Os escombros do teatro 'The Curtain', onde William Shakespeare teria estreado obras como 'Enrique V' e 'Romeu e Julieta', foram encontrados no leste de Londres, informou nesta quarta-feira o Museu de Arqueologia da capital britânica.
Os responsáveis deste museu qualificaram o achado como 'emocionante', já que a localização exata do teatro era tida como um 'mistério'. Até então, sabia-se que o teatro tinha sido inaugurado em 1577 e que se encontrava no bairro de Shoreditch, em Londres.
Como parte de um trabalho de restauração, os arqueólogos do museu encontraram vestígios do teatro 'em bom estado de conservação', como o pátio e os muros de uma galeria, a três metros de profundidade.
Com as escavações, que deverão seguir adiante, os arqueólogos encontram o teatro (The Curtain) em uma rua do bairro de Shoreditch. O local fica a poucos metros do lugar onde o 'The Theatre', teatro onde Shakespeare estreou como ator e onde representou suas primeiras peças, foi encontrado em 2008.
Um porta-voz das escavações assegurou que se trata de um dos descobrimentos 'mais importantes' dos últimos anos relacionados com o dramaturgo inglês. Isso porque, desde 1622, os arqueólogos e os historiadores tinham perdido o rastro do teatro.
O 'The Curtain' foi a sede da companhia de Shakespeare, 'The Lorde Chamberlains Men', de 1577 até 1597, época em que o dramaturgo britânico apresentou obras como 'Romeu e Julieta', 'Sonho de uma Noite de Verão' e 'Enrique V'.
A lenda conta que o ator e diretor do teatro, James Burbahe, acabou com o teatro da noite para o dia por causa de um problema com o proprietário do edifício. Posteriormente, o mesmo Berbahe fundou o 'The Globe', onde a maioria das obras de Shakespeare foi representada.
Desta forma, espera-se que as escavações sejam abertas ao público no futuro e, inclusive, que reconstruam o teatro, assim como ocorreu com o 'The Globe', uma recriação do teatro original que se encontra às margens do Rio Tâmisa.
O diretor da Royal Shakespeare Company, Michael Boyd, disse hoje que esse descobrimento é 'inspirador' e que 'desejava tocar o barro e as pedras para sentir a presença de um espaço onde as primeiras obras de Shakespeare causaram um grande impacto'.
A Plough Yard Developments, a empresa de construção proprietária do terreno onde os escombros do teatro foram encontrados, revelou que esperam poder trabalhar em parceria com o Museu Arqueológico de Londres, especialistas em Shakespeare e autoridades locais para possibilitar o acesso do público às escavações. Para a empresa, o ideal seria elaborar um novo projeto urbanístico em torno do local. EFE
Nenhum comentário:
Postar um comentário