quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Crônica do Dia - Gregos e troianos - Martinho da Vila



Rio -  A Copa do Mundo bate à nossa porta. Milhares de pessoas virão para o Brasil, um batalhão de fotógrafos e jornalistas estão de malas prontas para registrar a festa final no Rio, mas por aqui só pensamos nas Olimpíadas. Foi feito um lindo clipe, no qual eu representei Zeus, o Deus Olímpico, sonorizado com a muito boa música do Arlindo Cruz, Arlindinho e Rogê, ‘Os grandes Deuses do Olimpo visitam o Rio de Janeiro’:

“Os grandes Deuses do Olimpo chegaram na nossa cidade/ E o Rio continua lindo, um Panteão de verdade/ Apolo adorou o som, o pôr do sol/ E a tarde Poseidon olhou o mar e disse: é isso é que é felicidade!/ Ficaram na roda de samba até clarear/ Ficaram até de perna bamba de tanto sambar/ Ficaram na roda de samba até clarear/ Ficaram até de perna bamba de tanto sambar/ Ô, ô, ô, ô! Os Deuses do Olimpo chegaram na nossa cidade/ Ficaram até de perna bamba de tanto sambar/ O Hermes Mensageiro falou pro pessoal/ Que o Rio de Janeiro é sempre Carnaval/ Até o Dionísio saiu na Bateria/ Afrodite era a Rainha da folia/ E Hera se encantou com a lua do Arpoador/ Atenas se encantou com a vista lá do Redentor/ Ô, ô, ô, ô! O Rio de Janeiro continua lindo/ Todo mundo sambando, todo mundo curtindo. Alô Vila Isabel!/ Ô, ô, ô, ô!/ Rainha da folia, Afrodite! Ô, ô, ô, ô! / Hércules falou "Povão Trabalhador"/ Artemis na floresta se enche de amor/ Éfeso disse a Haras: “O Rio é de paz!”/ E todos responderam: “O Rio é demais!”/ Zeus mandou dizer que os jogos estão pra chegar”.

Soube que em uma igreja protestante uma pastora fez uma crítica à música e ao clipe porque foram baseados na mitologia grega e não na Bíblia. Certamente a tal evangélica não sabe que os jogos olímpicos são de origem grega e está perdoada. Alguns sambistas protestaram porque no clipe só aparecem a Vila e a Portela. Protesto impensado, pois não daria para enfocar todas as escolas do Rio, que são mais de 50.

Botafoguenses e tricolores também se manifestaram irritados porque só aparecem as camisas do Vasco e do Flamengo. Aloooooô!!! Se fossem feitas alusões a todos os clubes de futebol do nosso município, teríamos que colocar também Bangu, Olaria, Madureira, Bonsucesso e os da segunda divisão, incluindo América e o São Cristóvão.

Ha também quem ache que deveria ser usada como fundo musical das premiações nos pódios a marcha carnavalesca ‘Cidade Maravilhosa’ ou uma outra música já conhecida, mas prefiro o samba do clipe, muito mais adequado. Ouçam e vejam com mais atenção, minha gente! No final vai agradar a gregos e troianos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário