quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Te Contei, não ? - Maçã tem o mesmo efeito que remédio para coração

Pesquisa mostra que ingestão da fruta ajuda a prevenir mortes por doenças cardíacas, com a vantagem de não causar efeitos colaterais do medicamento



Rio - Na hora de evitar problemas cardíacos, a maçã pode ter o mesmo efeito dos medicamentos. Pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, compararam os efeitos da estatina – droga que combate o mau colesterol – com os do consumo da fruta. Resultado: ambos têm poder de evitar mortes decorrentes de doenças do coração.
Com a ajuda de fórmulas matemáticas, pesquisadores descobriram que ‘prescrever’ uma maçã por dia a adultos acima de 50 anos poderia evitar 8,4 mil mortes por infarto e Acidente Vascular Cerebral, por ano. O número se aproxima dos 9,4 mil óbitos anuais que o uso da estatina evita. A vantagem em adotar a maçã é a ausência de efeitos colaterais do remédio, como fraqueza muscular, enjoo, vômito, alergia e até surgimento de diabetes.
A nutricionista Cinthya Machado, do Hospital Badim, explica que a fruta é rica em fibras, substância que reduz a absorção de colesterol pelo organismo. Mas o efeito só vale se a pessoa ingerir também a casca da fruta. “A fibra absorve a gordura do organismo e depois a elimina junto com as fezes”, explica.
De acordo com o cardiologista Rogério de Moura, do Hospital Balbino, as placas que aderem à parede das artérias, dificutando a passgem do sangue, são formadas por colesterol. Em casos mais graves, a artéria é completamente fechada, o que provoca o infarto. Para reduzir o colesterol, ele recomenda baixa ingestão de gordura saturada, redução de peso e prática de exercício físico.
Sobre a estatina, o médico explica que o medicamento reduz a circulação do colesterol no organismo, pois age no fígado, onde a substância é produzida. “Hoje, só prescrevemos a estatina para pacientes que tenham risco, como hipertensos, infartados e tabagistas”, declara.
 
Jornal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário