As canções de "Os saltimbancos" e a ditadura militar
Em
vias gerais, todo ciclo tem seu começo e seu fim, dando espaço a outro que venha
lhe ocupar o lugar, exceto em raros e bons casos cujo percurso se faz infinito
pelo saber dos ventos e dos tempos. Sem fugir a regra, encerramos com essa
postagem um ciclo*
destinado a trazer nossas considerações a respeito da obra Os
Saltimbancos, versão de Chico Buarque da consagrada montagem Os músicos
de Bremmen, dos irmãos Grimm, tingidas sobre as cores de um passado cinzento
que cobriu o céus de nossa nação, ganhando nas entrelinhas a crítica sublime de
quem reprova e age com as armas que lhe são inerentes: as palavras. Ressaltamos
aqui, que apesar do número de postagens dedicadas ao tema e do trabalho que se
empreendeu (cuidadoso com as análises alegóricas, trechos e sentidos), não
tivemos a pretensão de esgotar as possibilidades de leitura, de abordagem e de
estudo, visto que a obra por si só tem como aspecto positivo estar aberta a
interpretações, sendo atualizada cada vez que se aponta novo norte de interesses
e curiosidades.
De
acordo com Rufino (2008), durante o período ditatorial brasileiro, todo tipo de
produção cultural (jornais, teatro, música, cinema etc.) foi influenciada pela
situação sociopolítica do país, já que após os atos institucionais I, II e III,
as atividades culturais ganharam grande função política como local de possíveis
discussões e resistência à ditadura, devido ao seu caráter de formadoras de
opinião e comportamento. Assim, os artistas, somados aos estudantes e
intelectuais, sentiram a pressão do governo que tentou calar quem tinha algo a
falar.
Segundo
o site Virtuália – O Manifesto Digital, Chico
Buarque foi um dos compositores mais censurados durante a ditadura. Tanto as
canções de protesto quanto as que se referiam aos costumes da época sofreram com
a censura.
Os problemas de Chico Buarque com a censura
começaram junto com a sua carreira. Em 1966, a música “Tamandaré”,
incluída no repertório do show “Meu Refrão”, com Odete Lara e MPB-4, é
proibida após seis meses em cartaz, por conter frases consideradas ofensivas ao
patrono da marinha. Era o começo de um longo namoro entre a censura e a obra de
Chico Buarque.
No
período tornou-se comum a estratégia de compositores utilizarem muitos discursos
metafóricos para burlar a censura (como por exemplo, os animais das canções já
descritas que poderiam, se compreendidaos como alegorias, representar vários
tipos humanos). Rufino (2008) ressalta que uma frase muito difundida no meio
artístico era: “Silêncio ou metáfora”, e que as ações de cantar e gritar,
nas músicas da gata e do jumento, “funcionam como metáforas para a
resistência” e para a rebeldia. Ambos se rebelaram contra seus donos na fábula
quando decidiram abandoná-los e seguir para a cidade, do mesmo modo se rebelaram
por meio da música (a gata cantando e o jumento berrando). Rufino (2008) faz uma
leitura de que os dois animais são tomados metaforicamente como o “povo” e seus
senhores como o governo ditatorial (isso foi muito abordado na análise das
quatro canções dos animais principais da peça).
Em
seu estudo, Rufino (2008) aponta que as canções História de uma Gata e
O Jumento enquadram-se em um paradigma de produção que buscava burlar “a
censura e as leituras feitas pelos órgãos governamentais”. As canções, avaliando
todas da peça Os Saltimbancos como um geral,
possuem um público bem específico (infantil)
a ser persuadido. Para alcançar seu objetivo, o enunciador se desdobra com
esmero para conquistar o enunciatário, que, como vimos, tornou-se um leitor que
espera ser surpreendido a todo momento. As estratégias de persuasão que foram
evidenciadas em nossa análise possuem como traço característico o aspecto
lúdico. Elas interpelam a criança, colocando-a sempre numa situação de
estranhamento (Rufino, 2008, p.124).
Assim,
as letras das canções da peça Os Saltimbancos, utilizando-se da
figuração, pretendiam conquistar os públicos adulto e infantil mostrando-lhes
que a rebeldia era possível e necessária, o que era exemplificado (ou melhor,
sugerido alegoricamente) pelos animais deixando seus donos, se livrando da
submissão e da exploração.
* Link para as outras análises das canções de Os saltimbancos:
1. Teatro, música e poesia: Os saltimbancos, de Chico Buarque
2. Um dia de cão: latidos e lamúrias em Os saltimbancos
3. A galnha de Os saltimbancos: uma análise marxista
4. Acomodação e consciência: faces de um mesmo jumento em Os saltimbancos, de Chico Buarque
* Link para as outras análises das canções de Os saltimbancos:
1. Teatro, música e poesia: Os saltimbancos, de Chico Buarque
2. Um dia de cão: latidos e lamúrias em Os saltimbancos
3. A galnha de Os saltimbancos: uma análise marxista
4. Acomodação e consciência: faces de um mesmo jumento em Os saltimbancos, de Chico Buarque
Referências
RUFINO,
Janaína de Assis. Entre homens e animais: análise semiótica de
letras de canções infantis. In: Mal-Estar
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