70% da Terra é constituída por água, mas apenas pouco mais de 2% do recurso está disponível na superfície do planeta para ser usado pelo homem. Você acha pouco? Segundo a ONU - Organização das Nações Unidas, a quantidade seria mais do que suficiente para que toda a população vivesse de forma digna, se não houvesse tanto desperdício e poluição do recurso no mundo.O caminho das águas no Planeta Sustentável
2013 é o Ano Internacional de Cooperação pela Água, proclamado pela ONU já no ano passado. Desde então, o tema tem inspirado – ainda mais – cidadãos, empresas, governos e a imprensa sob a forma de campanhas, mobilizações, conversas, atitudes, reportagens, manuais, artigos, infográficos... Este Especial, produzido para celebrar a 6ª. edição do Planeta no Parque (nosso evento anual, realizado nos dias 25 e 26/01), que também tem a água como tema, revela essa diversidade. Trata-se de uma seleção de conteúdos produzidos pela redação do Planeta Sustentável e também pelas 41 revistas parceiras do nosso movimento, desde 2007. Vale o mergulho! Chamamos a atenção para a análise do jornalista Flávio de Carvalho Serpa – A paz pede água – escrita com exclusividade para este trabalho.
Para chamar a atenção da sociedade civil, empresas e governos para este fato e, assim, tentar melhorar os índices de acesso à água potável e ao saneamento básico no planeta, a ONU proclamou 2013 como o Ano Internacional da Cooperação pela Água*.
A ideia é promover eventos e discussões, durante esses 12 meses, que ajudem a buscar soluções para combater, entre outros problemas graves:
- a ausência de acesso à água potável para cerca de 11% da população mundial;
- a falta de redes de esgoto para 37% das pessoas que vivem no planeta e
- a morte de cerca de cinco mil crianças, por dia, por conta de doenças diarréicas causadas pela falta de acesso à água de qualidade.
Quer ficar por dentro de todas as atividades que vão rolar durante o Ano Internacional da Cooperação pela Água? Acesse o site da iniciativa.
*Ano Internacional da Cooperação pela Água
Nenhum comentário:
Postar um comentário