sábado, 21 de dezembro de 2013

Te Contei, não ? - Viúva de Chico Mendes preferiu cuidar da família

 

  • Ilzamar disse que opção de não se envolver muito com a luta ambientalista no Acre custou perseguições
Ilzamar Medes, viúva de Chico Mendes Foto: Gustavo Stephan / Agência O Globo / -5-12-2013
Ilzamar Medes, viúva de Chico Mendes Gustavo Stephan / Agência O Globo / -5-12-2013
XAPURI (AC). As últimas palavras que Ilzamar Mendes ouviu do marido, enquanto o líder seringueiro agonizava em seus braços, foram “Sandino e Elenira”, os nomes dos filhos do casal. Chico Mendes não conseguiu concluir a frase, mas o que disse foi suficiente para Ilzamar, então com 22 anos, entender que a missão legada pelo marido era cuidar dos filhos. Por isso a viúva se blindou das acusações de trair os ideais do marido, e não se envolveu muito na luta ambientalista no Acre. Prefere cuidar da casa, da família, principalmente dos netos, e manter bem conservada a casa histórica onde Chico foi morto em Xapuri, hoje pertencente a um instituto administrado por ela.
 
Ilzamar ainda conserva a beleza que encantou o seringueiro. Cabelos em tom cereja, unhas bicolores, ela segue uma rotina de alimentação balanceada e atividade física. Não disfarça o orgulho de ter sido representada, no cinema, por Sônia Braga:
— Já sofri discriminação. As pessoas achavam que eu deveria viver num altar. Diziam que eu estava rica. Fui mais hostilizada pelas próprias mulheres daqui. Mas aprendi com o tempo a não dar importância.
Ilzamar disse que, optando por ter seguido o roteiro que queriam, talvez tivesse escapado das perseguições. Mas se diz em paz com a consciência, certa de que cumpriu o último desejo do marido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário