quinta-feira, 21 de junho de 2012

Tá na Hora do Poeta - Peri e Ceci - Marcelo Malagutti Ruy




Peri e Ceci


O casal mais perfeito
Que você já viu
Um índio forte e valente
E uma moça linda e persistente.

Mas havia uma complicação
No meio deste amor
Um índio não poderia ficar
Com uma moça de valor

Mas mesmo assim
O amor não tem limites
E para eles também não tem fim

Isso prova que o amor
Supera as maiores barreiras
Sempre da forma mais altaneira.


Marcelo Malagutti Ruy
Oitavo ano - Ativo / 2012

2 comentários:

  1. Peri e Ceci formavam um belo casal, uma moça bonita e persistente com um índio forte. Ambos eram perfeitos, mas não podiam namorar normalmente, pois um índio não poderia namorar ou casar-se com uma branca. Então eles enfrentaram muitos problemas para conseguirem se firmar, desde brigas, confusões e uma série de outras complicações.
    Em casa não podiam mostrar-se namorados, embora um amasse o outro, Peri fazia de tudo que a bela moça pedisse, até uma onça viva capturou por seu amor. Mas Ceci era uma mulher cobiçada entre alguns homens e nenhum deles era amado pela moça, apenas Peri, o índio o qual não poderia amar. Muitas confusões acontecem na casa, entre elas um homem que matou um dos índios da tribo dos aimorés, causando uma grande guerra entre as pessoas da casa contra esses índios, o pai de Ceci a deu um remédio para que dormisse e que só acordasse alguns dias depois, e deu a Peri a missão de levá-la para o Rio de Janeiro, eles fugiram e ela acordou no meio da mata, Peri disse que não poderia ficar no Rio de Janeiro com ela então os dois ficaram na mata.
    Essa história mostra uma parte do convívio entre o índio e o branco, mesmo não tendo sido essa maravilha toda, esse período foi duro, somente alguns conseguiram se privilegiar diante dos outros, mas era uma quantidade mínima, quase insignificante para a quantidade de habitantes daquela sociedade.

    Victor Melo Ismério

    ResponderExcluir
  2. Achei essa história linda! Mostra que o amor supera barreiras, obstáculos, dificuldades, opiniões contra, críticas, e outros apesares, de tão forte que é entre o Peri e a Ceci. Toda menina (inclusive eu) sonha em ter um "Peri", para se casar com ele, e a cada dia se apaixonar mais e mais. É uma pena que, nos dias de hoje, esse espírito de "Peri" nos homens tenha sido perdido, ou melhor, tenha entrado em extinção. É raro você ver na rua um homem apaixonado pela namorada/esposa. Na realidade de hoje essa verdadeira definição de "paixão" foi perdida, e agora o que você mais encontra é homem agarrando mulher, sem o menor respeito e sem aquele amor verdadeiro, na maioria das vezes. Também, na sociedade de hoje, é considerado amor você ir para uma boate e ficar com uma mulher (quer dizer, várias mulheres), mas isso não passa de uma tentativa de uma pessoa querer enganar a si própria dizendo que está amando de verdade, porque a mesma não quer reconhecer que é uma felicidade passageira, momentânea. Sinceramente, eu queria muito que houvessem mais "Peris", pois assim não haveria tantos divórcios nos dias de hoje e, inclusive, eu poderia escolher com "qual Peri" eu gostaria de me casar. Parece brincadeira, mas é o meu desejo.
    Jade Tavares, 801

    ResponderExcluir