segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Crônica do Dia - Encantos e Ilusões do namoro virtual - Jairo Bouer




JAIRO BOUER é médico formado pela USP, com residência em psiquiatria. Trabalha com comunicação e saúde. E-mail: jbouer@edglobo.com.br 

Esqueça o olho no olho ou as paixões à primeira vista. O futuro do sexo e do amor pode estar na frente da tela de um computador ou de um celular. Hoje, boa parcela dos jovens (não apenas eles) busca seu par pelos meios virtuais. E não são apenas os tímidos. Os mais exibidos também usam a internet, muitas vezes de forma arriscada, para iniciar contatos. As redes sociais são o ponto de encontro preferencial. Vasculhando o perfil de amigos e conhecidos, é possível localizar alguém que desperte o interesse e, melhor, com algum tipo de referência (mesmo que mínima). Galanteios virtuais e mensagens cifradas podem iniciar a paquera. Com aplicativos de celulares, que usam ferramentas de localização e mapeiam quem está por perto, é possível enxergar os alvos em potencial e iniciar a corte. 
O encontro pode ser às cegas. As salas de bate-papo dos principais provedores de acesso e sites especializados estão lotadas. Ali o risco é maior, pela falta de referências. É claro que, do total desconhecimento ao encontro real, pode haver algumas etapas. Uma espiada numa rede social, a troca de fotos, o contato por câmera e uma conversa por voz podem dar algumas pistas. Mas o efeito surpresa persiste. 
Um fator que alimenta as relações virtuais é a economia de tempo (cada vez mais escasso na vida urbana). Tem gente que passa muito mais tempo na rede do que no mundo real, um sintoma revelador de certa dificuldade de se relacionar com o outro. À distância, pela internet, as pessoas parecem mais desinibidas para expressar emoções e desejos que demorariam mais para aparecer em outras circunstâncias. Num mundo em que a evasão da privacidade virou quase uma regra, exibir sentimentos e imagens pode parecer uma conduta apropriada. 
Mas os namoros virtuais levantam várias questões. A primeira envolve a fidelidade. Da mesma forma que as duas almas se encontraram no vasto espaço virtual, será que amanhã não vão facilmente teclar em busca de outros contatos? Os relacionamentos têm acabado quando um dos envolvidos encontra provas cabais de atividades “extraoficiais” em e-mails, mensagens instantâneas ou recados em redes sociais. Além disso, como avaliar as intenções da pessoa? São frequentes os relatos de problemas (inclusive violência) nos encontros nascidos de contatos virtuais. E onde vão parar fotos e vídeos que, no calor do momento, revelam muito mais do que seria adequado? Como apagar da internet as memórias que podem atrapalhar e comprometer o futuro afetivo e até profissional? Se a internet facilita tanto os encontros, também é importante repensar esse grande espaço por onde hoje podemos levar nosso coração para passear.

6 comentários:

  1. A Crônica escolhida por mim fala sobre a questão desses namoros virtuais,e aonde eles vão parar.
    Bem, o namoro virtual é como a crônica explica,as pessoas não se apaixonam pessoalmente,se apaixonam por quem está atrás de uma telinha de computador,porém os aspectos não são tão importantes,pois os meninos principalmente usam muito poesias,cantadas galanteadas para conquistar a meninada,e no fim disso acaba com quatro opções 1°Realidade(paixão pura)
    2°Morte(enganação pode acabar em estupro)
    3°uma simples brincadeira do garoto(ou homem)
    4°apenas diversão do garoto(ele pode ficar com varias meninas sem que elas percebam,pode ficar com cada uma em um dia da semana)
    Ok,mais não é só isso,existe também as razões de algumas pessoas usarem esse tipo de namoro,ou uma pessoa é muito sozinha e precisa de alguém,ou ela quer se divertir só curtir,porém ela conta a outra pessoa do sexo oposto que só quqer uma noite com ela,geralmente é o caso da opção 4,nisso tudo acontece romances historias “crônicas”
    E até um jeito de matar a saudade,de seu familiar de seu grande amor entre outras opções que o seu coração desejar,mas não é só isso o namoro virtual serve para ajudar um casal que mora na mesma cidade,ajuda a manter o namoro e o contato,talvez não seja ao ruim isso,talvez isso possa ser um meio bem novo para o caminho do amor,As vezes a internet seja um meio de comunicação que ajuda as pessoas, a mante amizades e outras relações,e nessa crônica fala sobre o namoro virtual que não só leva a desgraças mais sim pode levar a sonhos que irão se realizar,mais cedo ou mais tarde qualquer coisa pode acontecer,por isso a internet facilita as coisas para quem precisa e sim ela é muito útil para diversão de alguns mas não para segundas intenções... Gabriel Cal 802

    ResponderExcluir
  2. A crônica fala de namoro e encontro virtual,o que possibilita você conhecer milhares de pessoas.Isso significa que entre as milhares de pessoas que você pode conhecer esta a pessoa que você procurou a vida toda.Mas entre todas as pessoas que você conhece existe pessoas ruins que só querem se divertir arruinando a vida de muitas outras.O amor (ou namoro) virtual pode ser bom e mau ao mesmo tempo.Pelo fato de que você conhece milhares de pessoas que querem o seu bem ou seu mal.Muitas pessoas morreram por que outras pessoas as enganaram levando elas a encontros as escuras onde um não conhece o outro.Então entramos numa regra já muito conhecida "antes de encontrar com quem namora virtualmente tente saber o máximo sobre essa pessoa".
    Quando entramos em sites de relacionamentos o que procuramos é alguém compatível conosco e isso leva a uma coisa que o ser humano ainda não aprendeu, a perfeição. Nós procuramos algo que esta na nossa frente algo que nem aprendemos ainda. O homem não sabe dizer o que ele quer mas ele sabe que o que procura esta logo a sua frente.
    Sempre que encontramos a pessoa certa (ou que a gente pensa que é a certa) nós a chamamos para passear e conhecer nós a conhecemos e as vezes nos tornamos amigos(ou namorados).As pessoas se enganam com as outra só pelo fato de acharem que a pessoa era o que ela queria. Muitas pessoas encontram o seu amor verdadeiro em muitos lugares além de sites de relacionamento.

    Alec

    ResponderExcluir
  3. Essa crônica é muito importante para as pessoas refletirem o que estão fazendo nas redes.
    Hoje em dia tem que tumar cuidado pois as pessoas são muito maliciosas é podemfazerem uma brincadeira de mau gosto que pode acabar em morte ou secuestro é muitas outras coisas.
    Em relação aos adolecentes eu acho que os pais deveriam se responsabilizar pelos filhos explicando o perigo da rede.
    Estamos cansados de ver é ouvir várias vezes o jornal anunciando um secuestro,estrupro ou mortes.
    Não se pode mas comfiar tanto nas pessoas , se não pode confiar na que esta na sua frente , imagina a que esta em outro lugar na frente do computador , as pessoas podem mentir seus perfil ou você pode esta se relacionando é esta sendo traido.
    As salas de bate-papo como "MSN,ORKUT,FACEBOOK" tem até proteçãomais botam a idade maior para aceitar , eu mesmo faço isso, so que tem limites nào se pode marcar um encontro com quem você nunca viu não sabe nada sobre essa pessoa , apartir que a pessoa faz isso , acho que ela passou dos limites , porque esta colocan sua vida em jogo e de sua família.
    Por isso guando seus pais avisarem é porque querem o melhor para os filhos , Jairo Bouer foi muito esperto ou ter escrito esta crônica.

    Gustavo Hemrique
    801-Ativo

    ResponderExcluir
  4. De acordo com a crônica de Jairo Bouer muitas pessoas usam redes sociais para arranjar relacionamentos,o que é verdade.
    O namoro virtual é muito arriscado, você não sabe se a pessoa que está atrás da telinha é quem ela diz ser. Pode ser uma pessoa boa, mas também pode ser uma pessoa com má índole, que só quer se aproveitar de você .
    Os adolescentes parecem não se importar muito com a segurança , acham que é besteira quando as mães os alertam,por isso o número de estupros e seqüestros tem aumentado cada vez mais. Não quer dizer que todas as pessoas que se conhecem virtualmente vão ser estupradas, mas sim que temos que tomar cuidado.
    Na minha humilde opinião , eu não acho certo dizer que você ama alguém que não conhece direito, que só conversou pela internet, como amar alguém que você não conhece? Que nunca viu? Acho que as pessoas deviam repensar esse conceito que elas tem sobre o amor. Eu não me encontraria com ninguém que conheci virtualmente, acho errado...Mas como eu já disse, é só a minha humilde opinião.
    As pessoas só devem saber dos riscos que correm, se ainda quiserem se arriscar...Boa sorte! E que nem a crônica disse, tem que pensar a respeito da fidelidade, que é uma das coisas mais importantes em um relacionamento. Se você souber que a pessoa é boa, confiável, vá em frente! Porque não tentar?
    - Ana Carolina Andrade 802

    ResponderExcluir
  5. Esse texto, fala sobre o namoro virtual e seus perigos. É um texto informativo, e como o nome já diz serve para informar o leitor. Esta crônica é muito importante hoje em dia pois, como ela indica, os adolescestes e até os adultos estão a procura de um par e uma grande parte deles os procuram nas redes sociais e na internet em geral. Este texto deveria ser mais divulgado, pois assim as pessoas deveriam ficar mais atentas aos perigos destes tipos de ações na frente do computador que as vezes se estendem ao encontro na realidade, onde muitas pessoas que o realizaram foram machucadas e até mortas. Os namoros virtuais nem sempre dão errado, mas é melhor nem arriscar.
    A minha conclusão é que mesmo a pessoa tendo o atalho da internet, nas redes sociais e mesmo sem tempo, sempre vale a pena arranjar uma hora ou um segundo que seja para o coração.
    Muitas pessoas acabam “se dando mal” , eu acho, por não serem bem orientadas ou não são orientadas adequadamente então, o que precisa para esse tipo de coisa não acontecer, como morte ao encontro não virtual, seria que no caso dos adolescentes, os pais fossem mais atentos ao que os filhos fazem no mundo virtual e informa-los dos perigo que a internet apresenta; já no caso dos adultos, como disse antes é só ser mais esperto e evitar relacionamentos a distância.
    Assim termino meu comentário sobre esta crônica, cuidado com o que você faz nas redes sociais.
    Bruna Bizarro
    801

    ResponderExcluir
  6. De acordo com a crônica de Jairo Bouer muitas pessoas usam redes sociais para arranjar relacionamentos,o que é verdade.
    O namoro virtual é muito arriscado, você não sabe se a pessoa que está atrás da telinha é quem ela diz ser. Pode ser uma pessoa boa, mas também pode ser uma pessoa com má índole, que só quer se aproveitar de você .
    Os adolescentes parecem não se importar muito com a segurança , acham que é besteira quando as mães os alertam,por isso o número de estupros e seqüestros tem aumentado cada vez mais. Não quer dizer que todas as pessoas que se conhecem virtualmente vão ser estupradas, mas sim que temos que tomar cuidado.
    Na minha humilde opinião , eu não acho certo dizer que você ama alguém que não conhece direito, que só conversou pela internet, como amar alguém que você não conhece? Que nunca viu? Acho que as pessoas deviam repensar esse conceito que elas tem sobre o amor. Eu não me encontraria com ninguém que conheci virtualmente, acho errado...Mas como eu já disse, é só a minha humilde opinião.
    As pessoas só devem saber dos riscos que correm, se ainda quiserem se arriscar...Boa sorte! E que nem a crônica disse, tem que pensar a respeito da fidelidade, que é uma das coisas mais importantes em um relacionamento. Se você souber que a pessoa é boa, confiável, vá em frente! Porque não tentar?
    Ana Carolina Andrade- 802

    ResponderExcluir