quinta-feira, 24 de maio de 2012

Aconteceu, no LiterAtivo apareceu - Os óculos quebrados, mais uma vez



Vândalos depredaram mais uma vez a estátua do poeta Carlos Drummond de Andrade, em Copacabana. Toda a metade direita dos óculos, incluindo o aro e haste, foi arrancada. Ontem à tarde, guardas municipais estiveram no calçadão da Avenida Atlântica, onde o monumento está instalado, e constataram o ataque. Esta é a nona vez que a escultura do poeta é danificada.

Na última vez em que foi atacada, em janeiro de 2009, a estátua teve os óculos roubados e o braço direito danificado: uma rachadura indicava que alguém havia tantado arrancá-lo. Uma fabricante de lentes para óculos adotou o monumento e arcou com os reparos, que levaram cerca de 11 meses para serem concluídos. Além de repor os óculos, a empresa também instalou duas câmeras de segurança no canteiro central da avenida, em frente à Avenida Rainha Elizabeth, para monitorar a escultura e evitar novas ações de vândalos. A reposição e as câmeras custaram R$ 30 mil. Isso, no entanto, não impediu o novo ataque.

A estátua foi instalada em outubro de 2002, em comemoração aos 100 anos de nascimento do poeta. Dois dias após a inauguração, o monumento amanheceu pichado. Um mês depois, vândalos arrancaram uma das hastes dos óculos, que eram uma característica do poeta.

O monumento é feito de bronze, em tamanho natural, e reproduz a figura de Drummond sentado, de costas para o mar, num dos bancos do calçadão de Copacabana. O local era o preferido pelo poeta em seus passeios de fim de tarde.

Fonte: O Globo

Um comentário:

  1. Acho uma coisa muito feia, fazer essas pichações, com certeza é para alguém que não tem uma boa educação. Um poeta maravilhoso como esse não merece esses vandalismos de hoje em dia, espero que esses ''sem educação'' sejam penalizados, pois cada ação que fazemos tem sua consequência , e , espero que a ação desses vândalos também tenha a sua consequência.
    Luiza Abreu - 701 - 2015

    ResponderExcluir