domingo, 26 de agosto de 2012

Te Contei, não ? - Homens estão perto de ganhar anticoncepcional



Rio -  Cientistas das universidades de Harvard, Washington e Baylor, nos Estados Unidos, anunciaram a descoberta de substância que pode virar um comprimido para os homens controlarem a própria fertilidade. Seria a primeira pílula anticoncepcional destinada ao público masculino.


O composto, por enquanto testado em camundongos, inibe a proteína presente nos testículos e essencial à fertilidade, a BRDT. As cobaias fabricaram menos espermatozoides e, mesmo os produzidos, tinham mobilidade muito baixa, o que impediu a fecundação.

O médico Luiz Fernando Dale, especialista em reprodução e diretor do Centro de Medicina da Reprodução no Rio, explica que, se a capacidade de movimentação do esperma é pequena, ele não consegue chegar até a trompa, local onde se dá a fecundação do óvulo.

Os pesquisadores americanos informaram também que, quando os animais pararam de ser submetidos aos inibidores, os gametas se recuperaram rapidamente. “A capacidade de reprodução voltou ao normal de forma saudável”, explica o principal pesquisador do estudo, o pesquisador James Bradner.

O diretor-médico do Vida — Centro de Fertilidade da Rede D’Or, Paulo Gallo, explicou que a dificuldade em criar anticoncepcional masculino se deve à alta quantidade de produção de espermatozoides. “São gerados milhões de espermas diariamente. É muito mais difícil você bloquear o início do crescimento dessas células reprodutivas”, afirmou o médico.

Segundo o especialista, é preciso criar medicamento que não interfira na libido ou no desempenho sexual do homem. Por enquanto, os testes com a substância também não causaram redução no desejo sexual durante o uso ou outros efeitos colaterais.

Para Luiz Fernando Dale, o sucesso da droga acabaria com a responsabilidade exclusiva da mulher na prevenção à gravidez: “Se o método se mostrar eficaz, será essencial na hora de dividir obrigações na vida sexual do casal”.
Jornal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário