sábado, 4 de fevereiro de 2012

Te Contei, não ? Conotação

O que é Conotação mesmo ?




Enredo do Meu Samba

 Jorge Aragão 

 Não entendi o enredo 
Desse samba amor 
Já desfilei na passarela do teu 
Coração 
Gastei a subvenção 
Do amor que você me entregou 
Passei pro segundo grupo e com razão 
Passei pro segundo grupo e com razão 
(Não entendi) 
Meu coração carnavalesco 
Não foi mais que um adereço 
Teve um dez em fantasia 
Mas perdeu em harmonia 
Sei que atravessei um mar 
De alegorias 
Desclassifiquei o amor de tantas alegrias 
Agora sei 
Desfilei sob aplausos da ilusão 
E hoje tenho esse samba de amor, por comissão Fim do o carnaval 
Nas cinzas pude perceber 
Na apuração perdi você




74 comentários:

  1. Enredo do Meu Samba

    O poema “Enredo do Meu Samba” feito por Jorge Aragão vem falando sobre o carnaval, mas não de como ele é se é legal ou não mas sim de que como o carnaval é cheio de alegorias,enfeites e muitas outras coisas o carnaval dessa pessoa também.
    O texto literário usa o carnaval como um jeito de “esconder” as conotações e fala principalmente do coração e de seus sofrimentos em por exemplo dizer ”já desfilei na passarela do teu coração” ou seja diz que já fez parte do amor de uma outra pessoa e vem falando do que esse coração vem sofrendo, apesar de se sair bem na fantasia não se saiu bem no amor e em seu bons atos para o amor.
    E alem dessas conotações ditadas tem muitas outras por exemplo “Não entendi o enredo Desse samba amor” melhor dizendo que ela ou ele não entendeu o que aconteceu com o coração e seus motivos para algo.

    E alem de tudo esse pobre coração ainda teve que nas de cinzas perceber que na apuração perdeu uma pessoa querida e amada.
    Bom esse poema ele e todo formado por conotações e ao você ler pela primeira vez acha que tratasse de carnaval mas muito pelo contrario o carnaval ele só sorve como um pré-texto.


    Matheus Dietrich lima
    802-Ativo

    ResponderExcluir
  2. Conotações
    A música " Enredo do meu samba " , é muito interessante , pois ela é cheia de conotações e nesse texto irei explicá-las .
    Primeiro nós temos " já desfilei na passarela do teu coração " , ou seja ele que seria o autor dessa música já se apaixonou por uma possível mulher .
    Depois nós temos " gastei a subvenção do amor que você me entregou " , isso quer dizer que ele usufruiu de todo amor que ela lhe deu .
    A próxima é " passei pro segundo grupo e com razão " , isso é que ele foi deixado de lado , passou para um grupo mais " excluído " .
    Depois temos " Meu coração carnavalesco foi mais que um adereço , ele quiz dizer que antes o coração dele estava feliz , e depois começou a ser um simples objeto , ou seja , perdeu valor .
    A próxima é " teve um dez em fantasia mas perdeu em harmonia " , isso seria meio que o amor do coração dele não passou de uma fantasia .
    Depois temos " sei que atracessei um mar de alegorias " , ele sabe que passou por muitas coisas .
    A próxima é " desclassifiquei o amor de tantas alegrias " , isso diz que ele deixou de lado esse amor que teve tantas alegrias .
    Depois diz " agora sei desfilei sobre aplausos da ilusão , isso quer dizer que isso não passou de uma ilusão .
    O próximo é " e hoje tenho esse samba de amor por comissão fim do carnaval " , isso diz que ele fez esse samba comparando oque aconteceu no carnaval e no amor dele .
    Na última conotação que é " nas cinzas pude perceber na apuração perdi você '' , ele comparou o final do carnaval com o final do caso de amor dele .
    Gabriela Boechat 801

    ResponderExcluir
  3. Conotações

    O texto “Enredo do meu samba” é repleto de conotações, porém para ter uma melhor compreensão, é necessário saber da maioria dos elementos do carnaval brasileiro e de que forma são utilizados, ou o que representam.
    Em todo o momento no texto, o compositor Jorge Aragão usa o carnaval, ao mesmo tempo em que faz conotações, conta sobre uma paixão que de alguma forma não deu certo: “Agora sei
    Desfilei sob aplausos da ilusão
    E hoje tenho esse samba de amor
    por comissão Fim do o carnaval”.
    Pelo que deu a entender, aquela situação toda era uma alegria, porém agora, não mais:
    “Meu coração carnavalesco
    Não foi mais que um adereço“.

    Pela interpretação do leitor, o motivo da separação entre as duas pessoas as quais Jorge Aragão se refere, é pelo desentendimento de uma das duas pessoas sobre alguma coisa acontecida:
    “Já desfilei na passarela do teu
    Coração
    Gastei a subvenção
    Do amor que você me entregou
    Passei pro segundo grupo e com razão”. No fim do texto, porém, a personagem sente-se arrependida e mal pelo que fizera anteriormente: “Nas cinzas pude perceber
    Na apuração perdi você”.
    Como já dito antes, o texto é do início ao fim feito de conotações, algumas mais claras para o leitor, outras nem tanto. Talvez o compositor tenha o feito dessa forma, para a leitura ficar com um ar mais alegre, assim quem cantar esta música não terá que cantar uma letra triste, quando se fala de carnaval.

    Luíza Siqueira 902

    ResponderExcluir
  4. Enredo do meu samba

    Um ótimo texto pois para você entender oque se passa , tem que ler o texto pois não tem nada a relacionado com o carnaval ,é guase a mesma coisa , que o professor passar um livro para ler e você vê o filme do livro sendo que eles são diferentes.
    O texto se trata do amor e não do carnaval , por isso tem muitas conotaçãoes que fazem você refletir atravez das palavra para entender oque reakmente quer dizer .
    Pelo oque eu entendi ele perdeu um grande amor e no caso amor e trocado por samba ."Teve um dez na fantasia ,masperdeu na harmonia" e como se tivese ganhado a batalha mas perdido a guerra e em jogo estava sua amada , por isso ele fala"Na apuração perdi você"no caso "Apurção" é o julgamento a nota do desfile.
    Mas para ele foi sua amada .Espero que as pessoas consiga vizualizar isso , pois e um texto pensativo e interesante onde a lírica (Um géneo literario)e muito usado pelo Jorge Arogão acerdito eu . Pois e um texto cheio de conotação para os espectadores lerem e gostarem muito pois eu adori esse texto.

    Gustavo Hemrique
    801-Ativo

    ResponderExcluir
  5. O texto “Enredo do meu samba”, possui várias conotações, e para entendê-las de um jeito melhor, é preciso saber alguns elementos do carnaval e o que representam.
    O que Jorge Aragão quis dizer com "já desfilei na passarela do teu coração" foi que ele já tinha sido uma parte importante na vida de uma possível mulher.
    "Gastei a subvenção do amor que você me entregou" quer dizer que ele não soube aproveitar o amor recebido por ela.
    "Passei pro segundo grupo e com razão" significa que ele passou a ser segunda opção, e foi deixado para trás.
    "Meu coração carnavalesco não foi mais que um adereço", ou seja, foi um "objeto", um "enfeite" sem valor.
    "Teve um dez em fantasia mas perdeu em harmonia", ele apenas se importava com valores superficiais e não ficar em harmonia com a mulher que amava.
    "Sei que atravessei um mar de alegorias", ele passou por várias dificuldades e desafios.
    "Desclassifiquei o amor de tantas alegrias", deixou de lado o amor de alegrias, felicidades, e agora se arrepende por isso.
    "Agora sei desfilei sobre aplausos da ilusão", que ele viveu uma vida de ilusões, não valorizou as coisas mais importantes da vida dele.
    "E hoje tenho esse samba de amor, por comissão fim do carnaval", ou seja, ele fez uma comparação entre o carnaval e o samba com a história de amor vivida por ele.
    "Nas cinzas pude perceber na apuração perdi você", ele acabou não dando valor e "perdendo" o amor de sua vida.

    Pedro Chaves- 802

    ResponderExcluir
  6. A música "Enredo Do Meu Samba" fala de um possivel amor descoberto tardiamente porém cantado . O compositor, que pode ter tanto invetado como sofrido desse amor, pegou essa historia e a transformou em uma bela melodia.Nao acho essa música uma exceção por ser composta por conotaçoes até por que a maioria dos sambas sao conotados.Sobre a linguagem usada,ela foi escolida para ser mais interessante ao público ouvinte pois nem sempre a composição fica boa em uma certa formalidade.
    "Não entendi o enredo
    Desse samba amor
    Já desfilei na passarela do teu
    Coração
    Gastei a subvenção
    Do amor que você me entregou
    Passei pro segundo grupo e com razão
    Passei pro segundo grupo e com razão": Nao entedia que era amado e gastou a ajuda do amor entregue e por isso foi passado pra tras!
    "Meu coração carnavalesco
    Não foi mais que um adereço
    Teve um dez em fantasia
    Mas perdeu em harmonia": Talvez por nao ter pensado escolheu nao acreditar e mentir.Ficou triste por perder algo que poderia merecer!
    "Sei que atravessei um mar
    De alegorias
    Desclassifiquei o amor de tantas alegrias": Ele preferiu vadiar ao inves de amar e descartou o amor de tantas oportunidades!
    "Agora sei
    Desfilei sob aplausos da ilusão
    E hoje tenho esse samba de amor, por comissão Fim do o carnaval
    Nas cinzas pude perceber
    Na apuração perdi você": Agora ele percebeu o quanto se iludiu ao pensar egoístamente e o quanto a pessoa amada foi importante em sua vida e por seus atos a perder!


    Pedro Farah-802

    ResponderExcluir
  7. 10 de Fevereiro de 2012

    O texto “Enredo do meu Samba”, escrito por Jorge Aragão, foi uma música feita com diversos tipos de conotações, onde ele demonstra ter tido uma decepção amorosa e para explicar o que sentiu, ele usa o Carnaval, mas para compreender melhor esse jogo com as palavras que ele fez, é preciso entender um pouco sobre o Carnaval e as suas composições.
    Pelo o que Jorge Aragão fala no texto, ele parecia gostar da pessoa que ele se refere, mas quando ele fala:”Meu coração carnavalesco/ Não foi mais do que um adereço/Teve um dez em fantasia/Mas perdeu em harmonia...”ele parece ao mesmo tempo ter algum tipo de mágoa dessa pessoa, por algum tipo de decepção, mas apesar desse sofrimento, ele nunca deixou de amar essa pessoa, o que não significa que ele estava pronto para se relacionar novamente, o que fica aparentemente explicito no texto quando ele fala:”Desclassifique o amor de tantas alegorias/ Agora sei/ Desfilei sobre aplausos da ilusão/ E hoje tenho esse samba de amor, por comissão Fim do o Carnaval/ Nas cinzas pude perceber/ Na apuração perdi você”, mas ao mesmo tempo esses versos demonstram um pouco de arrependimento, por algumas atitudes, também retratadas no texto.
    Ao fazer este texto, usando conotações o Jorge Aragão talvez quisesse fazer um texto diferente e divertido, onde ele escolhe o Carnaval para fazer as conotações de uma historia de amor que não deu certo, o que eu achei bom e criativo, pois ele usou uma coisa divertida e alegre, que é o Carnaval, para contar uma historia triste e essa combinação acabou fazendo com que a historia não fosse tão triste, então se esse era realmente seu objetivo, ele conseguiu alcançar.


    Amanda Guimaraes Marins-901

    ResponderExcluir
  8. Bem, conotações,nesse texto ou poema ou até canção que é o mais provável, fala sobre carnaval,um amor e também dentro dessa festança toda não é só festa existe umas coisinhas minúsculas chamadas conotações,essas conotações são quando é utilizada com um sentido diferente daquele que é comum,bem esse “poema” foi escrito por uma pessoa famosa chamada Jorge Aragão e a musica é Enredo do meu samba.

    E eu irei dizer as conotações e os seus verdadeiros sentidos, primeiro “já desfilei na passarela do teu coração” quer dizer que quem esta se empregando nesta musica já se apaixonou.

    Segundo " gastei a subvenção do amor que você me entregou " Diz que usou todo amor dado a personagem.

    Terceiro " passei pro segundo grupo e com razão " quer dizer que a personagem foi rejeitada e por isso se obrigou a se retirar.

    A Seguinte fala " Meu coração carnavalesco foi mais que um adereço " quer dizer que seu coração era de importante valor.


    A próxima é " teve um dez em fantasia mas perdeu em harmonia " , isso é o amor dele não valeu a pena.

    " sei que atravessei um mar de alegorias " Passou por varias coisas,porem fáceis e porem difíceis

    Tem também " desclassifiquei o amor de tantas alegrias " deixou tudo de lado.

    Depois diz " agora sei desfilei sobre aplausos da ilusão , isso quer dizer que tudo isso não foi apenas uma ilusão .

    “e hoje tenho esse samba de amor por comissão fim do carnaval” Por recompensa do carnaval ele tem esse samba.

    “nas cinzas pude perceber na apuração perdi você '' , comparou o fim do amor dele com o carnaval.
    GABRIEL CAL 802

    ResponderExcluir
  9. Conotações
    A música “Enredo do meu samba”, é cheia de conotações, e para ficar mais fácil de entender, é preciso saber alguns elementos do carnaval e o que representam.
    Jorge Aragão quis dizer na música que ele foi muito importante na vida de uma mulher,e ele não soube aproveitar o amor que ela lhe dava,
    e por isso ele passou a ser segunda opção, foi deixado para trás,perdendo o seu valor como um objeto.
    Ele ligava para outras coisas,mais pra ela mesmo não estava nem ai e por isso passou por muitas dificuldades,
    deixou ela de lado e agora se arrepende por isso,viveu uma vida de ilusões,e não soube valorizar a coisa mais importantes da vida dele,
    ate fez uma comparação entre o carnaval e o samba com a história vivida por ele,mais mesmo assim acabou perdendo o amor de sua vida.
    Gabriela Lima,802

    ResponderExcluir
  10. eu achei este texto fantastico pois Jorge Argao escreve a musica como sa falasse de um desfile de ssamba mas na verdade ele esta falando de um amor perdido por ele.
    "Nao entendi o enrredo": Ele quiz dizer que nao compriendeu seu amor>
    "Desse Samba de amor
    Ja desfilei na passarela do teu coracao
    Gastei a subvencao
    Do amor que voce me entregou": Ele disse que nao soube receber todo o amor que ela lhe deu.
    "Passei pro segundo grupo e com razao
    Passei pro segundo grupo e com razao": Ele disse que perdeu a primeira chance e foi deixado.
    "Meu coracao carnavalesco nao foi mais que um adereco
    Teve um dez em fantasia
    mas perdeu em harmonia": Ele disse que foi aproveitado e saiu ganhando mas perdeu no final.
    "Sei que atravessei um mar
    de alegorias
    desclassifiquei o amor de tantas alegrias": Ele disse que passou por difeculdades e que desperdisou um grande amor.
    "agora sei
    Desfilei sob aplausos da ilusao
    Fim do ccarnaval
    Nas cinzas pude peceber
    Na apelacao perdi voce": Ele quiz dizer que foi iludido e poor sua propria causa perdeu seu amor.

    pedro fritz 802

    ResponderExcluir
  11. Conotações

    O texto “Enredo do meu samba”, por Jorge Aragão, está descrevendo duas situações, que se ligam através de metáforas e conotações. A primeira seria a narração de um momento carnavalesco, e a segunda interpretação é de um romance que não deu certo. Analisando melhor as frases conotativas, temos entre elas: “Meu coração carnavalesco
    Não foi mais que um adereço.” Que está sendo colocado de uma outra forma para não deixar explícito e falar do sofrimento de uma forma menos triste e com dupla interpretação. Quando diz : “Meu coração carnavalesco, não foi mais que um adereço”, ele pode estar se referindo a outra forma de interpretação; por exemplo, dizendo indiretamente que o sentimento que a pessoa provocou nele, foi usado como algo descartável, usurfruiu do que o eu lírico estava sentindo e depois o largou, não mostrou mais interesse. Também temos “Desfilei sob aplausos da ilusão”, que na segunda forma de interpretação está entendido como o eu lírico ter passado por experiências que agora são vistas como falsas por ele; “Nas cinzas pude perceber, na apuração perdi você” Depois que passa o romance dos dois, o eu lírico percebe que perdeu seu amante de carnaval. “Sei que atravessei um mar de alegorias” quis dizer que reconhece que passou por desafios e dificuldades. Na frase “Gastei a subvenção, do amor que você me entregou” ele diz que não deu valor ao amor que ela sentia por ele. “Já desfilei na passarela do teu coração” ele quer dizer que ela já sentiu amor por ele. "Teve um dez em fantasia mas perdeu em harmonia", significa que o eu lírico se importava muito com a aparência e nem tanto com os sentimentos.

    Júlia Mora - 902

    ResponderExcluir
  12. O texto “Enredo do meu Samba” tem diversas conotações em que seu tema se relaciona não só ao carnaval, mas também sobre sua decepção amorosa. O texto alem de suas conotações terem várias, são de rica criatividade pelo motivo de ter ligado com tanta precisão o carnaval com sua antiga amada.
    Já no segundo verso tem uma conotação “Já desfilei na passarela do teu Coração” significa que já se apaixonou por outra mulher.
    No quarto tem outra “Gastei a subvenção Do amor que você me entregou” fala que já se aproveitou de todo amor que ela lhe ofereceu.
    Na próxima “Passei pro segundo grupo e com razão” quer dizer foi para um grupo sem tanta atenção comparado com o anterior por um motivo ruim.
    E em outra “Meu coração carnavalesco Não foi mais que um adereço” ele descobriu que seu coração era apenas um objeto sendo usado.
    “Teve um dez em fantasia Mas perdeu em harmonia” da idéia que seu amor não foi verdadeiro.

    “Sei que atravessei um mar De alegorias” quer dizer que já passou por muitas coisas em sua vida.

    “Desclassifiquei o amor de tantas alegrias” que já excluiu o amor que o deixou feliz.

    “Agora sei Desfilei sob aplausos da ilusão” que só agora ele entendeu que tudo aquilo era só uma ilusão.

    “E hoje tenho esse samba de amor, por comissão Fim do carnaval” que agora tem lembranças de tudo que aconteceu no fim do carnaval.

    Na ultima conotação “Nas cinzas pude perceber Na apuração perdi você” diz que no final ele foi perceber que ele perdeu sua amada.

    Enzo Della Giustina
    901-Ativo

    ResponderExcluir
  13. "Enredo do meu Samba"

    No poema "enredo do meu Samba" feito por Jorge Aragão está se referindo ao carnaval, porém o que chama a nossa atenção são as várias conotações presente no poema, e no texto a baixo vou falar sobre elas.
    Em primeiro temos "já desfilei na passarela do teu coração" ou seja, o outor do poema já conseguiu conquistar o coração da mulher desejada.
    Em segundo nós temos "gastei a subvenção do amor que você me entregou" nessa ele quiz dizer que ele aproveitou o máximo do amor ganhodo por ela.
    Em terceiro temos " passei pro segundo grupo e com razão" ele diz que não se sentiu bem no primeiro e poe isso partiu para o segundo.
    Em quarto nós temos "meu coração carnavalesco foi mais do que um adereço" ele fala que o coração dele não passou por um objeto usado.
    Em quinto temos "teve um dez em fantasia mas perdeu em harmonia" ou seja, que o amor dele só se passou como um sonho, uma fantasia.
    Em sexto temos "sei que atravessei uma mar de alegorias" nessa ele diz que passou por várias coisas diferentes.
    Em sétimo nós temos "desclassifiquei o amor de tantas alegrias" nessa estrofe ele diz que deixou de viver um amor com tantas alegrias.
    Em oitavo temos "agora sei desfilei sobre aplausos da ilusão" ele diz que tudo que aconteceu com ele passou por apenas uma ilusão.
    Em nono nó temos "e hoje tenho esse samba de amor por comissão fim do carnaval" o autor diz que fez esse poema comparando a vida amorosa dele e o carnaval.
    E por último "nas cinzas pude perceber na apuração perdi você" então ele diz que foi assim que perdeu seu amor.

    Mariana Beckman - 802

    ResponderExcluir
  14. Essa música fala sobre o enredo de carnaval, porém o verdadeiro objetivo do autor Jorge Aragão é falar sobre um relacionamento entre um homem e uma mulher, em toda a obra o autor compara o desenrolar de um samba de carnaval com o convívio entre duas pessoas que por certos motivos não deu certo, e nessa obra as conotações são evidentes e são usadas de um jeito muito inteligente.
    Por exemplo, “Já desfilei na passarela do teu Coração” quer dizer que essa pessoa já foi a coisa mais importante para a outra. “Gastei a subvenção do amor que você me entregou”, ou seja, que ele (a) gastou todo o amor que havia sido concedido para o mesmo desperdiçando-o. “Passei pro segundo grupo e com razão” ou seja a pessoa que já foi a coisa mais importante para a outra passou para segundo plano porque apresentou motivos. “Meu coração carnavalesco não foi mais que um adereço” quer dizer que o coração da pessoa que era alegre e brincalhão não foi mais que um enfeite. “Teve um dez em fantasia mas perdeu em harmonia” quer dizer que a pessoa se importou mais com coisas não tão importantes e não se importou em ter uma convivência harmoniosa com a pessoa amada.“Sei que atravessei um mar de alegorias” ou seja, ele (a) passou por varias coisas.”Desclassifiquei o amor de tantas alegrias” deixou de lado um amor que teve muitas alegrias.”Agora sei Desfilei sob aplausos da ilusão” significa que tudo o que aconteceu não passou de uma ilusão.”E hoje tenho esse samba de amor, por comissão Fim do o carnaval Nas cinzas pude perceber Na apuração perdi você” quer dizer que no final ele se arrepende pelos seus atos e compara o fim de seu amor com o fim do carnaval.


    Pietro-802-Ativo

    ResponderExcluir
  15. Esta música compara o amor do autor, fazendo conotação com uma paixão vivida em uma festa de carnaval.
    Na frase ‘’ já desfilei na passarela do teu coração’’ ele quer dizer que já teve o amor daquela mulher e agora ela não quer mais saber dele. Em seguida ele diz ‘’gastei a subvenção do amor que você me entregou’’ quer dizer que ele deu tudo para este amor dar certo, mas ela não deu a mínima.Logo em seguida ‘’ passei para o segundo grupo e com razão’’ fez ele perceber que não era o amor da vida dela.
    Em ‘’ meu coração carnavalesco não foi mais um adereço’’ o autor falaque o seu amor foi real e não apenas uma fantasia. ‘’Teve um dez em fantasia mas perdeu em harmonia’’ ele sentiu o máximo do amor por ela, uma paixão verdadeira, mas ela não retribuiu como ele esperava, desprezando o seu sentimento.
    Em seguida ele diz ‘’sei que atravessei um mar de alegorias’’ , significando que ele teve na sua imaginação fantasias que não foram reais, apenas ele viveu esse amor. ‘’Desclassifiquei o amor de tantas alegrias’’ , querendo dizer que ele teve uma decepção muito grande, porque era um amor que ele achava ser o mais perfeito, o mais feliz.
    ‘’Desfilei sobre aplausos da ilusão’’ quer dizer que ele viveu uma mentira, ele teve uma glória que não foi real. ’’E hoje tenho esse samba de amor, por comissão’’ ele chegou a conclusão que esse amor só serviu como samba. ‘’Fim do carnaval, nas cinzas pude perceber, na apuração perdi você’’ , finalmente ficou claro para ele que após muito sofrimento e um amor que nunca vai ter o que esperava.

    vinicius militão-802-ativo

    ResponderExcluir
  16. Enredo do meu samba

    O poema enredo do meu samba trás ao leitor uma imagem falada do carnaval,mas não é bem isso, o texto tem uma forma conotativa que aplica uma linguagem diferenciada, figuras de linguagem como a metáfora, comparação, hipérbole e metonímia etc,que quer dizer que por mais que pareça que ele fala de uma coisa, esta falando de outra como o exemplo carnaval e amor.
    como se pode ver no texto, o autor gostava de uma pessoa como é visto na primeira conotação" já desfilei na passarela do teu coração" que ele está basicamente falando que uma dia teve a chance de amalá mais que hoje isso não é mais presente em seu "dia a dia. Meu coração carnavalesco/ Não foi mais que um adereço/ Teve um dez em fantasia/Mas perdeu em harmonia/Sei que atravessei um mar/ De alegorias/Desclassifiquei o amor de tantas alegrias/Agora sei Desfilei sob aplausos da ilusão/
    E hoje tenho esse samba de amor, por comissão Fim do carnaval/ Nas cinzas pude perceber/Na apuração perdi você/,como foi lido ele diz que apesar de sua personalidade não teve uma boa visão sobre sua interação com seu amor, a pessoa amada, por alegrias vividas ele não deu atenção a pessoa amada que com o tempo perdeu o interesse pelo seu amor por motivos de falta de atenção, e o próprio autor retrata que foram seus erros que fizeram com que o ser amado fosse embora (deixasse o),depois que tudo se acaba ele reflete, e percebe que por uma ação perdeu o seu coração, pois não deu a ela o valor necessário, e sim a falta de atenção durante a relação que teve um final triste entre a felicidade e alegria de um só.
    o texto como foi visto contem uma formação com uma linguagem figurada,que o autor se referiu ao amor perdido usando o carnaval como uma forma de expressar o seu amor perdido em uma época em que o nosso país (Brasil) para simplesmente para um evento, e que nesse evento determinado acontece diversas situações de traição etc.Foi uma relação muito criativa imposta no poema para relacionar o fim do relacionamento ao carnaval que deu ao leitor uma ideia de que até com o amor se pode brincar um pouco.

    Bruno Miranda 901

    ResponderExcluir
  17. Texto: “Enredo do meu samba”
    Conotações


    No texto de Jorge Aragão percebem-se várias palavras com sentido conotativo. O compositor se refere a um amor intenso, curto, porém que não foi correspondido, e por isso se lamenta, descrevendo o que sente ao ser deixado pela sua amada:
    “Não entendi o enredo
    desse samba amor,
    já desfilei na passarela do teu
    coração”.
    Mostra que ele fez de tudo para ganhar o coração da moça desejada, porém entende-se que ela não sentia o mesmo por ele.
    “Meu coração carnavalesco
    não foi mais que um adereço”.
    E em seguida fala sobre o que acha que falhou ao encantar a moça, como em certos quesitos :
    “Teve um dez em fantasia,
    Mas perdeu em harmonia”.
    Nos versos abaixo o amor entre as duas pessoas não passou de uma fantasia, ou seja, uma ilusão.
    “Sei que atravessei um mar
    De alegorias
    Desclassifiquei o amor de tantas alegrias
    Agora sei
    Desfilei sob aplausos da ilusão”.
    E nas últimas palavras há expressão de tristeza, porque está se referindo ao final do amor e a saudade deixada.
    “E hoje tenho esse samba de amor, por comissão Fim do o carnaval
    Nas cinzas pude perceber
    Na apuração perdi você”.
    Como um grande interprete de samba Jorge Aragão relacionou um vocabulário carnavalesco de forma conotativa para fazer do seu texto de desamor, tristeza e frustração, uma cantiga menos melancólica.

    Rachel Marques Loureiro
    902

    ResponderExcluir
  18. O texto “enredo do meu samba” é cheio de conotações, usando como tema o carnaval, para falar de amor. Já no título diz “enredo do meu samba”, ou seja, “história do meu samba”. Então durante a letra da música, o eu lírico revela a história que inspirou suas palavras.
    Ao dizer “Não entendi o enredo desse samba, amor”, o eu lírico diz não compreender a história que se passou entre ele e seu amante. Depois explica: “Já desfilei na passarela do teu coração”, dizendo que já foi o amor da pessoa para quem se dirige. Então, conta que perdeu esse prestígio, pois abusou dele: “Gastei a subvenção do amor que você me entregou. Passei pro segundo grupo e com razão”. A subvenção seria o amor que o eu lírico recebeu e gastou e como consequência, foi colocado de lado, virando segunda opção. Então lamenta: “Meu coração carnavalesco não foi mais que um adereço”, usa estas palavras para dizer que seu coração e os sentimentos que carregava foram usados exteriormente, como um adereço, sem nenhum benefício mais profundo.
    Depois, o eu lírico diz que sonhava muito alto, pois “teve um dez em fantasia”, que nesse caso é fantasia de sonho, não de roupa. Em seguida, diz que “perdeu em harmonia”, porque provavelmente não se deu bem com o parceiro, brigavam muito. “Sei que atravessei um mar de alegorias. Desclassifiquei o amor de tantas alegrias” nessa passagem, ele mostra que dava valor a relação que tinha, pois sabia que tinha sido escolhido entre muitos outros que também amavam a pessoa a quem a música se dirige. Ao dizer que desfilou sob aplausos da ilusão, o eu lírico dá a entender que foi amado, mas um amor falso. Depois finaliza se referindo as cinzas que ficaram no fim do fogo da paixão e a apuração dos votos, que decide quem é o vencedor do carnaval, provavelmente se dirigindo a um momento de decisão, pelo qual a relação passou e quando ele acabou perdendo a pessoa que amava.

    Letícia Cruz - 902

    ResponderExcluir
  19. Conotações do texto “enredo do meu samba”

    No poema “enredo do meu samba podemos encontrar diversas conotações e se o texto for lido apenas superficialmente ele apresenta um sentido contrario ao seu verdadeiro.

    Já no começo temos a conotação: “Já desfilei na passarela do teu /Coração” e com isso o eu lírico do poema diz que já foi amado por uma determinada pessoa.

    Em seguida temos: “Gastei a subvenção /Do amor que você me entregou”, ou seja, ele abusou o amor que lhe foi dado e por isso foi trocado e ele mostra isso com a conotação: “Passei pro segundo grupo e com razão”

    A seguir com a palavra “carnavalesco” quis dizer alegre.
    “Não foi mais que um adereço”, com isso o eu lírico quis dizer que não passou de um objeto.

    Em seguida temos: “Teve um dez em fantasia/Mas perdeu em harmonia” ele mostra que o coração foi ótimo no fingimento, pois os sentimentos não eram verdadeiros e com isso ele “perdeu em harmonia”, pois não estava em sintonia com a outra pessoa.

    Quando diz que está passando por “um mar de alegorias” na verdade ele emprega uma hipérbole, ou seja, esta querendo dizer que foram muitas e com “ alegorias” falsidades.

    “Desclassifiquei o amor de tantas alegrias” ele deixou de acreditar nesse amor.

    “Desfilei sob aplausos da ilusão” a ilusão foi quando ele e o deixava “sego”

    “E hoje tenho esse samba de amor, por comissão Fim do o carnaval” e avaliando a historia o eu lírico percebe q o amor acabou

    “Nas cinzas pude perceber” de, pois que tudo acabou

    “Na apuração perdi você” o amor acabou.
    Isabele Aguiar-801

    ResponderExcluir
  20. O texto “enredo do meu samba” é um poema e também uma música linda, que contem várias conotações, mas e preciso entender algumas coisas sobreo carnaval brasileiro.
    Seu Jorge Aragão quis dizer com:
    “Já desfilei na passarela do teu coração”, que ele já foi importante no coração de uma mulher.
    “Gastei a subvenção do amor que você me entregou”, soube aproveitar o amor dado pela sua paixão.
    “Passei pro segundo grupo e com razão”, passou a ser segundo opção.
    “Meu coração carnavalesco não foi, mas um adereço”, que demostrar motivo d separação entre duas pessoas.
    “Teve um dez em fantasia, mas perdeu em harmonia”, não ficou feliz com a mulher que gostava.
    “Sei que atravessei um mar de alegorias”, que teve que enfrentar dificuldades e coisas fáceis da vida dele.
    “Desclassifiquei o amor de tantas alegrias”, deixou de lado se apaixonar o amor e a alegria.
    “Agora sei desfilei sob aplausos da ilusão”, se deixou levar pela a ilusão do amor.
    “E hoje tenho esse samba de amor, por comissão fim do carnaval”, esta comparando o samba com o carnaval.
    “ Nas cinzas pude perceber na apuração perdi você”, ele não deu valor e perdeu o amor sua vida .


    Clara Mareques-802

    ResponderExcluir
  21. O poema enredo do meu samba vem falando aparentemente sobre o carnaval,mas Jorge Aragão emprega varias conotaçoes ex:não entendi o enredo desse samba amor,ele quer dizer que não entendeu o amor deles,outro:ja desfilei na passarela do seu coração,quer dizer que ele ja fez parte do coraçao dela entre outras conotaçoes.Bom esse poema é coberto por conotaçoes aparentemente fala sobre o carnaval mas analisando é outyra coisa.
    Thiago Bittencourt 901

    ResponderExcluir
  22. A música de Jorge Aragão “Enredo do meu Samba” é feita do início ao fim de conotações, oque nos dá o sentido de uma coisa de uma coisa, mas dita com outras palavras, como acontece na música onde tem um sentido meio triste, mas com o ritmo alegre carnavalesco e com o uso de figuras de linguagens.
    O texto já começa com uma conotação, “já desfilei na passarela do teu coração”, no que traz um sentido de que o autor e a tal amada já se amaram e esse amor ficou registrado no coração dela.
    Logo depois vem “gastei a subvenção, do amor que você me entregou” , aqui ele nos da um sentido de que foi embora esse amor.
    Continua com “meu coração carnavalesco, não foi mais que um adereço”, nos da um sentido de que o amor que ele sentia não valeu de muita coisa.
    Temos mais, “ teve um dez em fantasia, mas perdeu a harmonia”, no que deu a entender foi que na cabeça dele era tudo lindo e maravilhoso, mas a relação entre eles não devia ser das melhores.
    Conotações não terminam, “desfilei sob aplausos da ilusão”, da a entender que ele acreditou numa verdadeira ilusão.
    No fim, “nas cinzas pude perceber, na apuração perdi você” no final de tudo, nos da uma impressão de arrependimento, pois percebe que no final a perdeu.
    Carlos Henrique 902

    ResponderExcluir
  23. Essa música de Jorge Aragão é super interessante.Ele faz uma relação de uma decepção amorosa,com a escola de samba passando na avenida.
    "Não entendi o enredo desse samba amor
    Já desfilei na passarela do teu coração."
    Quer dizer que já foi tão importante para aquela pessoa.
    "Gastei a subvenção do amor que você me entregou
    Passei pro segundo grupo e com razão."
    Ele quer dizer que depois de ter recebido todo o seu amor e paixão ,acabou ficando pra segundo plano na vida daquela mulher.
    "Meu coração carnavalesco
    Não foi mais que um adereço
    Teve um dez em fantasia
    Mas perdeu em harmonia."
    Seu amor foi banalizado,não significou nada para ela,foi tudo um falso.
    "Sei que atravessei um mar de alegorias"
    Parece ter vivido um amor que só existia em sua imaginação.
    "Desclassifiquei o amor de tantas alegrias."
    Aquilo que era um sonho,virou pesadelo.
    "Agora eu sei desfilei sobre aplausos da ilusão."
    Nunca me senti tão enganado e iludido.
    "E hoje eu tenho esse samba de amor,por comissão
    Fim do carnaval...nas cinzas pude perceber
    Na apuração perdi você."
    No fim restou uma lembrança triste,para sempre levar com ele, e na quarta feira de cinzas onde a alegria do carnaval parece sumir encara a derrota na apuração,que é a verdade dos fatos,o fim do amor.

    Mila Mussi 902

    ResponderExcluir
  24. Enredo do Meu Samba

    No texto lido e interpretado, "enredo do meu samba", de Jorge Aragão, podemos visualizar várias conotações, muito bem ditas e muito bem explicadas.
    Quando ele diz: Meu coração carnavalesco/Não foi mais que um adereço/Teve um dez em fantasia/Mais perdeu em harmonia. Ele quer dizer, de uma forma menos triste que o coração dele era feliz, era somente mais um detalhe e este acabou sem felicidade, sem harmonia, ou seja, ele usou a expressão "carnavalesco" para expressar a felicidade, assim como o carnaval é e o verso "perdeu em harmonia" quis dizer conotativamente que perdeu sua felicidade, pois dar a entender que ele perdeu um grande amor.
    Podemos também perceber explicitamente a conotação, no trecho: Sei que atravessei um mar de alegorias/Desclassifiquei o amor de tantas alegrias/Agora sei desfilei sob aplausos da ilusão. Quer dizer que ele "atravessou o mar", ou seja, passou por várias coisas, achando que seriam boas, o que na verdade o surpreenderam e o decepcionaram. Ao dizer "desclassifiquei o amor de tantas alegrias" ele explica que de todas as alegrias o amor não é mais uma delas, pelo fato de que ele se decepcionou com seu grande amor, mas mesmo com o acontecido, continua a amando.
    Achei muito interessante o jeito que ele lida com tanto sofrimento, agindo de uma forma feliz, natural e para fazer seu texto, um texto alegre usa como tema o Carnaval, uma das épocas mais felizes do ano, onde todos se unem, participam, festejam, dançam...Com isso ele prova, que a dor de um coração partido é inevitável, mas o sofrimento é opcional.
    Ana Carolina Xavier 901

    ResponderExcluir
  25. Enredo do meu samba

    Esta música compara o amor do autor,e o carnaval, fazendo uma conotação de um amor vivido por ele. Jorge Aragão quis mostrar que depois de tanto festejar, não levar nada a sério e brincar com os sentimentos de alguém, acabou perdendo aquilo que importava de verdade.
    Na frase " Já desfilei na passarela do teu coração" quer dizer que já significou alguma coisa para aquela mulher, e também que ja teve o amor dela.
    "Gastei a subvenção do amor que você me entregou" quer dizer que ele não deu valor ao amor que ela lhe entregou.
    "Passei pro segundo grupo e com razão" quis dizer que a fila andou, que ela ja está com outra pessoa.
    "Meu coração carnavalesco" ele quer dizer que é do tipo de pessoa que não leva nada a sério, não gosta de compromisso.
    "não foi mais que um adereço" não foi nada mais que um momento sem compromisso.
    "Um dez em fantasia, mas perdeu em harmonia" No começo foi tudo alegria, mas, com o tempo percebeu que foi tudo ilusão.
    "Sei que atravessei um mar de alegorias, desclassifiquei o amor de tantas alegrias" Ao passar por tantas dificuldades por esse amor, o deixou de lado.
    " Agora sei, desfilei sob aplausos da ilusão, e hoje tenho esse samba de amor, por comissão. Fim do carnaval" ele quis dizer que depois que tudo acabou percebeu que era tudo mentira e então escreveu esse samba para se consolar.
    "Nas cinzas pude perceber, na apuração perdi você" na solidão pode perceber que perdeu um grande amor.

    Catarina 802

    ResponderExcluir
  26. O texto Enredo do Meu Samba tem muitas conotações e dentre elas destaquei: “Já desfilei na passarela do teu coração” é uma conotação porque não tem como desfilar no coração de uma pessoa, mas, como ele desfilava para as escolas de samba no carnaval ele usou a comparação, para dar um sentido mais figurado a sua historia de amor, normalmente a passarela é um lugar de destaque, de importância, ou seja, ele esta dizendo que um dia já foi importante para sua amada.
    “Gastei a subvenção do amor que você me entregou”, parece que o autor quis dizer que, a sua amada lhe deu uma ajuda muito grande e ele a desperdiçou, sem lhe dar importância.
    “Passei pro segundo grupo e com razão”, quando uma escola de samba passa para o segundo grupo, quer dizer que ela perdeu o lugar que tinha no primeiro, não foi boa o suficiente para continuar ali e com razão quer dizer que, ele concorda com a atitude dela, pois sabe que não agiu corretamente. “Meu coração carnavalesco não foi mais que um adereço” essa frase significa que, o amor era um mero enfeite, não tinha muita importância, que foi algo um pouco mais superficial, e não tem como um coração servir de enfeite e por isso que é uma conotação.
    “Teve um dez em fantasia, mas perdeu em harmonia”, essa frase passa o sentido de que ele foi bem na fantasia, na aparência, e ele usa harmonia, para dar a ideia de que, a aparência estava legal, mas no dia a dia, o relacionamento deles, o entrosamento deles não ia tão bem assim.
    “Sei que atravessei um mar de alegorias”, não tem como atravessar um mar de alegorias, porque mar é só de água e não de alegorias, aí nessa frase ele pode estar querendo dizer que, passou por muitas situações que no inicio tinham um significado, mas depois ele percebeu que era um significado completamente diferente.
    “Desclassifiquei o amor de tantas alegrias”, não tem como desclassificar o amor, mas nessa frase ele diz que desclassificou o amor, quer dizer que ele deixou de lado, não deu muita importância para um amor que deu muitas alegrias para ele.
    “Desfilei sobre aplausos da ilusão”, a ilusão é um substantivo abstrato, ou seja, não tem forma, se não tem forma como é que pode aplaudir algo, nessa frase ele quer dizer que, desfilou e foi aplaudido por ilusões, quer dizer que ele se iludiu, acreditou muito em uma coisa que não era realidade.
    “Nas cinzas pude perceber, na apuração perdi você”, quer dizer: depois que acabou ele foi perceber que na hora de verificar o que aconteceu que a tinha perdido, o seu grande amor.
    “E hoje tenho esse samba de amor por comissão”, que depois que o amor dele se foi só sobrou a comissão, ou seja, a gratificação, que foi o samba de amor, de amor porque ele sambou com o amor dele.

    Sofia de Almeida 801

    ResponderExcluir
  27. O texto literário “Enredo do meu samba”, escrita por Jorge Aragão fala sobre um romance que não deu muito certo. Ele, porém, nunca diz com essas palavras que foi isso que aconteceu.
    Nos quatro primeiros versos o eu - lírico diz que não entendeu a história do amor dos dois, pois ele já foi tudo para a outra pessoa, porém, hoje, ele não significa mais nada.
    Nos próximos dois, ele comunica que já gastou toda a ajuda que a pessoa amada tinha a oferecer a ele, e que agora não sobrou mais nada.
    Nos versos “Passei pro segundo grupo e com razão”, ele nos dá a entender que, assim como acontece com as escolas de samba, ele passou a ser alguém que já não importa mais.
    Nos quatro versos que se seguem, o texto nos faz compreender que por eles serem sonhadores demais, nada deu certo, o amor feliz que eles sentiam um pelo outro esmaeceu.
    Agora o narrador sabe que a paixão não era verdadeira, e que a outra pessoa apenas o enganou. Depois, ele conta que se não fosse por todo esse fingimento, ele não teria escrito a música.
    Nos últimos três versos é nos narrado que as alegrias acabaram, pois os dois amantes não encontraram mais motivos para ficarem juntos.

    Júlia Assis, 902

    ResponderExcluir
  28. ENREDO DO MEU SAMBA
    o texto é baseado em várias conotações,em cada frase o autor busca assimilar suas aventurar de amor com o desfile de escolas de samba no carnaval.O autor sempre busca escrever versos que o público compreenda bem,que tenham intimidade com
    o assunto como o carnaval que foi escolhido pelo Jorge Aragão.
    Há diversas cnotações presentes nesse texto por exemplo quando o texto diz " Nesse samba amor desfilei na passarela do teu coração" o autor usou a conotação para dizer que ele estava presente no coração da sua amada mas que isso nao pode se repitir,por ela ja esqueceu ele.
    Gastei a subvenção
    Do amor que você me entregou
    Passei pro segundo grupo e com razão
    Meu coração carnavalesco
    Não foi mais que um adereço
    Teve um dez em fantasia
    Mas perdeu em harmonia
    Sei que atravessei um mar
    De alegorias
    Desclassifiquei o amor de tantas alegrias
    Agora sei
    Desfilei sob aplausos da ilusão
    E hoje tenho esse samba de amor, por comissão Fim do o carnaval
    Nas cinzas pude perceber
    Na apuração perdi você
    O autor deu uma ênfase a sua perda,diz que existia mais amor do que realidade que era tudo uma ilusão, que ja nao era mais possível ir a frente com essa relação.
    A criatividade do Jorge Aragão de colocar frente a frente o amor e a escola de samba sem tem que falar dos dois separadamente e sim juntos como se fosse um só texto mas com duplo sentido,uma caracerística que nao pode faltar em um autor é a sua criatividade isso lhe permite criar qualquer texto com qualquer com qualquer assunto que o público quer ver.

    Daniel Soares 901

    ResponderExcluir
  29. Na música “enredo do Meu Samba”, de Jorge de Aragão, encontra-se figuras de linguagens, que são formas de expressões que consistem no uso de palavras em sentido figurado, ou seja, num sentido diferente em que elas normalmente apresentam.
    O eu-lírico do enredo de samba, nos conta de sua amada desejada. O texto é construído com cem por cento de conotações e a figura de linguagem muito predominante é a metáfora, que dá um sentido muito legal no texto.
    Logo no primeiro verso, o eu-lírico fala que não entendeu o que aconteceu com a relação deles, que ele passou na vida da moça e deu todo o seu carinho, tempo e atenção que investiu neste amor, e este foi em vão.
    O autor relata que perdeu a amada e não entendeu o porquê disso. Magoado, diz que ele não teve mais importância para a destruidora do seu coração. Informa-nos ser um homem bonito, mas triste e desiludido porque não soube satisfazê-la. Enfrentou muitas barreiras, e desvalorizou o amor que tinha por ela.
    Na ilusão ele tinha se aprofundado e como pagamento, recebeu esse “trágico fim de história de amor”. E quando tudo acabou ele percebeu que a perdeu para sempre.
    Podemos perceber afinal que muitas pessoas cometem o mesmo erro do eu-lírico, pois o ser humano sempre comete os mesmos erros e se desiludem.
    Ao final do texto ele faz uma última comparação, em que no final do desfile da escola de samba, a mesma desceu pro segundo grupo, como ele.


    Diego Duncan-902

    ResponderExcluir
  30. O texto “Enredo do meu samba” tem muitas conotações. Jorge Aragão comparou o carnaval e o samba á um amor que ele já sentiu por alguém e que, no fim, não deu certo.
    Com a frase: “Já desfilei na passarela do seu coração” eu acredito que ela quis dizer que o seu amor era correspondido. Ele a amava e ela o amava.
    E ele fala também que aquele amor acabou, “a fila andou” e com um motivo válido: “passei pro segundo grupo e com razão”.
    Na minha opinião, na frase “Teve um dez em fantasia”; “Mas perdeu em harmonia” quis dizer que ele fingiu ser uma pessoa que ele não era, “vestiu a fantasia”, e no fim, não deu certo, e acabou perdendo o seu amor.
    Percebi que ele se iludiu bastante, “desfilei sob aplausos da ilusão”, e que por fim, perdeu a pessoa amada: “Nas cinzas pude perceber, na apuração perdi você”.

    Amanda Macedo - 902

    ResponderExcluir
  31. O Texto “Enredo do meu samba” de Jorge Aragão possui varias conotações, no começo quando ele diz: “Já desfilei na passarela do teu coração” é óbvio que está se referindo a uma garota que já foi apaixonada por ele.
    Nos versos “Gastei a subvenção do amor que você me entregou” e “ Passei pro segundo grupo e com razão” dizem que ele não cuidou bem do amor que ela deu e passou a ser segunda opção por causa disso.
    “Teve um dez em fantasia, mas perdeu em harmonia” ele se importou mais com as aparecias do que com o sentimento e com o carinho que ele deveria ter dado a essa mulher.
    “Sei que atravessei um mar de alegorias, desclassifiquei o amor de tantas alegrias” ele passou por muitas dificuldades e do mesmo jeito deixou de lado o seu amor.
    "Agora sei desfilei sobre aplausos da ilusão" ele teve uma vida cheia de ilusões e de pessoas o iludindo.
    “Nas cinzas pude perceber, na apuração perdi você” significa que ele perdeu a mulher que amava.

    Ana Carolina Marques 801

    ResponderExcluir
  32. A música “Enredo do meu Samba”, escrita por Jorge Aragão, quando se ouve, pode se referir a apenas mais uma canção carnavalesca, na qual é muito criativa e cheia de conotações. Mas quando a interpretamos com outros olhares, podemos perceber também que há uma relação entre o eu-lírico e a pessoa amada, aquela que o desprezou e o iludiu. Para compreendermos melhor, é preciso também conhecer alguns dos elementos carnavalescos.
    No primeiro verso, Jorge cita: “Não entendi o enredo/Desse samba amor”, na qual ele se refere a relação deles, ele não entendeu o por quê ao longo do tempo as coisas foram mudando na relação. No segundo, ele cita: "Já desfilei na passarela do teu/Coração", ou seja, a pessoa amada já o amou, mas agora já não ama mais. No terceiro verso, ele cita: "Gastei a subvenção/Do amor que você me entregou", ele comunica que não há mais o que ela possa oferecer, pois ele já usufruiu de tudo e não havia mais nada. No quarto verso, ele cita: "Passei pro segundo grupo e com razão", significa que ele foi deixado de lado, como segunda opção pela pessoa amada. No quinto verso, ele fala: "Meu coração carnavalesco/Não foi mais do que um adereço", ele fala que o coração dele não passou de um objeto usado por ela, na qual ela jogou fora. No sexto verso, ele cita: "Teve um dez em fantasia/Mas perdeu em harmonia", quer dizer que ela se importava com coisas bobas, não muito importantes, na qual não é de muito valor em uma relação, ela deveria se importar mais com os sentimentos e não com valores superficiais, na qual ele cita. No sétimo verso, ele cita "Sei que atravessei um mar de alegorias", quer dizer que ele enfrentou muitos desafios para estar ao lado da amada. No oitavo verso, ele fala: "Desclassifiquei o amor de tantas alegrias", ele deixou de lado o amor que deu tantas alegrias para ele. No nono verso, ele cita: "Agora sei/Desfilei sobre aplausos da ilusão", ele diz que viveu uma vida de ilusões ao lado da amada, pois acreditou no que ela havia dito a ele. No décimo verso, ele faz uma comparação entre o carnaval e o samba, com tudo que ele passou, nesse relacionamento com a amada: "E hoje tenho esse samba de amor, por comissão/Fim do carnaval". E no décimo primeiro e último verso, ele admite que acabou não dando valor o suficiente para a sua amada e a perdeu.

    Maria Julia Lemos - 902

    ResponderExcluir
  33. No texto feito pelo altor Jorge Aragão ele fala sobre a alegria do carnaval,como ele pode ser divertido,cheio de alegrias e dentre outras coisas.Mais ele utiliza as conotações empregadas no texto para esconder (camuflar) oque verdadeiramente o coração está centindo que é: solidão,tristeza e dentre varias outras coisas.Como no momento que ele diz:“Meu coração carnavalesco não foi mais que um adereço teve dez em fantasia mas perdeu em harmonia”.Nisso ele quiz dizer que, o coração dele tirava nota dez em alegria mais perdia na hora de ter harmonia.Então vemos que nós não só devemos tirar nota dez em alegria ou em fantasias se nossa harmonia não está nota dez.Então no final ele diz“Desfilei sob aplausos da ilusão e hoje tenho esse samba de amor,por comissão fim do carnaval Nas cinzas pude perceber na apuração perdi você”.Com isso nós podemos ver que o coração precisou sofrer tudo isso para perceber que no final de tudo ele perdeu quem ele tanto desejava pelo fato de que no princípio ele não conseguia controlar seus própios sentimentos.

    Jonathan Fontes - 802

    ResponderExcluir
  34. O texto “Enredo do meu Samba” é um texto com muitas expressões conotativas que fazem ao leitor pensar que o que ele esta lendo é uma historia do carnaval mais na realidade ele fala sobre uma historia de amor no texto ele utiliza umas figuras de linguagem como metáfora, comparação e hipérbole.
    A primeira conotação que ele utiliza é "Já desfilei na passarela do teu coração" o que ele deu a entender é que ele conseguiu conquistar o coração da amada.
    A segunda conotação “Gastei a subvenção Do amor que você me entregou” fala que ele já aproveitou todo o amor que ela lhe ofereceu.
    A terceira tem "Passei pro segundo grupo e com razão" entendesse que ele fala que ele passou para um segundo plano sem tanta atenção quanto no anterior.
    Na quarta e quinta conotação "Meu coração carnavalesco foi mais do que um adereço" ele percebeu que o coração dele era simplesmente sendo usado pela amada.
    Na sexta “Teve um dez em fantasia Mas perdeu em harmonia” neste ele diz que a relação entre ele era uma fantasia.
    Na sétima “Sei que atravessei um mar De alegorias” ele se refere as coisas que já ele passou por muitas coisas na vida dele.
    Na oitava “Desclassifiquei o amor de tantas alegrias” inabilitou um amor que o fez muito feliz em algum momento.
    Na nona conotação “Agora sei Desfilei sob aplausos da ilusão” ele entendeu que tudo era uma ilusão.
    Na decima “E hoje tenho esse samba de amor, por comissão Fim do carnaval” que é agora que ele se lembra de tudo que aconteceu no final do carnaval.
    Na ultima conotação “Nas cinzas pude perceber Na apuração perdi você” é que já quando o amor estava morto ele percebeu o final da relação.

    Alejandro Gonzalez 901

    ResponderExcluir
  35. Enredo do meu samba

    O texto "Enredo do meu samba"¨apresenta conotações em toda a sua composição.
    Começando por "desfilei na passarela do teu coração",entendo que o autor quis dizer que a mulher de quem ele dedicou a música já foi apaixonada por ele e que enquanto ele"estava em seu coração,desfilou".
    Depois,"Gastei a subvenção do amor que você me entregou "é como se ele tivesse gastado e desgastado amor dela ,como se fosse o dinheiro que ele gastou.
    Então,"passei pro segundo grupo e com razão,(NÃO ENTENDI)",nos desfiles de escolas de samba tem o primeiro grupo(grupo especial),o segundo grupo e entre outros e com isso ele quis dizer que havia saído do grupo principal e ido para o secundário.Isto é,ele deixou de ser " O homem" para ser "UM homem qualquer" e com um pouco de consciência de que ele estava errado e que havia um motivo para ele ter ido para o segundo grupo.Mas mesmo assim não tem muita noção.
    Logo depois,"Meu coração carnavalesco,não foi mais que um adereço",acho que ele quis dizer que,na época em que eles estavam juntos,ele não considerava que aquilo era amor,que o coração(amor) era como se fosse um enfeite ou fantasia de carnaval(adereço).
    Logo mais,"teve dez em fantasia,mas perdeu na harmonia"isto é,o autor usou a ambiguidade da palavra "fantasia" como fantasia de ilusão e fantasia de adereço,no texto o sentido é de ilusão,de que o amor deles era uma ilusão,que não havia acontecido de verdade.Em "Perdeu em harmonia" é que deviam haver conflitos externos e internos, confusões e problemas.
    Depois há,"Sei que atravessei um mar de alegorias" é como se estivesse querendo dizer que ele passou por muitas coisas para chegar até lá.
    Logo,"Desclassifiquei o amor de tantas alegrias" é que ele "deixou para lá,jogou fora"a pessoa que ele amava e que lhe proporcionava tantas alegrias.
    Então,"agora sei,desfilei sobre aplausos da ilusão",ele provavelmente descobriu que que não era bom o que ele fazia,pois ninguém "aplaudia" ele ,ninguém gostava do que ele fazia ,já que a pessoas só aplaudem quando gostam.
    Depois,"E hoje tenho esse samba de amor,por comissão fim do o carnaval" entendo que quer dizer que quando o carnaval acabou o amor também acabou.
    E por último,"Nas cinzas pude perceber,na apuração perdi você",é que ele depois de perdê-la que ode perceber sua importância depois que o carnaval passou, na "hora da apuração"
    que ele se toca que havia perdido o seu amor.

    Letícia Vidal
    8° ano 802

    ResponderExcluir
  36. Na musica "enredo do meu samba" de primeira vista nao se pode perceber uma conotacao que engana as pessoas muito bem que seria uma dancarina provavelmente,de carnaval que fala que coisas ele fez nessa comemoracao mas na verdade a conotacao esta ali como se pode perceber nos primeiros versos "nesse samba amor" e no proximo verso "ja desfilei na passarela do teu coracao" isso fala simplismente que ela ja se apaixonou por esse homem nas proximas estrofes ja comeca falar do que aconteceu como "gastei a subvencao do amor que voce me entregou" ou seja ela fez algo para ajudar seu amor para aumenta-lo mas no verso "meu coracao carnavalesco,nao foi mais do que um adereco" fala nao de carnaval e sim que o homem nao a amava de verdade e so fingiu que a amava realmente para usa-la como um "passa tempo" e no verso "teve um dez em fantasia,mas perdeu em harmonia" quer dizer que ele se vestia bem e a atraia mas perdeu em seu carater e no final os versos falam que mesmo ela tendo separado dele e sabendo que ele so pegava proveito dela se arrependo para o resto de sua vida.

    Justin McCarthy 8 ano,801

    ResponderExcluir
  37. O compositor dessa música buscou usar várias conotações na música. Você consegue perceber isso claramente. Ele usa elementos do carnaval, embora não queira falar sobre isso.
    Para entender melhor o que ele quer falar, você deve conhecer esses elementos.
    O eu-lírico parece ter sofrido por amor e para deixar a canção com um toque “feliz”, ele usou esses elementos. Quando diz “Já desfilei na passarela do teu coração” pode dizer que ele “confirma” que realmente já se apaixonou por tal pessoa. Em “Passei pro segundo grupo e com razão” é como se ele tivesse falhado e admitisse tal erro. E percebe que em “Teve um dez em fantasia, mas perdeu em harmonia” ele quer dizer que ele se apaixonou mais pela aparência da pessoa do que o seu interior.
    E logo depois, o eu –lírico parece estar mais arrependido disso tudo, quando diz em “Desclassifiquei o amor de tantas alegrias”. Como se ele tivesse se afastado de todas as pessoas para ficar somente com a sua paixão. Depois disso tudo, ele percebe que foi tudo ilusão, nos versos “Agora sei, desfilei sob aplausos da ilusão, e hoje tenho esse samba de amor, por comissão. Fim do Carnaval. Nas cinzas pude perceber, na apuração perdi você”
    E no final, ele disse que tudo o que ele passou foi em vão, porque no final, ele não conquistou a sua paixão.

    Natália Brandão - 902

    ResponderExcluir
  38. Enredo do Meu Samba.
    A música''Enredo do Meu Samba'' escrita por Jorge Aragão se trata de uma conotação das escolas de samba.O autor utiliza alguns elementos do carnaval que nos permitem essa observação.
    Para começar,ele diz''Não entendi o enredo do meu samba amor'', que na verdade ele quis dizer que não entendeu o que aconteceu com a relação que eles tinham. Logo depois, ele quer dizer que já foi amado por ela,que foi mais um pela qual ela se apaixonou:''Já desfilei na passarela do seu coração''.Quando Jorge diz que:''Gastei a subvenção do amor que você me entregou. Passei pro segundo grupo e com razão'' ele quer dizer que aproveitou o amor dela enquanto pôde, e que agora ele já se tornou segunda opção, e não se trata mais de prioridade. Já em''Meu coração carnavalesco não foi mais que um adereço'' ele revela que o coração dele não passou de uma brincadeira, que ela não deu importância aos sentimentos dele. Ele quis dizer que em algumas coisas ele errou, e em outras acertou quando diz:''Teve um dez em fantasia mas perdeu em harmonia''. Quando diz:''Sei que atravessei um mar de alegorias.Desclassifiquei o amor de tantas alegrias'', ele está querendo dizer que enfrentou dificuldades para estar junto da amada, e que acabou deixando de lado esse amor que trouxe alegrias para ele. Em''Agora sei. Desfilei sob aplausos da ilusão'''é quando ele se dá conta de que havia se iludido nesse amor o tempo todo. Quando diz:''E hoje tenho esse samba de amor, por comissão fim do carnaval'' ele na verdade está querendo dizer que o ''carnaval'' deles, a relação deles acabou. E por último, em:''Nas cinzas pude perceber. Na apuração perdi você'', ele diz que na ''apuração'' ou seja, no final, ele perdeu a amada.

    Paula Strecht -901

    ResponderExcluir
  39. O ''Enredo do Meu Samba'' possui várias conotações,
    O primeiro verso se liga com os outros dois versos seguintes,''Desse samba amor já desfilei na passarela do teu coração'' e nisso quer dizer
    que o autor do texto estaria apaixonado.
    O quarto verso,que se liga ao verso quinto,diz que ele(a) gostou do amor que ela(e) entregou pra ele(a),ou seja,quem ele amava também amava ele.
    O sexto e o sétimo verso eu não entendi.
    O oitavo verso ''Meu coração carnavalesco '' significa que o coração dele estava feliz,apaixonado,mais logo no verso seguinte(''Não foi mais que um adereço '')
    a situação muda,de um coração feliz começou a ficar mais triste.
    ''Teve um dez em fantasia Mas perdeu em harmonia '' - diz que não foi um sentimento real,foi apenas uma fantasia.Algo que era pra existir mais não
    existiu.
    ''Sei que atravessei um mar De alegorias '' - houve muitos sentimentos ao longo da história.
    ''Desclassifiquei o amor de tantas alegrias '' - o amor que existia agora não existe mais,o sentimento acabou por completo.
    ''Agora sei Desfilei sob aplausos da ilusão '' - Tudo foi uma fantasia,sem valorização.
    '' E hoje tenho esse samba de amor, por comissão Fim do o carnaval '' - Ele fez este poema no fim do carnaval, acho que os acontecimentos
    aconteceram durante uma época perto do carnaval,ai ele fez este poema meio que tentando fazer uma comparação entre os acontecimentos
    ocorridos e o carnaval.Realmente ele conseguiu transformar uma coisa triste em uma coisa bonita.
    ''Nas cinzas pude perceber Na apuração perdi você'' - Perdeu quem mais amava...

    Lucas Abade 801

    ResponderExcluir
  40. Enredo do Meu Samba

    O lindo texto de Jorge Aragão "Enredo do Meu Samba" é admirável por ter variedades de conotações de uma forma muito esperta e intrigante,o jogo de palavras deixa a leitura extremamente mais "divertida" e interessante.
    A contação presente no poema é clara,podemos ver que em vez de falar do samba em si, ele se refere ao amor por outro alguém que não é citado no texto claramente, e também está explícito, que ele não é correspondindo e que nem sempre o amor pode ser tão bom, tem seus altos e baixos, e pode levar a uma dor por não ter dado certo,talvez a dor não seja tão ruim em certos momentos,mas com o passar do tempo vamos nos acostumando com os fatos e às vezes acordamos e percebemos que nada é real ,mas que na nossa imaginação nos leva a crer que é, como ele descreve em um verso : " Desfilei sob aplausos da ilusão ", em outros versos vemos a conotação agindo
    "Já desfilei na passarela do teu
    Coração " talvez, não se sabe ao certo ,mas dar-se a entender que nesse verso ele relembra com saudades as emoções passadas.
    "Passei pro segundo grupo e com razão " que não é a mesma coisa,pois agora tudo mudou,ele já não é o que habita no coração dela.
    "Meu coração carnavalesco "
    "Não foi mais que um adereço " ele se sente como um brinquedo que foi substituído
    "Agora sei"
    "Desfilei sob aplausos da ilusão "
    E hoje tenho esse samba de amor, por comissão"
    "Fim do carnaval "
    "Nas cinzas pude perceber "
    Na apuração perdi você" é um desfecho triste onde na verdade, ele não ganhou o coração dela, não se sabe o que realmente aconteceu, se foi uma ilusão ou não, mas vemos que a conotação presente é clara , encanta e transforma um samba que parecia falar de carnaval em uma declaração de um amor não correspondido.

    Juliana Almeida de Queiroz
    Turma:901

    ResponderExcluir
  41. No texto “Enredo do meu samba”, ha varios conotaçoes, onde cada leitor ao ler pode encontrar um sentido para elas, entre eles, o de que o eulirico tenta monstrar como foi triste o fim do seu relacionamento, e as alegrias que sentiu enquanto amava e era amado , que atraves das conotaçoes incluidas no texto o autor pode se expresar melhor.
    Na frase “ja desfelei na passarela do teu coraçao”, a ideia melhor poderia ser colocada ali seria a de que ele estava apixonado e essa pessoa teria os mesmo sentimentos por ele. Mas ja na frase “desfilei nos aplausos da ilusao” daria uma expressao de que ele se iludiu muito com algo que no fim acabou, magoando-o.
    Jynn Lynn Eaton 802

    ResponderExcluir
  42. O poema Enredo do meu samba, aparentemente foi escrito para falar do carnaval e alguns de seus elementos. Mas se levarmos em conta as possíveis conotações, observamos que este na verdade se trata de um texto sobre uma desilusão amorosa que o autor teve.
    Versos como "não entendi o enredo desse samba amor, já desfilei na passarela do teu coração" mostram que o autor não entendeu ao certo o que aconteceu com eles, e que anteriormente ele estava "desfilando" na passarela do coração de sua amada; nos versos seguintes podemos notar que ele admitiu ter errado em algumas situações, que ele fez pouco caso do amor deles e gastou o que eles tinham de mais importante, admitindo assim que foi para "o segundo grupo" com razão, ou seja, que foi "eliminado" por um motivo justo.
    Depois ele diz que a amada também brincou com o coração dele, falando que seu "coração" não passou de um "adereço" para ela, ou seja, de um acessório que ela não se importava muito se utilizava ou não.
    No final, Jorge Aragão diz "agora sei, desfilei sob aplausos da ilusão, e hoje tenho esse samba de amor, por comissão, fim do o carnaval, nas cinzas pude perceber, na apuração perdi você", falando então que tudo não passou de uma ilusão e que no término ele percebeu que na hora de decidir ao certo o que seria, se continuariam juntos ou não, ele foi "desclassificado" da "apuração", ou seja, que ela desistiu deles.
    Notamos então que o texto ser o enredo de um samba não passa de uma "fachada", para falar de uma situação um pouco triste e cheia de arrependimentos de uma maneira bem descontraída, pois o carnaval é uma data de alegrias e comemorações, o oposto da situação que ele descreve.

    Taíssa Lopes - 901

    ResponderExcluir
  43. Enredo do meu samba

    Na música “enredo do meu samba”, Jorge Aragão usou e abusou de conotações que a princípio falam do carnaval, mas que se for observar melhor falam de um homem mulherengo que se apaixonou por uma mulher e a magoou. Perdendo assim o seu amor.
    Ele diz que não entende o enredo do samba, mas quer dizer que não entendeu a história desse amor. “Já desfilei na passarela do seu coração” significa que a mulher já foi apaixonada por ele. ”Gastei a subvenção do amor que você me entregou” quer dizer que ela se declarou, demonstrou seu amor e ele apenas abusou dela. “Passei pro segundo grupo e com razão” ela deixou de “ligar” tanto pra ele. “Meu coração carnavalesco não foi mais que um adereço/ teve um dez em fantasia/mas perdeu em harmonia” Ele apenas estava disfarçando o que sentia, mas não foi correspondido. “Sei que atravessei um mar de alegorias/desclassifiquei o amor de tantas alegrias” Ele já passou por muitas mulheres, mas não amou nenhuma delas. “Desfilei sob os aplausos da ilusão/ hoje tenho esse samba de amor por comissão” Ele estava apenas se enganando e agora o amor está sempre à frente dele. “Finda o carnaval/ nas cinzas pude perceber/na apuração perdi você” Agora terminou a brincadeira e ele notou que ela não o escolheu e sofreu por isso.
    As conotações fazem o texto ser mais dinâmico, atual e até mesmo mais famoso. Pois tiram um pouco da tristeza envolvida na decepção amorosa.

    Caroline dos Santos - 902

    ResponderExcluir
  44. Enredo do meu samba

    Após a leitura e a analise do "Enredo do meu samba" da para perceber uma grande presença de conotocões.
    O autor do enredo estava querendo falar de um amor que acabou.
    No trecho "passei pro segundo grupo e com razão" quer dizer que ele estava no coraçao dela, no topo, mais por algum motivo ele desceu do topo para a base.
    Nesse outro techo "não foi mais que um adereço, teve um 10 em fantasia mais perdeu em harmonia" quer dizer que a aparencia estava ótima, mais estava sem harmonia, sem corcodancia.
    No ultimo trecho que diz "nas cinzas pude perceber, na apuração perdi voce", quer dizer que a apos o fim de tudo ele percebeu que perdeu seu amor.
    O autor usou as escolas de samba como forma de esconder o verdadeiro assunto do enredo, que é o fracaço de um apaixão.
    No texto está presente fortes caracteristicas do desfile das escolas de samba, que é o maior simbolo do carnaval do Rio de Janeiro.

    Isabela Monteiro
    turma:901

    ResponderExcluir
  45. A musica "enredo do meu samba " escrita por Jorge Aragão usa o carnaval para descrever um amor que ele sentiu por alguém.
    Ele fala que já entrou no coração de sua amada, como por exemplo quando ele fala:
    "nesse samba amor
    já desfilei na passarela do teu
    coração"
    Ao mesmo tempo ele gastou a ajuda do seu amor e com isso ele perdeu sua confiança:
    "Gastei a subvenção
    do amor que você me entregou
    passei pro segundo grupo e com razão
    passei pro segundo grupo e com razão".
    Ele também quis dizer, que, por ele ter imaginado muito ele perdeu várias coisas principalmente seu amor:
    "meu coração carnavalesco
    não foi mais que um adereço
    teve um dez em fantasia
    mais perdeu em harmonia
    mas sei que atravessei um mar
    de alegorias"
    Ele achou que tinha tanta esperança que acabou percebendo que era tudo mentira e que perdeu sua amada:
    "Desclassifiquei o amor em tantas alegorias
    agora sei,
    desfilei sob aplauso da ilusão
    e hoje tenho esse samba de amor, por
    comissão fim do carnaval
    nas cinzas pude perceber
    na apuracão perdi você"

    Pedro Henrique g. Marins
    turma:801

    ResponderExcluir
  46. O ENREDO DO MEU SAMBA
    O texto significa o amor de um homem que não foi correspondido.
    Quando o autor do texto disse ''eu já desfilei na passarela do teu coração'',na verdade ele quis dizer que já passou pelo coração dela,em seguida quando ele comenta sobre a subvenção,e da entrega ele passou para o segundo grupo,ou seja,foi deixado para trás.Seu coração estava feliz como um carnavalesco,no entanto foi jogado fora como um adereço,pois ele achou que ela era uma pessoa boa,mas ela era uma pessoa má,como se fosse ''um dez em fantasia'',por ela ser uma pessoa má tudo isso ''perdeu harmonia'',ou seja,só teve tristeza.Para conseguir conquista-la passou por vários desafios,assim como ''atravessar um mar de alegorias'',porém por ter dado tanto amor para ela,se arrependeu como se tivesse ''desclassificado o amor de tantas alegrias.''
    Teve ''aplausos da ilusão'',pois percebeu que foi iludido intensamente,no final ele foi iludido,por que ela só queria o dinheiro dele,e não o amor,como se fosse ''um samba de amor,por comissão.''
    Como um fim de carnaval triste,no dia da apuração em uma quarta-feira de cinzas,a história de romance teve um triste final !
    ASS:MILENA MAYUMI DE SOUZA

    ResponderExcluir
  47. Nesse texto conotativo “Enredo do meu samba” feito por Jorge Aragão da cruz, que e um cantor, compositor brasileiro e sambista que começou na década de 70. Fala sobre o carnaval suas alegorias; características; desfiles e diversas outras coisas, mais seu principal foco não e o carnaval, o assunto “carnaval” serve como uma “capa” pra esconder seu verdadeiro intuito que e um historia amorosa que fica clara ao decorrer do texto; em algumas partes isso fica bem visível como quando ele fala:
    “Já desfilei na passarela do teu
    “Coração”
    Ele quer mostrar que ele ou ela já foi amado por outra pessoa mais essa pessoa por algum motivo não o ama mais e como essa parte tem outros lugares do texto isso fica visível que ele conta ‘’uma historia triste de amor’’; também tem uma parte que o autor sugere ter acabado com o amor entregue pela outra pessoa quando ele fala:
    “Gastei a subvenção
    “Do amor que você me entregou...”
    Dá esse sentido de ele ter gasto e acabado com esse amor entregue para ele. Mais tem outras partes como
    “Passei pro segundo grupo e com razão”
    Que sugere que ele foi pra um grupo do qual a pessoa amada não da importância e isso fica evidente que essa pessoa não liga mais pra ele ou ela.
    “Meu coração carnavalesco”
    “Não foi mais que um adereço”
    “Teve um dez em fantasia
    Mas perdeu em harmonia
    Sei que atravessei um mar
    De alegorias
    Desclassifiquei o amor de tantas alegrias”

    Esses versos acima mostram que ele ou ela não passaram em branco eles foram importantes na vida da pessoa amada e ate tiraram outras pessoas da “concorrência”
    E esses últimos versos ta ao entender que ele sente falta da pessoa amada e agora da mas valor a ela
    Agora sei
    Desfilei sob aplausos da ilusão
    E hoje tenho esse samba de amor, por comissão Fim do o carnaval
    Nas cinzas pude perceber
    Na apuração perdi você
    E esse e o meu ver desse texto tão conotativo

    João Pedro do Nascimento
    802

    ResponderExcluir
  48. O ENREDO DO MEU SAMBA
    O texto significa o amor de um homem que não foi correspondido.
    Quando o autor do texto disse ''eu já desfilei na passarela do teu coração'',na verdade ele quis dizer que já passou pelo coração dela,em seguida quando ele comenta sobre a subvenção,e da entrega ele passou para o segundo grupo,ou seja,foi deixado para trás.Seu coração estava feliz como um carnavalesco,no entanto foi jogado fora como um adereço,pois ele achou que ela era uma pessoa boa,mas ela era uma pessoa má,como se fosse ''um dez em fantasia'',por ela ser uma pessoa má tudo isso ''perdeu harmonia'',ou seja,só teve tristeza.Para conseguir conquista-la passou por vários desafios,assim como ''atravessar um mar de alegorias'',porém por ter dado tanto amor para ela,se arrependeu como se tivesse ''desclassificado o amor de tantas alegrias.''
    Teve ''aplausos da ilusão'',pois percebeu que foi iludido intensamente,no final ele foi iludido,por que ela só queria o dinheiro dele,e não o amor,como se fosse ''um samba de amor,por comissão.''
    Como um fim de carnaval triste,no dia da apuração em uma quarta-feira de cinzas,a história de romance teve um triste final !
    ASS:MILENA MAYUMI DE SOUZA TURMA:802 COLÉGIO ATIVO

    ResponderExcluir
  49. A obra “enredo do meu samba” é um poema muito inspirador, que nos faz pensar que ele foi feito por causa do carnaval, e sentimentos pelo carnaval, mas na verdade tratasse de um texto cheio de conotações, falando de um amor que foi perdido, por causa dela (o amor do interlocutor) não gostar mais dele. Uma conotação muito marcante no texto foi “já desfilei na passarela do teu coração” que conta como o interlocutor já foi amado por aquela que ele ama, e não e mais, já que ela parou de gostar dele. Outra conotação marcante no texto e de que “teve um dez em fantasia, mas perdeu em harmonia” oque nos leva a pensar como o interlocutor fica triste com a perda de seu grande amor.
    Em minha visão ele a perdeu por motivos como, trocou ela pelo carnaval e pelo trabalho. Eu achei o texto muito interessante, mudei um pouco minha forma de pensar, julgando o livro pela capa.Com a conotação nos podemos escrever uma coisa, mas querendo passar outra. Espero que muitas pessoas visualizem isso o mais rápido possível. Jorge Aragão fez um ótimo trabalho, escrevendo este belo poema que fez tanto sucesso.
    Professor: José Henrique
    Data: 14-02-2012
    Aluno: Guilherme
    Turma: 802
    Henrique eu só não fiz o trabalho antes porque minha internet estava ruim, por isso só estou lhe enviando agora.
    Desculpe pelo atraso.
    não Ponha isso no blog

    ResponderExcluir
  50. Conotações
    A obra “enredo do meu samba” é um poema muito inspirador, que nos faz pensar que ele foi feito por causa do carnaval, e sentimentos pelo carnaval, mas na verdade tratasse de um texto cheio de conotações, falando de um amor que foi perdido, por causa dela (o amor do interlocutor) não gostar mais dele. Uma conotação muito marcante no texto foi “já desfilei na passarela do teu coração” que conta como o interlocutor já foi amado por aquela que ele ama, e não e mais, já que ela parou de gostar dele. Outra conotação marcante no texto e de que “teve um dez em fantasia, mas perdeu em harmonia” oque nos leva a pensar como o interlocutor fica triste com a perda de seu grande amor.
    Em minha visão ele a perdeu por motivos como, trocou ela pelo carnaval e pelo trabalho. Eu achei o texto muito interessante, mudei um pouco minha forma de pensar, julgando o livro pela capa.Com a conotação nos podemos escrever uma coisa, mas querendo passar outra. Espero que muitas pessoas visualizem isso o mais rápido possível. Jorge Aragão fez um ótimo trabalho, escrevendo este belo poema que fez tanto sucesso.
    Professor: José Henrique
    Data: 14-02-2012
    Aluno: Guilherme
    Turma: 802
    Henrique eu enviei o trabalho errado, me desculpe de novo.

    ResponderExcluir
  51. Enredo do meu samba

    A música Enredo do Meu Samba foi escrita por Jorge Aragão para a abertura de uma novela, chamada Partido Alto. Ela fala sobre um romance, um amor perdido, fazendo uma comparação com desfiles de Carnaval e utilizando inúmeras conotações.
    Nos quatro primeiros versos (Não entendi o enredo/Desse samba amor/Já desfilei na passarela do teu/Coração) ele fala que não entendeu o que aconteceu entre ele e a pessoa amada, pois tudo mudou entre eles.
    Nos dois versos seguintes (Gastei a subvenção/Do amor que você me entregou) ele diz que todo o amor que ela o ofereceu ele gastou e agora não sobrou mais nada.
    Então ele diz “Passei pro segundo grupo e com razão”, querendo dizer que por sua culpa tornou-se uma pessoa que não importava mais, que não era importante para essa mulher agora.
    Nos dois próximos versos (Meu coração carnavalesco/Não foi mais que um adereço) ele quer dizer que foi só um objeto, que depois foi jogado fora, deixado de lado.
    Nos versos “Teve um dez em fantasia” e “Mas perdeu em harmonia” o eu lírico tenta expressar que a fantasia foi boa, mas eles não tinham sintonia e por isso não deu certo.
    Depois temos os versos (Sei que atravessei um mar/De alegorias/ Desclassifiquei o amor de tantas alegrias) onde ele diz que passou por muitas coisas e que, no final, o amor acabou.
    Nos últimos versos, ele fala que tudo foi uma ilusão e que finalmente percebeu que a perdeu.

    Paula Quirino
    Turma 801

    ResponderExcluir
  52. Nesse texto conotativo “Enredo do meu samba” feito por Jorge Aragão da cruz, que e um cantor, compositor brasileiro e sambista que começou na década de 70. Fala sobre o carnaval suas alegorias; características; desfiles e diversas outras coisas, mais seu principal foco não e o carnaval o assunto “carnaval” serve como uma “capa” pra esconder seu verdadeiro intuito que e um historia amorosa que fica clara ao decorrer do texto; em algumas partes isso fica bem visível como quando ele fala:
    “Já desfilei na passarela do teu
    “Coração”
    Ele quer mostrar que ele ou ela já foi amado por outra pessoa mais essa pessoa por algum motivo não o ama mais e como essa parte tem outros lugares do texto isso fica visível que ele conta ‘’uma historia triste de amor’’; também tem uma parte que o autor sugere ter acabado com o amor entregue pela outra pessoa quando ele fala:
    “Gastei a subvenção
    “Do amor que você me entregou...”
    Dá esse sentido de ele ter gasto e acabado com esse amor entregue para ele. Mais tem outras partes como
    “Passei pro segundo grupo e com razão”
    Que sugere que ele foi pra um grupo do qual a pessoa amada não da importância e isso fica evidente que essa pessoa não liga mais pra ele ou ela.
    “Meu coração carnavalesco”
    “Não foi mais que um adereço”
    “Teve um dez em fantasia
    Mas perdeu em harmonia
    Sei que atravessei um mar
    De alegorias
    Desclassifiquei o amor de tantas alegrias”

    Esses versos acima mostram que ele ou ela não passaram em branco eles foram importantes na vida da pessoa amada e ate tiraram outras pessoas da “concorrência”
    E esses últimos versos ta ao entender que ele sente falta da pessoa amada e agora da mas valor a ela
    Agora sei
    Desfilei sob aplausos da ilusão
    E hoje tenho esse samba de amor, por comissão Fim do o carnaval
    Nas cinzas pude perceber
    Na apuração perdi você
    E esse e o meu ver desse texto tão conotativo

    João Pedro do Nascimento
    802

    ResponderExcluir
  53. O texto “ Enredo do meu samba” é cheio de conotações, o que deixou o texto muito legal e interessante, e para você entender essas conotações é preciso você ter pelo menos um pouco de conhecimento sobre o Carnaval.
    Logo no início do texto o autor já apresenta uma conotação,ele disse: “ Já desfilei na passarela do teu coração” o que significa que ele já se apaixonou por uma mulher e talvez até tenha sido parte da vida dela. Depois ele diz “ Gastei a subvenção do amor que você me entregou” ou seja, ela deu amor para ele , mas ele não soube aproveitar, disperdiçou o amor dela. A próxima é “ Passei pro segundo grupo e com razão” , ela deixou ele de lado, passou a ser segunda opção.
    “Meu coração carnavalesco não foi mais que um adereço” ,o coração dele perdeu o valor, virou um misero detalhe, um objeto.
    A próxima conotação é muito interessante, o autor diz “ Teve um dez em fantasia mas perdeu a harmonia” que pra mim significa que ele só se importou com coisas fúteis, superficiais , não se importava se sua companheira estava feliz, brigava com ela, não se importava em estar sempre em harmonia. Essa conotação foi boa na minha opinião porque a maioria dos casais hoje fazem isso, brigam toda hora e não se importam com a harmonia...
    “ Sei que atravessei um mar de alegorias “ ele quis dizer que passou por muita coisa .
    Depois temos “ desclassifiquei o amor de tantas alegrias” , significa que ele deixou de lado o amor que o dava tanta alegria.
    “ Desfilei sob aplausos da ilusão” tudo não passou de uma ilusão, ele não soube aproveitar o que ele tinha, a vida, o que poderia ter tido.
    “ E hoje tenho esse samba de amor, por comissão fim do Carnaval” quer dizer que ele compara o que aconteceu no carnaval com a vida amorosa dele, e que agora teve um fim.
    Aqui vai a última conotação do texto “ Nas cinzas pude perceber na apuração perdi você” ou seja, depois de tudo o que aconteceu, só quando já tinha a perdido que ele foi dar valor a ela,mas já era tarde demais, já tinha perdido o amor de sua vida.
    O texto é muito legal pelo fato de ter muitas conotações que no final acabam nos contando a história de um amor que não foi valorizado.

    Ana Carolina Andrade- 802

    ResponderExcluir
  54. Conotações em "Enredo do meu samba"

    Essa música, "Enredo do meu samba", é bem peculiar, e praticamente formada de conotações.
    Ela parece ser sobre o carnaval, mas é na verdade sobre o amor entre um homem e uma pessoa não identificada.Aqui explicarei as conotações presentes no texto.
    Com "Já desfilei na passarela do teu / Coração" quer dizer que ela já amou a pessoa em questão. "Gastei a subvenção / Do amor que você me entregou" quer dizer que ele já usou todo o amor dedicado a ele.
    Com "Passei para o segundo grupo e com razão" quer dizer dizer que ele agora está em um grupo - podemos dizer - não amado pela pessoa, de segundo plano. "Meu coração carnavalesco / Não foi mais que um adereço" diz que ele não foi mais que um amor de segundo plano para a pessoa amada.
    "Teve um dez em fantasia / mas perdeu em harmonia" mostra que ele fez coisas bonitas, mas não soube cultivar o amor, faltando sintonia entre os dois. "Sei que atravessei um mar / de alegorias" diz que ele reconhece que teve muita felicidade, e "Desclassifiquei o amor de tantas alegrias" diz que ele já tirou esse amor da vida dele, mesmo sabendo da alegria que passou.
    "Desfilei sob os aplausos da ilusão" diz que esse amor não era uma coisa concreta, e sim uma ilusão.
    "E hoje tenho esse samba de amor por comissão" Diz que tudo que restou do amor foi esse samba. "Fim do carnaval / nas cinzas pude perceber / na apuração perdi você" No final de tudo (Dando referência ao fim do carnaval, a quarta-feira de cinzas e a apuração) que ele percebeu que perdeu sua pessoa amada.

    João Pedro Berbat - 801

    ResponderExcluir
  55. O primeiro verso se liga com os outros dois versos seguintes,''Desse samba amor já desfilei na passarela do teu coração'' e nisso quer dizer que o autor do texto estaria apaixonado.
    Depois,"Gastei a subvenção do amor que você me entregou "é como se ele tivesse gastado e desgastado o amor dela ,como se fosse o dinheiro que ele gastou.
    Então,"passei pro segundo grupo e com razão,(NÃO ENTENDI)",nos desfiles de escolas de samba tem o primeiro grupo(especial),o segundo grupo e entre outros e com isso ele quis dizer que havia saído do grupo principal e ido para o secundário.Isto é,ele deixou de ser " O homem" para ser "UM homem qualquer" e com um pouco de consciência de que ele estava errado e que havia um motivo para ele ter ido para o segundo grupo.Mas mesmo assim não tem muita noção.
    Na quarta e quinta conotação "Meu coração carnavalesco não foi mais do que um adereço" ele percebeu que o coração dele estava simplesmente sendo usado pela amada.
    Na sexta “Teve um dez em fantasia Mas perdeu em harmonia” neste ele diz que a relação entre eles era uma fantasia.
    Então no final ele diz“Desfilei sob aplausos da ilusão e hoje tenho esse samba de amor,por comissão fim do carnaval. Nas cinzas pude perceber na apuração perdi você”.Com isso nós podemos ver que o coração precisou sofrer tudo isso para perceber que no final de tudo ele perdeu quem ele tanto desejava pelo fato de que no princípio ele não conseguia controlar seus própios sentimentos.

    Alec de Araújo Sales
    Turma: 802

    ResponderExcluir
  56. A letra da música "Enredo do meu Samba”, trata do tema da separação amorosa, onde o eu lírico se vale de uma série de metáforas referentes ao campo semântico do carnaval.
    Assim, se o estilo musical samba de enredo é a composição que trata de um assunto histórico e se desenvolve narrando as fases ou os fatos, de forma alegórica, de um aspecto da cultura nacional.
    Neste texto, samba enredo seria a história do envolvimento amoroso de um casal, narrada em primeira pessoa, que lastima-se de uma perda.
    Para se referir as fases do namoro, o compositor utiliza primeiro a metáfora a "passarela do teu coração", que foi o período da conquista e do romance, quando, supõe-se, que fora feliz ao lado da amada.
    A seguir, através da metáfora "gastei a subvenção", o autor faz referência aos valores financeiros que uma Escola de Samba recebe do governo para criar e desenvolver seu enredo, e confessa que usou de má fé os carinhos da amada, ficando claro que ele não fora suficientemente fiel ou carinhoso com ela.
    Como consequência de ter desperdiçado esta subvenção de carinhos, o eu lírico representado sofre o primeiro resultado de suas ações, perdendo a posição de primeiro lugar no coração da mulher amada, como se pode perceber pela metáfora "passei para o segundo grupo", fato que acontece com a escola que tira as piores notas no desfile do carnaval e passam para grupos menores, chamados de grupos de acesso, onde deverão permanecer até novamente a conquista de um lugar privilegiado junto aos maiorais do samba.
    Na segunda estrofe, a metáfora "coração carnavalesco" faz a ligação entre a simbologia do amor e o principal responsável pela criação do enredo em uma escola de samba, que é o conhecedor de todos os requisitos a serem avaliados pelos juízes onde serão avaliados através de notas.
    Como uma escola de samba, que cuidando apenas das aparências, das superficialidades não se preocupa com os itens fundamentais, como revelam as metáforas “adereço versus harmonia”, onde se descuida do romance, como revelam as metáforas "atravessei e desclassifiquei".
    Na terceira estrofe, o eu lírico representado pela canção confessa a aquisição de um conhecimento, o saber, o qual é revelado pela metáfora “desfilei sobre os aplausos da ilusão".
    O resultado final que recebe vem, na quarta estrofe, "na apuração perdi você”, referência ao resultado final sempre comunicado as escolas concorrentes do carnaval na quarta-feira de cinzas.
    Desta forma, é possível perceber que o conjunto de metáforas referentes ao carnaval percorre todo o texto, configurando a alegoria que trata da conquista, do desgaste e da perda de um amor.

    Aluno: Luís Henrique Stadykoski da Silva – Turma 801

    ResponderExcluir
  57. Enredo do meu samba.

    O texto "Enredo do meu samba" é composto por várias conotações. Jorge Aragão usou como tema o carnaval para demonstrar um pouco de sua vida , sua relação amorosa.
    Contando que foi muito importante na vida de uma mulher, mas que só pensava em valores materias, nem se importou com ela, nem valorizou o que tinha... Então é bem provável que a tal mulher tenha se cansado dele e o transformou em um enfeite qualquer de sua alegoria, aí que ta o ditado que só damos valor quando perdemos ! Assim que a mulher passou a não ligar para ele, ele se arrependeu e a quis, então começou a perceber que a sua vida era como um mar de ilusões, e não valorizou o que tinha, como se fosse um rio limpo, mas com o tempo, não foi cuidando, ele ficou poluído, então perdeu tudo transformando a felicidade que ele tinha, na tristeza.
    Nisso ele juntou o samba de carnaval e a história da sua antiga relação amorosa.

    Carolina Camargo - 802

    ResponderExcluir
  58. Conotações

    Este samba possui conteúdo altamente conotativo ,algumas que nem eu entendi, mas com bastante suor e café é possível pelo menos tentar explicar até as conotações mais complicadas.
    Nos primeiros versos encontra-se este verso "Já desfilei na passarela do teu coração" que quis dizer que em algum momento ela foi amada por alguem. Logo depois, "Gastei a subvenção do amor que você me entregou" quis dizer que já gastou a felicidade de um amor que ela teve com alguem. Logo após tem "Passei pro segundo grupo e com razão" quis dizer que quis mudar de um grupo de pessoas para outro por algum motivo. Depois tem "Meu coração carnavalesco" não quis dizer que era um coração dançante, mas que ela adorava o carnaval. "Não foi mais que um adereço" que o amor dela pelo carnaval era um assunto á parte. "Teve um dez em fantasia, mas perdeu em harmonia" quis dizer que houve muita fantasia mas pouca harmonia. "Sei que atravessei um mar de alegorias" quis dizer que ela passou por momentos com muitas alegorias. Logo ápos vem: "Desclassifiquei o amor de tantas alegrias" quis dizer que ela não gostou do amor de muitas pessoas satisfeitas com o amor dela. Depois tem "Desfilei sob aplausos da ilusão" quis dizer que para ela os amores que ela teve eram apenas ilusões. Depois têm "Nas cinzas pude perceber, na apuração perdi você" quis dizer, quando carnaval acabou ela perdeu um amor (talvez o carnaval).

    Marco Antônio| Turma:801

    ResponderExcluir
  59. Enredo do Meu Samba

    O texto "Enredo do Meu Samba" possui diversas conotações, porém para compreende-las temos que ter noções de carnaval e dos elementos principais que compõem o lindo texto de Jorge Aragão.
    O autor ao invés de ter o samba como objetivo principal ele demonstra um amor não correspondido, por um alguém que lutou muito.
    Quando o autor cita:
    "Meu coração carnavalesco
    Não foi mais que um adereço
    Teve um dez em fantasia
    Mas perdeu em harmonia" é uma conotação explicita que ele mostra que foi um cara até gente boa porém foi usado e substituído não sendo o suficiente para conquistar a pessoa amada.
    "Sei que atravessei um mar
    De alegorias
    Desclassifiquei o amor de tantas alegrias
    Agora sei
    Desfilei sob aplausos da ilusão
    E hoje tenho esse samba de amor, por comissão Fim do o carnaval
    Nas cinzas pude perceber
    Na apuração perdi você" esse final de texto vemos que no final de tudo por mais que ele desejasse o amor não voltou, e pudemos perceber que esse carnaval para ele não foi tão alegre que seria da pessoa amada.
    Como vimos no texto de Jorge Aragão o texto é repleto de conotações e a escolha do temo foi devido a conotação para que o texto não ficasse tão triste como seria se não fosse com conotações.

    Pedro Caravelo
    Turma 902

    ResponderExcluir
  60. Marcelo Malagutti Ruy 80214 de fevereiro de 2012 às 16:58

    O texto “Enredo do meu Samba", escrito por Jorge Aragão é repleto de conotações, as quais eu explicarei agora.
    A primeira delas está na frase "Não entendi o enredo desse samba amor", no que ele quer dizer que ele não entendeu as intenções de sua namorada."Já desfilei na passarela do teu coração", quer dizer que ele já passou pelos pensamentos dela.
    Quando ele diz"gastei a subvenção do amor que você me entregou" é como se ele tivesse desperdiçado a chance que ele teve com ela.
    No momento em que ele escreveu "passei pro segundo grupo e com razão" ele percebeu que passou a ser ignorado pela pessoa que ele ama, se tornando uma segunda opção, e admite que cometeu este erro.
    "Meu coração carnavalesco não foi mais que um adereço", quer dizer que mesmo que ele tenha se esforçado para se juntar a ela, ele não passou de uma distração, algo a mais.
    "Teve um dez em fantasia mas perdeu em harmonia" com isso o eu lírico quis dizer que mesmo tendo uma boa aparência para a pessoa amada, esta achava que eles não "combinavam".
    E assim segue o texto: "Sei que atravessei um mar de alegorias, desclassifiquei o amor de tantas alegrias". Quando o eu lírico diz isso, é como se ele quisesse passar a mensagem de que ele já teve muitas namoradas e desperdiçou aquela que achava ser a definitiva.


    "Agora sei desfilei sob aplausos da ilusão", nesse verso ele reconhece que ele estava numa ilusão, ignorando os fatos que tinham ocorrido. " E hoje tenho esse samba de amor, por comissão. Fim do carnaval, nas cinzas pude perceber, na apuração perdi você". Nestes últimos versos ele diz que usou este samba "de comissão", ou seja como um pedido de desculpas e arrependimento pelo o que ele fez. Mas na quarta-feira de cinzas ele percebeu que já era tarde demais.

    ResponderExcluir
  61. Conotações

    O texto "enredo do meu samba", escrito por Jorge Aragão se trata de uma musica que e cheia de conotações, que envolve o carnaval e o amor. No texto abaixo irei explica-las para entendermos melhor.
    Ao dizer "Já desfilei na passarela do teu coração" significa que ele já foi importante no coração de uma mulher, mas que isso não faz mais parte da sua vida.
    "gastei a subvenção do amor que você me entregou" quer dizer que ele não usou de maneira ideal o amor que ela lhe entregou, ou seja não soube aproveitar o amor dessa mulher.
    "passei pro segundo grupo e com razão" significa que ele foi passado por um grupo inferior e que foi excluído de sua amada, foi passado para um segundo plano.
    "meu coração carnavalesco não foi mais que um adereço" significa dizer que o seu coração, não passa de um enfeite, um "objeto" sem graça e sem valor.
    "teve um dez em fantasia mas perdeu em harmonia" quer dizer que ao dar valor e se importar a coisas superficiais ,não deu valor ao que realmente era importante, ou seja o amor que sentia um pelo outro.
    "sei que atravessei um mar de alegorias" quer dizer que ele teve que enfrentar vários desafios e obstáculos.
    "desclassifiquei o amor de tantas alegrias" o autor diz que deixou de viver o amor pelo qual lhe trazia muitas alegrias.
    "agora sei desfilei sob aplausos da ilusão" que tudo o que aconteceu não passou de uma ilusão.
    "e hoje tenho esse samba de amor, por comissão fim do o carnaval" o autor quis fazer uma comparação do amor vivido por ele com o carnaval.
    "nas cinzas pude perceber na apuração perdi você" significa que no final de seu romance ele pode perceber que havia perdido a mulher a amada.

    Karoline Soares – 802

    ResponderExcluir
  62. Na musica "enredo do meu samba" do primeiro ponto de vista você pensa que e uma musica carnavalesca, mas se você presta atenção, você consegue perceber que e uma musica de amor, isso acontece, porque nessa musica tem conotações.
    Algumas pessoas não enxergaram as conotações. No primeiro verso – “não entendi o enredo desse samba amor, já desfilei na passarela do teu coração”- conseguimos perceber que o autor esta apaixonado.
    “meu coração carnavalesco não foi, mas que um adereço” - quer dizer ele foi usado pela pessoa amada. “teve um dez em fantasia, mas perdeu em harmonia” – quer dizer que a amada dele era bonita, mas não tinha compaixão.
    “sei que atravessei um mar de alegorias” – quer dizer que ele foi para vários lugares a procura dela.
    “desclassifiquei o amor de tantas alegrias” – quer dizer que ele ou ela deixou o seu amado.
    “desfilei sob aplausos da ilusão” - quer dizer que o amor com ela tina sido acabado. ”nas cinzas pede perceber na apuração perdi você” – quer dizer o amor que ele tanto o amou tinha deixado ele sozinho

    Erick Ghuron
    Turma: 801

    ResponderExcluir
  63. Comentário
    Nesta musica Jorge Aragão, ao contrario do que parece, não retrata uma alegoria de escola de samba ou de um desfile, isso é uma “maquiagem” para esconder a verdade, a música é sobre um homem apaixonado que foi enganado com ilusões e esse homem no fim perde a mulher que ele tanto amou. Esta “maquiagem” é feita o tempo todo com conotações, que nesse caso tem haver com carnaval, para começar nos dois primeiros versos, “Não entendi o enredo/Desse samba amor”, ele quer dizer que não entendeu o que houve, não entendeu o amor deles; nos próximos quatro versos, “Já desfilei na passarela do teu/Coração/Gastei a subvenção/Do amor que você me entregou”, ele continua falando sobre o que estaria acontecendo. Nos próximos dois que são iguais eu entendi como se ele estivesse evoluindo no relacionamento. ”Meu coração carnavalesco/Não foi mais que um adereço”, os versos seguintes, falam sobre ele ter sido usado pela outra pessoa, diz que ele só serviu para isso. Nos dois próximos versos “Teve dez em fantasia/Mas perdeu em harmonia”, ele resume os versos anteriores, como uma apuração de carnaval. “Sei que atravessei um mar/De alegorias/Desclassifiquei o amor de tantas alegrias”, agora ele diz como se tivesse atravessado dificuldades e que “esqueceu” ou retirou , separou o amor das horas que ele teve de alegrias com ela, “Desfilei sob aplausos da ilusão/E hoje tenho esse samba de amor, por comissão.Fim do carnaval/Nas cinzas pude perceber/Na apuração perdi você”. Assim Jorge Aragão termina o samba, e foi como falasse “fim do amor, e então acaba perdendo a mulher que ele tanto amou.

    Bruna Bizarro
    801

    ResponderExcluir
  64. Para começar no texto o Enredo do meu samba podemos encontrar na terceira linha do poema “Já desfilei na passarela do teu coração”,isso se refere a que ele teve o amor dela e agora por algum motivo não tem mais. Depois fala o seguinte “Passei pro segundo grupo e com razão” que quer dizer que ele fez algo errado, deixando a pessoa amada magoada. Depois acompanhado da palavra razão fala “Meu coração carnavalesco” que refere-se ao coração festeiro dele. Abaixo da conotação anterior do poema diz “Não foi mais que um adereço”isso quer dizer que ele não se importou ou não deu muita importância. Também diz “Teve um dez em fantasia” isso significa que ele tinha muitas ilusões. O texto fala que essa pessoa perdeu em harmonia que se referia a pouca coerência em suas ações. Depois o texto fala em primeira pessoa “Sei que atravessei um mar de alegorias”, ou seja, que ele passou por muitas coisas ruins ou boas. Ele fala que desclassificou o amor de tantas alegrias e o que ele queria dizer era que cometeu erros e acabou com as chances de ficar com a pessoa que o amava. Também diz que ele desfilou sob aplausos da ilusão, isso significa que ele estava enganado. No ultimo dia de carnaval, ou seja, “Nas cinzas” é quando tudo acabou. E ele descobre o seguinte “Na apuração perdi você”, isso quer dizer que no final de tudo, ele percebeu que acabou e agora não tem mais o amor da mulher.

    Luis Felipe Ochoa
    801

    ResponderExcluir
  65. A música Enredo do meu samba é repleta de conotações, e neste texto pretendo explicá-las.
    Os primeiros dois versos da música são: ”Não entendi o enredo/Desse samba, amor”. O enredo a qual o eu lírico se refere não é o enredo de um samba propriamente, mas sim, uma situação que ele não conseguiu entender.
    Alguns versos depois ele diz: ”Já desfilei na passarela do seu coração”. Com isso o eu lírico quer dizer que a mulher a quem ele se dirige já o amou. Mas dois versos depois ele diz: ”Passei pro segundo grupo e com razão (não entendi)”, com esta frase ele quer dizer que o amor acabou e ele não entendeu o motivo.
    E nos versos: “Meu coração carnavalesco/Não foi mais que um adereço/Teve dez em fantasia /mas perdeu em harmonia”. O eu lírico diz que o amor era feito apenas de aparências e que apesar desta ter sido boa, o amor, a harmonia, não existiu realmente. E esta ideia é apenas reforçada pelo verso: “Desfilei sob aplausos da ilusão” que diz que tudo o que eles passaram foi ilusão.
    E os últimos três versos são: ”Fim do carnaval/ Nas cinzas pude perceber/ Na apuração perdi você”. O fim do carnaval representa o fim definitivo do amor, o segundo verso faz uma alusão à quarta feira de cinzas, que ocorre depois do último dia de carnaval, nesse dia é feita a apuração dos votos do desfile das escolas de samba, e de acordo com o eu lírico depois da apuração ele perdeu a mulher que amava.

    Aline Assis
    801

    ResponderExcluir
  66. Enredo do meu samba

    No texto “O enredo do meu samba”, Jorge Aragão expressa seu amor por uma pessoa que ele amava, e também fala que possivelmente a perdeu para sempre, para contar isso, ele usou diversas conotações, como podemos notar em quase todos os versos do texto.
    A primeira conotação que Jorge Aragão empregou foi “Não entendi o enredo desse samba amor”, com isso podemos perceber que ele não conseguiu entender o que aconteceu entre ele e a pessoa que ele amava, talvez porque eles não conseguiam se entender. Nos 3º e 4º versos ele quer dizer que já tomou conta do coração da pessoa, mas depois ele “gastou” e “esgotou” o amor que ela tinha lhe entregue.
    Depois ele fala que passou para um grupo mais solitário, ou seja, foi perdendo o amor da pessoa. Depois ele quer dizer que seu coração não passou de um enfeite para a pessoa, e que embora tenha sido um “enfeite” nota dez, não acompanhou o rítimo dela, e quando ele fala que atravessou um mar de alegorias quer dizer que passou por tantos outros amores e que acabou desclassificando um amor que tinha lhe dado tantas alegrias.
    Depois ele fala que tudo não passou de uma ilusão e no fim do carnaval ele percebeu que a tinha perdido na apuração.

    Orlando Moraes-801

    ResponderExcluir
  67. A música “Enredo do meu samba” tem uma adimiravel texto repleto de conotações, que ao ter um primeiro contato com elas você acaba não entendendo muita coisa, mas aos pouscos podemos compreender seu enredo.

    Fazendo uma leitura geral da música, conseguimos perceber que se trata de um homem que partiu o coração de uma mulher, mas depois se arrependeu por ter a magoada, pois percebe que realmente a amava, e isso deixa os dois muito mal.

    No verso “Já desfilei na passarela do teu Coração” entende-se que ele já passou pela vida dela (A mulher citada ao longo da musica), que ele já foi o amor da mulher citada, não é mais. “Gastei a subvenção
    Do amor que você me entregou” que dizer que ele abusou dela, e “Passei pro segundo grupo e com razão” e essa parte confirma o que eu citei no parágrafo anterior, pois esses dois versos da musica ele meio que diz que como ele maguou a moça ele foi descartado da vida dela. “Meu coração carnavalesco |
    Não foi mais que um adereço |Teve um dez em fantasia | Mas perdeu em harmonia” todo esse trecho da a perceber que ele era um homem meio “galinha” e iludia muito a mulher que ele amava, já os versos seguintes a esse você pode perceber que ele esta arependido de tudo o que fez, pois assim como a maioria das pessoas que magoam outras pessoas as vezes acabam percebendo que as realmente a amava.

    Luísa Seghetto - 801

    ResponderExcluir
  68. Da alegria do nosso amor, ja passei por todas as fazes boas e ruins do nosso relacionamento.
    Gastei todas as oportunidades que você me deu.
    Deixei de ser importante e com razão.
    Deixei de ser importante e com razão.
    Não entendi com deixei de ser importante para você.
    Meus sentimentos animados não passaram de um enfeite.
    Teve uma nota máxima em ilusão
    Mas perdeu nos sentimentos verdadeiros que sentia.
    sei que passei por muitos relacionamentos de ilusão
    Por ter me relacionado com muitas outras e sentido tantas alegrias. Esqueci do amor verdadeiro que eu sentia.
    Agora sei.
    Passei por muitos relacionamentos onde nao existia sentimento de amor, somente alegrias de uma paixão.
    E hoje tenho essa tristeza do amor como retribuiçao de todos os erros que cometi no carnaval.
    Mas somente na quarta feira, quando finaliza o carnaval, pude perceber que o resutado de relacionamentod de ilusão. Foi perder o grande amor de minha vida.

    André Cotrim 801

    ResponderExcluir
  69. Enredo do meu samba!

    O texto “Enredo do meu samba” é bem legal e porque tem muitas conotações. Vou começar explicando sobre a primeira conotação:

    “Já desfilei na passarela do teu/ Coração” quer dizer que alguém já o-amou e que ele já foi amado.

    Depois tem a conotação: “Gastei a subvenção/ Do amor que você me entregou” que é que o eu lírico gastou muito do amor que determinada pessoa deu a ele, e quando isso aconteceu ele disse “Passei pro segundo grupo e com razão” que ele gastou tanto o amor ele teve que passar para o segundo grupo.

    A seguir “Meu coração carnavalesco” que é um coração alegre, feliz.

    Depois “Não foi mais que um adereço” que quer dizer que o amor do eu lírico não tinha muita importância, que não passava de uma coisa um objeto.

    A seguir “Teve um dez em fantasia/Mas perdeu em harmonia” que quer dizer que ele foi bom no fingimento, na mentira e na aparência, mas “perdeu a harmonia”.

    Depois “Sei que atravessei um mar/De alegorias” que o eu lírico quer dizer que passou por muitas situações ruins, por falsidades, pois não dá pra atravessar um mar de alegorias porque mar é só de água não de alegorias.

    A seguir “Desclassifiquei o amor de tantas alegrias” quer dizer que ele deixou de acreditar neste amor.

    Depois “Desfilei sob aplausos da ilusão” é que o eu lírico acreditou em uma coisa que não era verdade pois não dá para aplaudir a ilusão.

    Logo em seguida “E hoje tenho esse samba de amor, por comissão/ Fim do o carnaval” é quando o eu lírico vê que o amor acabou.

    E a última conotação “Nas cinzas pude perceber/ Na apuração perdi você” que quer dizer que o amor acabou.

    Ana Elisa Lana Marinho
    801

    ResponderExcluir
  70. No texto Enredo do meu samba, de Jorge Aragão encontrei várias conotações. A seguir irei explicá-las.A primeira conotação é ”passarela do teu coração”, o autor quis dizer que a personagem está apaixonada e carrega um sentimento dentro do peito.”Gastei a subversão do amor que você me entregou”, dá a entender que ele desmerece o amor dela.Em “coração carnavalesco não foi mais que um adereço”, o autor deixa entender que ele não teve muita importância para a pessoa amada. Em “passei pro segundo grupo e com razão”, ele foi trocado por outra pessoa. Na conotação “teve um dez em fantasia mas perdeu em harmonia”, entende-se que ele não correspondia corretamente o amor da pessoa amada.Em “sei que atravessei um mar de alegorias “,entendi que muitas coisa aconteceram com ele e mesmo assim ele não soube aproveitar. No trecho ”desfilei sob aplausos de ilusão”, nota-se que depois de tudo, ele percebeu que aquele amor não existia. “E hoje tenho esse samba de amar por comissão fim do o carnaval”, é como se amor tivesse acabado, assim como o fim do carnaval. Para finalizar, “nas cinzas pude perceber na apuração perdi você”, acho que o autor quis deixar claro que ele perdeu o amor, tudo chegou ao fim, igual a quarta-feira de cinzas que simboliza o fim do carnaval.
    Angelo Moreno Bastos
    Colégio Ativo – Turma 801

    ResponderExcluir
  71. na musica enrredo do meu samba pdemos econtrar muitas conotaçoes,como por exenplo no verso:ja disfilei na passarela do seu coraçao egndo minha piniao ele queria dizer que estiva apaixonado e quando ele diz que atravesou um mar de alegorias,ele quis dizer que ele passou por muitas situaçoes em quanto estava amando,mas na verdade o enrredo do meu samba fala figuradamente ou seja de uma forma bem conotativa sobre um homen que amava uma mulher,que passou por muitas coisas neste romance que acabou tendo um fim.
    no fim do enrredo da musica, eu percebi um verso que me fez penssar muito que e:nas cinsas fui perceber na apuraçao perdi voce,e o significado pode ser que ele estava muito mal por ter perdido quen ele tanto amava,e no verso:desclasifiquei o amor de tantas legrias quer dizer que ele nao deu valor ao amor de uma certa pessoa que era sua amada.
    ja no trecho meu coraçao carnavalesco nao foi mas que um aedereço na minha opiniao o homen ficou mal ou com remorso pelo que aconteceu,e com a leitura deste samba eu entendi que se o lermmos com um olar critico nos podemos entendelo.

    antonio 801

    ResponderExcluir
  72. O texto “ Enredo do meu samba” é cheio de conotações, o que deixou o texto muito legal e interessante, e para você entender essas conotações é preciso você ter pelo menos um pouco de conhecimento sobre o Carnaval.
    Logo no início do texto o autor já apresenta uma conotação,ele disse: “ Já desfilei na passarela do teu coração” o que significa que ele já se apaixonou por uma mulher e talvez até tenha sido parte da vida dela. Depois ele diz “ Gastei a subvenção do amor que você me entregou” ou seja, ela deu amor para ele , mas ele não soube aproveitar, disperdiçou o amor dela. A próxima é “ Passei pro segundo grupo e com razão” , ela deixou ele de lado, passou a ser segunda opção.
    “Meu coração carnavalesco não foi mais que um adereço” ,o coração dele perdeu o valor, virou um misero detalhe, um objeto.
    A próxima conotação é muito interessante, o autor diz “ Teve um dez em fantasia mas perdeu a harmonia” que pra mim significa que ele só se importou com coisas fúteis, superficiais , não se importava se sua companheira estava feliz, brigava com ela, não se importava em estar sempre em harmonia. Essa conotação foi boa na minha opinião porque a maioria dos casais hoje fazem isso, brigam toda hora e não se importam com a harmonia...
    “ Sei que atravessei um mar de alegorias “ ele quis dizer que passou por muita coisa .
    Depois temos “ desclassifiquei o amor de tantas alegrias” , significa que ele deixou de lado o amor que o dava tanta alegria.
    “ Desfilei sob aplausos da ilusão” tudo não passou de uma ilusão, ele não soube aproveitar o que ele tinha, a vida, o que poderia ter tido.
    “ E hoje tenho esse samba de amor, por comissão fim do Carnaval” quer dizer que ele compara o que aconteceu no carnaval com a vida amorosa dele, e que agora teve um fim.
    Aqui vai a última conotação do texto “ Nas cinzas pude perceber na apuração perdi você” ou seja, depois de tudo o que aconteceu, só quando já tinha a perdido que ele foi dar valor a ela,mas já era tarde demais, já tinha perdido o amor de sua vida.
    O texto é muito legal pelo fato de ter muitas conotações que no final acabam nos contando a história de um amor que não foi valorizado.

    Ana Carolina Andrade- 802

    ResponderExcluir
  73. Conotações
    O texto Enredo do meu Samba, de Jorge Aragão, e composto de varias conotações que não fazem referencia só ao carnaval e a um desfile de escola de samba começando pelo titulo, mas sim de uma vida amorosa de qual ele era o protagonista “Enredo do meu samba”, começando a analisar pode-se perceber que “o samba” que ele se refere pode ser sua via vida, e o ‘enredo conta a história da mesma, o artista diz que “... já desfilei na passarela do teu coração...”, com isso podemos dizer que ele já foi amado pela pessoa que amava, já esteve no coração daquela pessoa, “... gastei da subvenção do amor que você me entregou...”, nesse outro trecho ele pode dizer que gastou o auxilio, a ajuda do amor que a pessoa deu, isto é, agora tem que agir sozinho porque a ajuda acabou, quando ele diz que “... passei pro segundo grupo e com razão...” em outras palavras ele esta falando que deixou de ser tão especial como era antes, deixou de ser a primeira opção. “Meu coração carnavalesco/Não foi mais que um adereço/Teve um dez em fantasia/Mas perdeu em harmonia” nesse trecho ele esta querendo dizer que o amor dele não foi mais que um enfeite, que foi bem representado, mas no final não deu certo, na parte seguinte ele diz que passou por muitas dificuldades e deixou de passar por momentos de alegria na sua história de amor, depois “desfilei sob aplausos da ilusão” ele pode dizer que o amor não foi verdadeiro e no final só o que restou foram às lembranças e depois que tudo acabou ele percebeu que perdeu o seu amor.
    Millena Nunes Papicho 901
    Henrique desculpa pela demora de enviar é porque eu estava viajando espero que entenda.
    Beijos, até segunda

    ResponderExcluir
  74. No texto de Jorge Aragão,"Enredo do meu samba", percebe-se várias conotações, onde ele mostra a sua decepção amorosa, e para explicar os seus sentimentos, ele usou o Carnaval como tema, e para entender as conotações é preciso saber alguns dos elementos do Carnaval e o que cada um significa.

    A primeira conotação que ele usa é a seguinte, "Já desfilei na passarela do teu/ Coração", ou seja ele já se apaixonou por alguma mulher.

    A seguinte conotação, "Gastei a subvenção/ Do amor que vc me entregou", ele quis dizer que pediu demais do amor que foi lhe dado.

    A terceira conotação, "Passei pro segundo grupo e com razão", ele quis dizer que foi deixado, passou a ser segunda opção.

    A seguinte conotação, "Meu coração carnavalesco/ Não foi mais que um adereço" ou seja, o coração alegre dele, não passou de um enfeite.

    A quinta conotação, "Teve um dez em fantasia/ Mas perdeu em harmonia", ele quis dizer que o amor muito bem se disfarçou, mais os sentimentos não estavam em harmonia, assim "perdeu em harmonia".

    A próxima conotação, "Sei que atravesseium mar/De alegorias/Desclassifiquei o amor de tantas alegrias", ele quis dizer que passou por muitas coisas em sua vida e declassificou o amor, que o deixava feliz.

    A seguinte conotação,"Agora sei desfilei sob aplausos da ilusão", ele percebeu que o amor não passava de um ilusão.

    A oitava conotação é a seguinte, "E hoje tenho esse samba de amor, por comissão/Fim do Carnaval", ele viu que o amor acabou.

    A última conotação, "Nas cinzas pude perceber/Na apuração perdi você", quer dizer que o amor acabou.

    Eliza Barroso Siqueira- 801

    ResponderExcluir