segunda-feira, 25 de junho de 2012

Te Contei, não ? - Lembranças do Passado


Arraial de São João

O que fizeram com o nosso Arraial até 1858, este lugar maravilhoso ?

Chamado Barra de São João, fazia parte do território macaense, sendo seu limite a Lagoa da Boa Cica, onde existiam várias árvores que dava uma boa cica. Foi emancipado em 1859, tornando -se o município de Barra de São Joao - RJ. Neste período foi construída a Câmara Municipal que ainda existe.

Numa certa noite fria e chuvosa, mudaram o seu destino, por meio de lombo de um burro e levaram a papelada, como se dizia na época, para a fazenda do pai do poeta  e simplesmente mudaram a sede e o nome da cidade para Casimiro de Abreu, poeta macaense.

Quando ao visitar o cartório de registro civil, fiquei supreso: soliticei uma busca e uma certidão de nascimento, mesmo sabendo que quando Casimiro nasceu ainda não eram feitos registros nos cartórios, como tudo em Barra de São João aconteceu, eu tentei.


Ao sair, aproximei -me de um senhor bem idoso e perguntei se ele sabia alguma coisa sobre o nascimento do poeta, e ele me falou que seu avô  sempre dizia: "Casimiro nasceu no Barreto em Macaé, mas como seu pai tinha negócio em Barra e ganhava muito dinheiro com o tráfico de escravos, resolveu mudar para Barra e assim ficando mais perto de Friburgo, onde o poeta ia estudar.

Sendo criado em Barra, ele preferia dizer em testamento - exposto atualmente no Museu de Barra - que nasceu no arraial, que quanto a isso há controvérsias no que diz respeito ao nascimento de Casimiro de Abreu.

Ao meu entender, ele quis dizer tanto faz Barra como São José do Barreto - sou macaense de qualquer maneira.

Por Paulo Roberto Patrocínio
Jornal O Debate

Nenhum comentário:

Postar um comentário