Rio - A estudante Isabela Carvalho Vieira, 18 anos, realizou uma façanha: obteve 1.000 pontos na prova de redação do Enem. A nota máxima, e com peso maior, lhe garantiu uma vaga no superdisputado curso de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Como ela, a carioca Manuela Marques Batista, 21, gabaritou a prova e teve o texto incluído na cartilha elaborada pelo Ministério da Educação (MEC) como exemplo de redação para os futuros candidatos ao Enem.
O guia será distribuído em escolas públicas de todo o País, com versão em braile para deficientes visuais.
Ela conta que ficou surpresa com o resultado. “Não esperava. Mas não tem mistério, é uma receita de bolo. Só que tem gente que não se preocupa em praticar e deixa o bolo queimar”, brinca. Outro conselho das candidatas ‘nota mil’ é caprichar na letra. “Faça rascunhos e depois passe a limpo para que a letra fique legível e não descontem ponto”, dá a dica Isabela.
Apesar da boa colocação no Enem, Manuela ainda aguarda reclassificação para Medicina na UFRJ.
Confira truques para tirar nota máxima:
SEJA CLARO E DIRETO
Evite textos com palavras muito rebuscadas. Procure ser claro no que pretende dizer. Um bom texto deve ter informações precisas e frases interessantes.
LEIA JORNAIS
Mantenha-se bem informado em relação ao que está acontecendo no mundo, lendo jornal e assistindo a noticiários. Cite fatos atuais. As referências dão embasamento ao tema da redação. Isso demonstra que você sabe o que diz.
EVITE FRASES LONGAS
INICIE PELA REDAÇÃO
Comece pela redação, que tem peso maior que as demais provas. As campeãs da redação aconselham gastar uma das cinco horas de prova para redigir o texto, que precisa ter introdução, desenvolvimento e conclusão, apontando solução.
FAÇA RASCUNHO
Passe a limpo sua redação e capriche na letra. Evite rasuras. O cuidado com o texto é valorizado pela banca. Professores terão milhares de provas para corrigir e não vão perder tempo com textos de difícil compreensão.
Jornal O Dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário