quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Entrevista - Lucy Caldas Simões - Diretora do Colégio Municipal Profª Maria Isabel Damasceno Simão


Lucy Caldas Simões ,diretora do
 Colégio Municipal Profª  Maria Isabel Damasceno Simão .

*  A quanto tempo você esta na direção?
Lucy: Desde 1989,no Maria Isabel desde 2003.
* Qual foi ou esta sendo seu maior desafio?
Lucy: O maior desafio hoje é fazer com q o aluno estude. Hoje o aluno não tem mais vontade de estudar.
* Os alunos gostam da escola? Eles interagem com vocês a respeito disso para melhorar?
Lucy: Eles gostam da escola. Contribuem muito pouco, mesmo a gente reunindo os alunos,a gente se junta mas... eles têm pouca visão. Não querem se comprometer.
 * Você gosta de ser diretora?
Lucy: Gosto.
 * O Bulling é uma questão que tem sido extremamente abordada ultimamente. Já houve várias propostas de como trabalhar esse assunto sem incentivar. Atualmente a escola tem tomado alguma providência para prevenir tal comportamento?
Lucy:  Eu costumo dizer que o bulling faz parte da falta de educação, da falta de respeito. Acho que isso é o principal porque, se você respeita o seu colega não vai sofrer nem fazer com que o outro sofra. E nós sabemos de alunos, que não chega a ser bulling... Mas é quase. Daí, a gente começa a chamar a família, conversar com esse alunos, ou com estes alunos,que estão fazendo buling. Mostrar que eles estão fazendo a coisa errada. Mandando que eles se coloquem no lugar do outro.  E às vezes temos que ser bem enfáticos pra ele entender.
 * Se na escola,hoje, acontecesse algum caso de bulling grave. Que medidas seriam tomadas?
Lucy:  Com certeza já vínhamos conversando com os responsável e trabalhando com o aluno. Colocaríamos o responsável a par da situação. Aqui dentro da escola nos encaminharíamos para o orientador educacional. Se não desse jeito vamos encaminhar ao conselho tutelar. O conselho tutelar  vai tomar medidas de ajuda porque eu acredito que se alguém está cometendo bulling é porque não é uma pessoa bem equilibrada e precisa de ajuda. Mas agente sempre percebe quando começa, sempre o professor avisa “tá todo mundo implicando com fulano...” A gente evita usar o termo bulling. Quando dizem: ”é bulling!” aí eu digo  ” não,é falta de educação,de respeito”
* Segundo o MEC, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação. Você acha mesmo que o IDEB realmente pode mostrar a qualidade de cada escola,uma vez que não leva em consideração as condições do ambiente escolar e  os métodos de ensino utilizados?
Lucy:  Eu acho que não seve como parâmetro, porque eles avaliam com uma única prova, quem não vem é considerado zero. Se eu tenho 30 alunos e 20 fizeram prova,você pode até tirar uma nota razoavelmente boa, mas 10 faltaram e esses 10 zeram. Aí abaixa meu IDEB. Outra coisa que abaixa o IDEB é, por exemplo: O nível do município em português e matemática foi 6. Nós ficamos em português nível 5 quase chegando a 6 ,e matemática 6 . Poderia dizer que estamos bem. Mas aí, vem a distorção idade série: Quando o aluno está velho na série,isso baixa o IDEB. Evasão escolar conta, por exemplo, no início do ano fizemos a prova e saímos bem. Mas quando chegou lá na frente ,no final do ano de tantos alunos, X evadiram e outros tantos perderam.  Isso abaixa o IDEB. A prova Brasil ajuda, mas ela não é tudo. Até mesmo porque é uma prova de marcar e no dia a dia você não “marca” sem contar que se marcou a errada ,errou. Não tem como se aproveitar algo como numa questão discursiva. Ela serve no caso de, por exemplo: porcentagem, se todo mundo ou grande maioria errar porcentagem eu sei que o professor não trabalhou. Pra isso serve: ver o que o professor trabalhou realmente
* O Maria Isabel está  abaixo do IDEB?
Lucy:  Tem caindo a três anos sucessivos. Não ficamos abaixo do IDEB, já teve um ano que ficamos bem acima.
 * Como é feita  a preparação para a provinha Brasil?
Lucy: Geralmente a gente trabalha com os descritores, que a Secretaria de Educação manda, geralmente são 12. Os professores quando fazem seus planejamentos eles já priorizam nas matérias os conteúdos que caem na provinha.
* Vêm acontecendo várias discussões quanto ao ensino religioso em escolas publicas. Você considera isso algo positivo ou negativo? Poderia ajudar na aceitação da variedade religiosa que presenciamos?
Lucy:  O ensino religioso é obrigatório oferecer, mas não é obrigatório o aluno participar. Isso é lei. Então como é feita essa questão do ensino religioso? A gente trabalha valores, amor ao próximo. Não se fala “religião”. Ninguém coloca um professor para trabalhar religião. Nós dissolvemos em forma de projeto, dissolve em cada professor trabalhando valores, ética.Hoje não se trabalha religião assim. Hoje não se faz culto nem se faz missa. Se passa uma mensagem de paz,de carinho.

Entrevistadores  Aline Ziehe,Bruna Oliveira,Isabele Aguiar,Lucas Abade e Pamela Fiqueiredo / Turma 801 / 2012


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