terça-feira, 26 de junho de 2012

Te Contei, não ? - A Rio + 20 que deu certo


O público lotou os armazéns do Píer Mauá nos dias da Rio+20


O resultado final da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que terminou na sexta-feira, foi um documento que não atende à urgência dos problemas enfrentados pelo planeta. Mas, se os chefes de Estado perderam a oportunidade de traçar metas e ações tão necessárias à implantação de uma economia mais limpa, a sociedade civil organizada, outras esferas de governo e, principalmente, os cariocas não desperdiçaram tempo. Nos dez dias da conferência, jogos interativos, debates e exposições aproximaram a população do tema sustentabilidade, disseminando o vírus da “cidadania ecológica”.
As imensas filas no Forte de Copacabana, o formigueiro humano no Aterro do Flamengo e nos pavilhões do Píer Mauá não deixam dúvidas. Para o público, a Rio+20 foi um sucesso.
- Aprendi que é importante reciclar o lixo e vi como gasta energia demorar no banho - dizia a pequena Laís Guimarães, de 6 anos, no armazém Popularização da Ciência, no Píer Mauá.

É essa atmosfera criada pela conferência que pode, segundo análise do ex-ministro Celso Lafer, presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa de São Paulo, estimular no futuro, a tomada de medidas concretas para a sustentabilidade global.

Se faltam decisões práticas, pelo menos algumas promessas importantes foram feitas no texto final. A partir de 2015, o mundo deverá adotar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, um conjunto de metas para gerar emprego e renda, sem aumentar a destruição do meio ambiente. Mas para cariocas como a pequena Laís, o planeta já está melhor a partir de hoje:
- Vou tomar banho mais rápido e vou lavar o pé!











Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/rio/a-rio20-que-deu-certo-5301357.html#ixzz1ywKb97r5

Nenhum comentário:

Postar um comentário