terça-feira, 26 de junho de 2012

Crônica do Dia - Crônica de São João - Martinho da Vila

 

Diz uma lenda que as primas Isabel e Maria estavam grávidas e combinaram de acender uma fogueira nos seus quintais quando dessem à luz seus filhos, João e Jesus. Como é sabido, o Nazareno morreu na cruz. João, foi decapitado. Segundo o “livro dos livros”, Herodiades o odiava porque ele sabia que ela era adúltera. Por isso mandou a filha pedir a Herodes para matá-lo, mas não está muito claro. Eu entendi que Herodias, mulher volúvel, quis deitar-se com o Batista e ele a recusou. Aí ela ofereceu-lhe a filha Salomé, mas a bela não conseguiu atraí-lo. Salomé, que a todos seduzia, enfeitiçou Herodes com sua dança e o rei prometeu fazer qualquer coisa que quisesse. Então, ela pediu a cabeça de João numa bandeja de prata e assim foi feito.
Contei a lenda de São João para o João Nogueira na primeira parte de um samba, em homenagem ao Poeta Drummond, para o LP Rosa do Povo: “Ô João, ô João!/ Seu xará batizou Cristo, Cristo batizou João/ Lá no Rio de Jordão... lá no Rio de Jordão/ Se João também soubesse quando em junho é seu dia/ Viria do céu pra Terra todo cheio de alegria/ Soltando foguetes João, fazendo festejos/ E tanta fogueira, que queimava o mundo/ Diz a lenda que queimava o mundo/ Por falar em mundo João, como vai o mundo?/ Esse nosso mundo que é de todo mundo/ Anda João, vamos João, diga João, fala!” O pai do Diogo me respondeu cantando: “Não tá mole não, José, esse mundo louco/ A televisão mostra sempre um pouco/ Bala de canhão e bomba de troco/ Bem pertinho irmão, lá do Rio Jordão/ Mas a salvação José, é nossa Rosa do Povo/ Que dá ao povão horizonte novo/ Jogo de Barão é Rosa do Povo/ O nosso sambão é Rosa do Povo/ Esse seu sorriso José, é Rosa do Povo/ O Vasco x Mengão é Rosa do Povo/ Rosa do violão, é Rosa do Povo”. Por fim,rolou um diálogo ritmado: “Então que seria João, do povo sem rosa?/ É, nem haveria José, essa nossa prosa/ É José, é João, é Drummond, é paixão/ É o irmão, é o amor, linda flor em botão”.
Mudando de pato pra ganso, vamos para a crendice popular. Dizem que hoje, Dia de São João, fogo não queima quem for devoto do santo e que, por volta da meia-noite, os que desejam ser compadres ou comadres e não têm filhos a batizar, podem realizar o compadrio cruzando uma fogueira. À meia-noite, descalços, atravessam o braseiro e ao saírem bradam: “São João Batizou Cristo! Cristo batizou João!” E os devotos se declaram compadres. Viva São João!

Jornal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário