quarta-feira, 27 de junho de 2012

Te Contei, não ? - A favor: Solução sem impacto - André Tadeu B. de Sá


A Rio+20 acabou, mas reflexões sobre coleta seletiva, reciclagem e economia de água e de energia continuarão nas casas, escolas e empresas. Dentro dessa discussão, incentivos recentes da Prefeitura do Rio às iniciativas sustentáveis, na construção civil, reduzindo impostos com os ‘Selos Verdes’, reafirmam a visão do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes (Inca), que iniciou em 2008 o projeto do Campus Integrado, para reunir num único endereço as unidades da instituição.
O objetivo é criar o mais moderno Centro de Desenvolvimento Científico e de Inovação Tecnológica para o Controle do Câncer da América Latina, concentrando as áreas de pesquisa, assistência, educação, prevenção, vigilância e detecção precoce num só local. Trata-se de empreendimento concebido a partir de conceitos arquitetônicos voltados ao desenvolvimento sustentável.
O desafio do Inca é desenvolver projeto pleno e flexível que integre suas áreas de atuação, criando um ambiente provido de infraestrutura eficiente e, ao mesmo tempo, sustentável para equipes multidisciplinares.
O projeto prevê diversos aspectos ecologicamente corretos, como valorização da luz natural e reservatórios para captação e reúso de águas da chuva. A construção vai integrar os sistemas para proporcionar uma gestão de energia altamente eficiente, dentro de uma perspectiva economicamente viável e socialmente justa.
A população de uma cidade maravilhosa como a nossa merece contar com um centro grandioso e sustentável como será o Campus Integrado do Inca, um projeto que nós, que estamos à frente dessa empreitada, já chamamos de “projeto em prol da vida”.
Coordenador de Administração Geral do Inca

Jornal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário