quinta-feira, 28 de março de 2013

Te Contei, não ? - Redação nota mil no ENEM terá que passar por banca de doutores

Especialistas dirão se texto é mesmo de excelência; mudança deve valer já para 2013

Fonte: O Globo (RJ)


O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou ontem que as redações do Exame Nacional do Ensino médio (Enem) que receberem inicialmente a nota máxima de 1.000 pontos serão obrigatoriamente analisadas por uma comissão de três especialistas encarregados de verificar se o texto é mesmo de excelência.
A mudança deverá fazer parte do Enem 2013, e foi motivada pela revelação, no GLOBO, de que textos com erros de ortografia, pontuação e concordância receberam a nota máxima na redação, no exame do ano passado.
- Para garantir o rigor e a excelência, todas (as redações nota mil) irão para a banca. Ou seja, não basta os dois primeiros corretores darem nota mil - disse o ministro, lembrando que a comissão é formada por doutores.
Mercadante afirmou também que a inserção de trechos jocosos nas redações será punida com a nota zero. Anteontem, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Luiz Claudio Costa, já havia anunciado essa intenção, ressalvando que seria preciso discutir o tema com a comissão de especialistas que assessora o ministério.
Mercadante, porém, deixou claro que a decisão já está tomada:
- Inserções indevidas que representarem uma agressão à seriedade do exame, com deboche, uma brincadeira, a nota vai ser zero. Não vai ter nenhum tipo de tolerância - disse o ministro.
Resta definir como isso será feito para evitar a punição de candidatos que se desviem do tema, mas sem intenção de deboche.
Conforme o GLOBO mostrou, um estudante dedicou um parágrafo a ensinar como se prepara um Miojo, enquanto outro transcreveu trecho do hino do Palmeiras. Os textos receberam respectivamente 560 e 500 pontos.
Nota mil para apenas 2.084 redações
Do total de 4,1 milhões de redações corrigidas no Enem do ano passado, 2.084 receberam a nota máxima, na escala que vai de 0 a 1.000 pontos. Segundo o ministro, apenas 398 delas passaram pela comissão de especialistas criada para dar a palavra final quando há divergências entre os avaliadores. A ideia agora é que todas as redações com nota máxima passem pelo crivo dos especialistas.
- Há um debate sobre isso. Todos os vestibulares e os linguistas mais importantes consideram que um erro isolado não compromete a qualidade do conjunto do texto que foi apresentado - disse Mercadante.
O detalhamento das mudanças está em discussão na comissão técnica que assessora o Inep na formulação do Enem. O edital do Enem 2013 será publicado em maio.
O ministro lembrou que 394 profissionais contratados para corrigir redações do Enem 2012 foram afastados. Ele disse também que os corretores passam por treinamento. Uma das preocupações é que eles entendam e saibam interpretar o que diz o edital:
- É que nem jogo de futebol: você tem o juiz, você tem as regras. No entanto, nem sempre o juiz interpreta a regra como deveria. O que nós queremos é que, tendo três membros da banca, além dos dois primeiros avaliadores, ter muito mais rigor.


O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário