sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Te Contei, não ? - Quando crescer, vou ser desempregado

 
Realizado neste mês num parque de diversões em São Paulo, um levantamento do Datafolha sobre os receios de crianças de 12 a 14 anos, a imensa maioria delas de classe média para cima, dá uma indicação do nível de "adultização" da infância.
Na lista de temores infantis, segundo a pesquisa, aparecem, entre os principais destaques, a violência urbana e o desemprego. Tirando os itens "assombração" e "terror das provas escolares", as crianças têm os mesmos medos - e quase em igual proporção - dos adultos.
A "adultização" da infância é, de um lado, uma consequência do bombardeio dos dados da mídia na era do tempo real e, de outro, um efeito da claustrofobia provocada pelo cerco do desemprego e da violência.
Havia um tempo em que se repetia a pergunta: "O que você vai ser quando crescer?" e quase todas as crianças demonstravam a certeza de que fariam alguma coisa. Não se diziam coisas do tipo "talvez eu seja um desempregado".
Na pesquisa do parque de diversões, 74% disseram ter medo de, no futuro, não conseguir trabalho. Para uma criança, imaginar-se sem ocupação depois de terminada a escola, temer pelo emprego dos pais e sentir-se cercada por delinquentes representa uma brutal taxa de ansiedade, que, muitas vezes, acaba no consultório psicológico.

PS - Para ter uma ideia do tamanho da ansiedade infantil: 91% das crianças daquela amostragem têm medo de serem sequestradas.


GILBERTO DIMENSTEIN

Nenhum comentário:

Postar um comentário