quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Te Contei, não ? - Cinco Minutos de José de Alencar



A obra “Cinco Minutos” foi escrita no início da carreira de José de Alencar. Assim como seus  outros romances , esse foi feito aos moldes do folhetim. A história se passa nas cidades de Rio de Janeiro, Petrópolis e Minas Gerais, além de vários países da Europa. “Cinco Minutos” faz parte da fase urbana do autor.

“Cinco Minutos” conta a história do casamento do autor com Carlota. Para o leitor, parece que está escutando uma história que não é para ele, pois Alencar dirige seu texto a uma prima. O leitor aqui é uma terceira pessoa.

O enredo da história no começo é de um homem que não sabe o que é paixão e é melancólico, e de Carlota, uma menina doente de 16 anos e que o segue nas ruas e festas. Eles se conhecem quando ele se atrasa cinco minutos para pegar o ônibus e acaba conhecendo Carlota no próximo. Depois, ela confessa a doença que tem e o amor por ele, mas logo após o abandona,deixando-o com a escolha de ir a seu encontro e presenciar seus últimos dias de vida ou esquecê-la e não ver seu sofrimento. Ela acaba se curando de sua doença e os dois terminam felizes, um com o outro.

José de Alencar mostra acontecimentos reais que marcaram o Rio de Janeiro no início do século e as personagens desta obra representam a vida burguesa da Corte brasileira.
 Vale a pena conferir ....


Contribuição do aluno Pedro Chaves / Turma 802 / 2012

2 comentários:

  1. Muito interessante.

    ResponderExcluir
  2. Podemos considerar que 'Cinco Minutos' foi uma das histórias que lançou José de Alencar ao público.
    Podemos perceber que fez bastante sucesso na época, porque hoje, temos livros sobre, e geralmente, história feitas de folhetim, só viram livros se ficam ''populares''.
    Podemos ver que a história é idealizada, porque, é baseada num casal que não tinham muitas chances de se encontrar e ficarem juntos, mas de algum jeito, conseguiram, e são essas as características de romances em geral, um casal se apaixona e tentam ficar juntos, no final, conseguem ou alguma tragédia acontece e suas vontades não são concebidas.
    Em geral, 'Cinco Minutos' é como qualquer outro romance, sem muitas variações, sempre segundo o roteiro dos romances.

    Luisa Heinle Kühner 802

    ResponderExcluir