sexta-feira, 29 de março de 2013

Te Contei, não? - Abandono faz Lapa virar "casa" de moradores de rua

Comerciantes reclamam que a desordem urbana na região atrapalha os negócios

 
POR Constança Rezende
 
Rio - Esmolas fartas, facilidade de acesso às drogas baratas e sobras de comida. Com tantos atrativos, os moradores de rua da Lapa resistem às operações sistemáticas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS).

Do outro lado, a população de rua reclama do tratamento e dos abrigos oferecidos pelo estado. Moradores e comerciantes sentem-se cada vez mais incomodados com a situação.

A gerente da loja de ferragens Couso, que fica na Praça João Pessoa, um dos lugares de maior concentração de população de rua da Lapa, Singoala Luz, diz que os moradores de rua espantam seus clientes, com abordagens por dinheiro e cachaça.
Nesta sexta-feira foi o primeiro dia de reabertura das ruas na Lapa que fechavam nas noites de sextas, sábados e domingos | Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia
Nesta sexta-feira foi o primeiro dia de reabertura das ruas na Lapa que fechavam nas noites de sextas, sábados e domingos | Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia
“Tem dias que os moradores de rua até brigam na minha porta”, relata. O gerente da drogaria que também fica na praça, Ivanildo Alves, diz que a população fica no local porque muitos restaurantes dão sobras de comida para eles.

A moradora do bairro há 23 anos, Lúcia de Paula, que ontem desviava o carrinho de seu neto de 10 meses das pessoas que dormiam na rua, conta que, de dezembro para cá, o número de moradores de rua aumentou no local. “Com as UPPS, muitos deles migraram para cá porque aqui tem mais acesso às drogas”, argumenta.

A Secretaria de Desenvolvimento Social diz que realiza diariamente ações de abordagem social junto aos moradores de rua na Lapa. De acordo com os estudos da pasta, a população é composta predominantemente por homens adultos, entre 25 e 53 anos, usuários de drogas lícitas (álcool) e ilícitas.

A maioria tem comportamento agressivo e mostra resistência à abordagem dos assistentes sociais. O órgão alega que a ampla oferta de serviços e facilidades oferecidos por entidades assistenciais no bairro incentiva a migração e a permanência da população de rua na região.
Comerciantes dizem que moradores de rua atrapalham os negócios | Foto: André Mourão / Agência O Dia
Comerciantes dizem que moradores de rua atrapalham os negócios | Foto: André Mourão / Agência O Dia
‘Melhor na rua que no abrigo’

O morador de rua Francisco Sales, que dorme na Lapa há um ano, disse que escolheu o bairro por ter melhor acesso a comida e bebida.

“Sou viciado nesta praga (álcool) há 30 anos. Aqui, consigo mais fácil”, afirmaSales, que diz ser ex-garçom do Hotel Pouso Real, na Rua do Rezende.

Ele conta que já foi levado pela Secretaria de Desenvolvimento Social três vezes para o abrigo Boa Esperança, em Santa Cruz, mas que prefere dormir no papelão. “Aquele lugar é uma boca de fumo e mais sujo do que aqui”, disse. A secretaria disse que o local passa por reforma.

Setenta acolhimentos por semana

A Secretaria de Desenvolvimento Social informou que realiza, em média, 70 acolhimentos na Lapa, por semana. Os adultos são encaminhados para a Central de Recepção, na Ilha, ou para o Abrigo Rio Acolhedor, em Paciência.

Crianças e adolescentes vão para a Central Carioca ou para Central Taiguara, no Centro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário