quarta-feira, 13 de março de 2013

Você conhece ? - Rio Antigo

Na foto, o prédio RB-1 pode ser visto entre os edifícios "A Noite" e Internacional, na confluência da Avenida Rio Branco com a Rua Acre Foto: Márcia Foletto / Agência O GloboRIO — Outro exemplo de prédio que merece ser admirado nas imediações da Rua Acre com a Avenida Rio Branco é o Hotel São Bento. Em estilo eclético, ele é um dos últimos edifícios particulares que restaram da época da inauguração da Avenida Central, em 1905. Projetada pelo arquiteto Vicente de Carvalho e inaugurada em 1906, a construção fica na esquina das ruas Dom Gerardo e São Bento e abriga, além do hotel no segundo andar, uma farmácia, um restaurante e uma sapataria no térreo.
Caminhando mais um pouco pela Rua Acre, em direção ao mar, chega-se à esquina da barulhenta Praça Mauá, onde do lado esquerdo está o edifício A Noite, primeiro arranha-céu da cidade, de 1930. Atualmente, o prédio de 22 andares, projetado pelos arquitetos Elisiário Bahiana e Joseph Gire, passa por um retrofit. Do lado direito, o Rio Branco 1 (RB1), de 1990, com 30 andares, vidros azuis, granito rosa e formas piramidais.
— O edifício A Noite rompeu a escala primitiva dos prédios ecléticos da intervenção de Pereira Passos, e o RB1 (dos arquitetos Edison e Edmundo Musa) aparece na escala dos novos arranha-céus, com a fisionomia do pós-modernismo. Se olharmos A Noite, o RB1 e a antiga Caixa da Amortização, veremos três épocas distintas de arquitetura. Pena que não alcancemos, com o olhar, o São Bento e a Candelária — diz o arquiteto e historiador Helio Brasil.
Obras transformarão região
Arquitetos e urbanistas lembram que o cenário na região em breve mudará de novo, com a derrubada do Elevado da Perimetral, prevista para acontecer até 2016. Segundo o arquiteto Washington Fajardo, presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, todas as obras de revitalização da Praça Mauá devem levar novos ares para a Rua Acre e seu arredores.
— Com a inauguração do Museu de Arte do Rio e do Museu do Amanhã, a Rua Acre deve recuperar um pouco do prestígio de outros tempos — diz Fajardo, para quem o maior desafio é promover um uso mais eficiente das pequenas construções históricas que existem por ali.


Jornal O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário