sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Te Contei, não ? - Dante Alighieri


Dante Alighieri nasceu em Florença, em maio de 1265. De família nobre e abastada, dedicou-se desde cedo aos estudos, sendo que o célebre Brunetto Latini foi um dos seus mestres. Estudou letras e ciências, não se descuidando do desenho e da música. Mais tarde aplicou-se também à teologia. Desde os 12 anos Dante já    sabia que deveria se casar com uma moça da família Donati , pouco sabe sobre sua vida , a maior parte das informações são sobre sua educação , sua família e suas opiniões são geralmente meras suposições.
Dante participou da vida política da sua cidade, ainda jovem. Em 1289, os exilados florentinos, juntando-se aos outros gibelinos de Toscana, tentaram invadir a República. O exército florentino deu-lhes batalha em Campaldino no dia 11 de junho de 1289, conseguindo derrotá-los. Dante participou destas operações militares, combatendo na cavalaria. Logo depois, participou também do assédio ao castelo de Caprona.


A Itália de Dante

            A Itália no tempo de Dante estava dividida entre o poder do papa e o poder do Sagrado Império Romano. O norte era parcialmente alinhado com o imperador (que podia ser alemão ou italiano) e o centro, com o papa. 

A política nas cidades representava os interesses de famílias.  A família de Dante pertencia a uma facção política conhecida como os guelfos (Guelfi) - representados pela baixa nobreza e pelo clero - que fazia oposição a um partido conhecido como os guibelinos (Ghibellini) - representantes da alta nobreza e do poder imperial. Os nomes dos dois grupos eram originários de partidos alemães, porém os ideais políticos eram um mero pretexto para abrigar famílias rivais. Florença se dividiu em guelfos e guibelinos quando um jovem da família Buondelmonti não cumpriu uma promessa de casamento com uma moça da família Amadei e foi assassinado. As famílias da cidade tomaram partido por um lado ou por outro assim se divindo.
Dante nasceu em uma Florença governada pelos guibelinos, que haviam tomado a cidade dos guelfos na sangrenta batalha conhecida como Montaperti (monte da morte), em 1260. Em 1289, Dante lutou com o exército guelfo de Florença na batalha de Campaldino, onde os florentinos venceram os exércitos guibelinos de Pisa e Arezzo, e recuperaram o poder sobre a cidade.
 A divina comédia
      A divina comédia é a obra prima de Dante , estima-se que iniciou-a por volta de 1307 , concliu-a pouco antes de sua morte (1321). Toda a obra foi escrita em italiano , a obra é um poema narrativo que registra uma odisseia pelo inferno , purgatório e paraíso, Dante descreveu cada etapa detalhadamente , quase visualmente. Dante o personagem principal passa por todos os lugares citados , no inferno e purgatório com o poeta romano Virgílio , já no céu por Beatriz , musa em muitas de suas obras.
 As três partes da obra:
Inferno: o inferno é a primeira parte da “divina comédia” , está divida em 34 Cantos (uma divisão de longas poesias) , no poema , o inferno é descrito com nove Círculos de sofrimento localizados dentro da Terra. Foi escrito no início do século XIV.
Purgatório: logo após sair do inferno , Dante acompanhado de Virgílio , logo se deparam com uma altíssima montanha (o Purgatório). Depois de passar pelos dois níveis do purgatório , os dois passam por um portal iniciando uma nova aventura , subindo cada vez mais. Passam por 7 terraços onde são expurgados , cada um com os sete pecados capitais. Já no último círculo os dois se despedem e Dante continua junto com um anjo  que o acompanha ao caminho do paraíso. Chegando ao paraíso ele encontra Beatriz nas margens do Rio Letes , onde banha-se para se purificar e seguir viagem a caminho das estrelas.
  O Paraíso: é o canto da beatitude, da consonância da vontade dos bem-aventurados com a de Deus. É também o canto das dissertações teológicas, das doutas explicações que Dante recebe da sua dama e de outros eleitos.
Considerações Finais
Conseguimos ver vários vídeos e documentários sobre a obra, seu trabalho na época inspirou outros artistas com os efeitos especiais. Fizemos uma comparação com os filmes de hoje em dia, e há até alguns que repetem o contexto da época. Os efeitos especiais foram sim, revolucionários, para a época, porém podemos também observar que atualmente temos um grande número desses efeitos vinculados a realidade,
Curiosidades:

v  O poema chama-se “Comédia” não por ser engraçado mas porque termina bem (no Paraíso);
v  “L,Inferno” Um filme italiano de 1911 , foi inspirado na “Divina Comédia”, Uma produção repleta de efeitos especiais inovadores


Fonte:
youtube – vídeo Dante



Contribuição dada por Matheus Azevedo, Erick Cordeiro, Breno Miranda e Gabriel Martins / Turma 702 / Ativo 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário