sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Te Contei, não ? - Roleta - Russa




Na semana passada, o antirretroviral Truvada foi liberado pela FDA, o órgão responsável pela regulamentação de medicamentos e alimentos nos Estados Unidos, para a prevenção do vírus da Aids, o HIV. O aval é para pessoas saudáveis que pertencem a grupos de altíssimo risco de contaminação, como usuários de drogas injetáveis ou pessoas que têm parceiros contaminados. A medida representa um avanço no controle dessa infecção que já matou 25 milhões de pessoas no mundo nos últimos trinta anos. Mas ela foi recebida com cautela por muitos infectologistas. Isso porque, apesar de a autorização ter sido restrita, os médicos temem que o medicamento seja utilizado de forma indiscriminada, como o principal método para se proteger da Aids. "A indicação estimula comportamentos desajuizados, por dar uma falsa impressão de total proteção", diz o infectologista Paulo Olzon, professor de clínica médica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Um dos principais temores apontados pelos especialistas diz respeito à própria eficácia do remédio. Quando usado preventivamente, o Truvada reduz o risco de infecção em cerca de 70%. "O índice é bom, mas está longe de resolver o problema", diz o infectologista Artur Timerman, do Hospital Edmundo Vasconcelos, em São Paulo. O HIV é extremamente resistente à imunização. A começar por seu mecanismo de ação. O vírus tem como primeiro alvo no organismo os linfócitos CD4, as principais células de defesa do sistema imunológico. Ele entra nos linfócitos CD4 de forma tão veloz e se multiplica tão rapidamente que o corpo não consegue produzir anticorpos eficientes. O Truvada age antes mesmo da infecção, impedindo a entrada do vírus no DNA das células CD4. Mas aqui surge um novo problema, que explica por que a eficácia do medicamento é de 70% e não 100%. Há pelo menos 500 subtipos de HIV identificados na medicina, sendo que uma mesma pessoa pode se infectar por mais de um deles. Cerca de 10% das variantes, justamente as mais prevalentes, são resistentes à ação desse tipo de medicamento. O Truvada está disponível nos Estados Unidos para o tratamento de pessoas infectadas desde 2004. Basta a apresentação de uma receita médica, com nome e RG do paciente, para comprar o remédio. No Brasil, só as importadoras de produtos de saúde o vendem. O preço é de cerca de 1500 dólares (aproximadamente 3000 reais) a caixa, que dura um mês.
Em toda a história da medicina, são poucos os casos em que o tratamento de uma doença tenha progredido tanto quanto o da Aids. No início da década de 80, quando não havia os Antirretrovirais, a presença do HIV no organismo representava uma sentença de morte praticamente imediata. Entre o diagnóstico e a fase terminal, transcorriam cerca de cinco meses. Em 1986, com a chegada ao mercado do primeiro remédio antiaids, o AZT, os pacientes com Aids passaram a viver um pouco mais de um ano. Já no fim dos anos 1990, com a criação do coquetel antiaids, composto de pelo menos três tipos de medicamento antirretroviral, foi possível prolongar, com qualidade, a vida dos doentes por tempo indeterminado. Mas, se as mudanças na área dos tratamentos são indiscutíveis, a prevenção ainda deixa muito a desejar. A cada ano, cerca de 2,5 milhões de pessoas se infectam com o vírus da Aids - 35 000 delas no Brasil, um número equivalente aos casos de câncer de intestino. Nesse cenário, o Truvada, claro, pode ser um bom aliado. Entretanto, como acertadamente determinou a FDA, seu uso tem de ser limitado àqueles para os quais o risco de contágio é iminente.

Revista Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário