quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Artigo de Opinião - Hamilton Werneck: Para que serve escola?

 

Objetivo da escola não é preparar para as universidades?

O Dia
Rio - Relembrando episódio do início da década de 70 no interior do Estado do Rio, voltei a mente para uma escola estadual onde professores se reuniram e organizaram um reforço acadêmico para os alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Alguns sacrificavam as noites de sábado para ficar na escola aplicando provas simuladas para os alunos. Lembro-me bem que nós, professores, datilografávamos as provas, reproduzíamos e aplicávamos. A escola, mesmo com mecanografia, alegava que os funcionários só poderiam fazer os serviços de rotina. Prova simulada era serviço extra.
O resultado foi surpreendente porque alunos que não podiam pagar seus estudos numa escola particular ingressaram em universidades públicas. Surpresa maior foi no início do ano letivo seguinte quando a direção nos informou que não era objetivo de uma escola pública preparar para a universidade. Hoje consigo ler esta frase em sua tradução, com muita clareza: a escola pública não pode promover os filhos dos pobres!
De lá para cá muita coisa mudou, no entanto ainda há escolas, até particulares, que conseguem inventar algum sofisma para dizer que o objetivo dela não é preparar para as universidades. Por essas e outras é que o Brasil amarga uma das mais decepcionantes marcas percentuais de sua população com Ensino Superior.
Qualquer escola deve pensar que precisa evitar duas coisas e promover outras tantas. Ela deve evitar preparar desempregados e treinar monstrinhos. Precisa, sim, preparar pessoas competentes para exercer várias funções, tendo o domínio do conhecimento e, ao mesmo tempo, comprometidas com a sociedade em que vivem.
Com essas ideias tacanhas que só atrasam o país, algumas escolas brasileiras, através de seus responsáveis e gestores, terão contas a prestar à nação, em curto espaço de tempo.

Pedagogo, escritor e palestrante

Nenhum comentário:

Postar um comentário