uma maneira diferente de terminar um projeto.
Como coordenadora: Acho que é necessário, por levar a cultura aos alunos de um jeito diferente. Tentamos convencer os pais apesar dos gastos.

Durante os anos, destacaram-se as seguintes danças:

-Forró
-Frevo
-Ciranda
-Pau de Fitas
-Quadrilha

Os ensaios começaram em Maio/Junho e terminaram na sexta feira (24/08/2012).

Todos trabalharam duro .


***


A festa foi muito bonita e todos que estavam presentes aproveitaram, com as barraquinhas de comida e jogos, com o quadrilhão e com as danças em si.
Desde as quatro horas da tarde que professores e alunos dos segmentos maternal I ao 5° ano estavam animados, mas assim que os segmentos do 6° ano ao 9° ano entraram para apresentar junto do professor Wilson, que a animação foi geral.
Este ano foi realizado um tributo ao centenário de Luiz Gonzaga, então houve uma apresentação utilizando garrafas PETs para fazer batuque cantando “Qui nem jiló”, depois cantaram “Baião” e depois “Trem das onze”.
A festa foi muita bonita.



Grupo:Letícia Vidal,Flora Rosseto,Gabriel Borges,Pedro Farah e Milena Mayumi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário