quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Te Contei, não ? - Til de José de Alencar


O livro til foi lançado em 1871, pelo famoso escritor brasileiro Jose de Alencar. O romance, que  se passa no interior paulista, conta a historia de Berta, uma jovem pequena e esbelta que desperta a paixão de todos a sua volta. Seu irmão de criação Miguel é um moço alto e ágil. Filho de Nhá Tudinha, e seu maior admirador e vive tentando conquistá-la.
Os dois são amigos dos irmãos gêmeos de “cabelos castanhos e olhos pardos” Linda e Afonso, filhos do fazendeiro Luis  Galvão e sua  esposa, D. Ermelinda. Linda ama Miguel que não lhe corresponde e Afonso gosta de Berta,  que lhe quer como bom amigo. Os quatro costumam se encontrar nas margens do rio Tanquinho para conversar e brincar, sendo que Berta faz de tudo para que Miguel se interesse pela sua bela amiga.
Berta é muito amorosa e gosta de ajudar as pessoas. Sempre que possível visitava Zana, ex-escrava que enlouqueceu, e tentava ensinar Brás, sobrinho órfão de Luis Galvão que vivia na fazenda e tinha problemas mentais. O garoto de 15 anos era feio e descomposto em seus gestos e costumava realizar atos muitas vezes maldosos contra familiares e amigos. Ele idolatrava Berta e tinha ciúmes de seu amigo com Zana e sua amizade com seu primo Afonso.
Todos conhecem a fama de João Fera, o capanga mais temido da região que cometia as maiores violações. Ele rondava a fazenda de Luis Galvão, que teve um pressentimento em D. Emerlinda. De fato, João tinha sido pago por um desafeto do fazendeiro para matá-lo, mas devido a amizade de infância que os dois tinham, tinham que comprir sua parte do combinado.
É um livro muito bom do Romantismo brasileiro de um grande escritor, como José de Alencar, um romance regional que marcou a época e sua lista de obras.


Contribuição do aluno Vinicius / Turma 802 / 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário