sábado, 18 de fevereiro de 2012

Crônica do Dia - Da amizade - Artur da Távola




Ah, esse fenômeno instigante, o das amizades que se mantêm independentes da convivência. 

 Será amizade? 

Será saudade comum dos anos vividos em amizade? Será saudade dos anos felizes ou uma afinidade que se espraia no tempo? Não sei responder. 

Sei que com algumas pessoas (poucas), há uma insistência teimosa em desejar ver, trocar idéias e experiências, creio, pela certeza da reciprocidade e do "ser aceito". 

 Sim, talvez seja a certeza de ser aceito, uma das maiores necessidades humanas neste mundo de incompreensões. Talvez seja a necessidade da existência de certeza prévia de acolhimento ao que somos, como somos e ao que pensamos, o fermento da amizade. 

 O mistério da amizade talvez resida no alívio que traz a existência de alguém que nos acolha. 

Digo acolha e, não, recolha - aí já seria dependência de um lado e paternalismo do outro. Acolher significa receber de bom grado, previamente, sem julgamentos ou resistências. 

É molesto o fato de que os seres humanos vivam a julgar e que suas opiniões prévias interponham barreiras na comunicação, dificultando-a. 

 O mistério da afinidade consiste na inexistência das resistências ao outro, mesmo quando haja discordância. Isso não deriva apenas de afeto. 

Quantas vezes há afeto entre as pessoas sem, porém, a aceitação natural, espontânea e prévia? 

 Verifique nas amizades tidas e vividas ao logo da vida, o que delas restou. Haverá muita vivência, boa e má. Raramente, porém, restará a amizade... 

 Com os anos, vão se tornando escassas as amizades que atravessaram o terreno íntimo que lhes é próprio sem arranhões e sem mágoas, restando, como fruto, após ingentes experiências humanas e existenciais, apenas (e já é tanto...) a amizade. 

 Amizade é o que resta da amizade. Se o que resta de uma amizade é amizade, então amizade é. 

Da verdadeira!

3 comentários:

  1. Amizade

    Amizade é algo necessário na nossa vida social sem amizade de ninguem nós ficamos sem ninguem para conversar, trocar idéias, etc
    Esta crônica nos faz refletir sobre nossas amizades antigas e atuais. Algumas amizades são falsas e acabam de um dia para o outro e algumas amizades são verdadeiras e essas duram bastante. O autor se pergunta indiretamente se as amizades dele foram verdadeiras, depois o autor diz que se alguma das suas amizades o que restou foi amizade então essa amizade era de verdade.
    Algumas pessoas se mudam de um lugar para outro deixando vários amigos para trás, e ela pensa se eles vão sentir saudades dela como ela deles, se eles são bons amigos eles naturalmente vão sentir sua falta. Nunca ligue para aqueles que fingem que são seus amigos mas falam de você pelas costas, por que esse tipo de gente com o tempo se afastam de você.
    Mas se você acaba de chegar a um lugar novo, você não pensa em fazer novos amigos mas sim nos antigos amigos que foram deixados para trás.
    O autor diz que a afinidade consiste na inexistência de resistências ao outro, ou seja, se você implica com alguem e esse alguem tenta se tornar amigo seu você terá uma resistência, ou seja, você será mais difícil para esta pessoa de se tornar seu amigo. Por isso o autor teve razão ao dizer essa frase, por que se não houver resistências você terá muito mais afinidade com esta pessoa.
    Escolhi esta crônica pois achei muito interessante o assunto, é um bom exemplo de uma crônica.

    Marco Antônio / 801

    ResponderExcluir
  2. O texto se trata de uma amizade sincera e quando verdadeira pode levar uma vida inteira. Amizade e algo não pode colocar preço, pois deve se conquistar alguém.Te dar coragem para persistir em problemas difíceis e enfrentar de cabeça erguida. A verdadeira amizade faz alguém crescer e aprender nas mudanças de vida, a pessoa aceita a outra para ser seu amigo mesmo tendo vários defeitos, mas digno de ser amado. Estamos sempre buscando conselhos para nos ajudar naquilo que erramos, o que queremos fazer mais sabemos que aquilo e errado e se for mesmo amigo de verdade não esta ali para te levar a um mau caminho e sim para ajudar nesses momentos.
    Como diz no texto a afinidade também e gerada através de discordância ate que haja um entendimento.
    Apesar da convivência seja ela boa ou ruim, você ainda lembra de um amigo do passado, mas não passa de uma lembrança, pois você já conquistou novos amigos e se esqueceu daquele . Como os anos vão passando a amizade vai acabando e só resta a lembrança daquele que um dia foi seu amigo.
    A amizade verdadeira, só acontece quando e sincera.

    Karoline Soares

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito dessa crônica, pois eu penso quase do mesmo jeito que o autor , eu acho que a verdadeira amizade resiste a tudo,ao tempo,á distância e até mesmo às desavenças.
    Nem sempre para ter amizade é preciso estar perto com ou sem distância a amizade pode ser forte.
    Se distanciar de alguém próximo,que viveu muitos momentos felizes ao seu lado deixará muita saudade?Será essa distância que causará o fim da amizade?
    Algumas pessoas gostam de trocar experiências e idéias com alguém,se divertir e conhecer coisas novas até o limite,outras preferem simplismente curtir em seu canto.
    Muita gente tem medo de ser aceito,porque hoje em dia qualquer coisa é motivo para desrespeito,o que leva muita gente a "ferir"a amizade e outros,não conseguirão ter amigos.
    O fato das pessoas julgarem antes de conhecerem faz com que dificulte a comunicação.Conheça primeiro para depois julgar,pois não sabe pelo que a pessoa passou para ser assim.
    Ao longo da vida encontramos vários amigos.Difícil é encontrar aquele que atravessará conosco uma vida cheia de altos e baixos onde a verdadeira amizade é posto à prova,com certeza deverá estar acompanhada de fidelidade e do respeito para sobreviver a tudo isso.
    Catarina Ramos - 802

    ResponderExcluir