domingo, 26 de agosto de 2012

Te Contei, não ? - No Planeta Marte - Frei Betto


Rio -  Após pisar na Lua e fincar em seu solo a bandeira dos Estados Unidos, a Nasa aterrissa em Marte o robô Curiosity — após viajar 570 milhões de quilômetros em pouco mais de oito meses, a um custo de US$ 2,5 bilhões (R$ 5 bilhões).
Por fontes seguras, sei como os marcianos receberam o Curiosity.
—Que diabos caiu em nosso território? — indagou Elysium à sua mulher, Memnonia.
—Pelo aspecto, parece lixo do Planeta Água.
—Não me parece lixo, Memnonia. Repare, é um equipamento articulado.
—Talvez tenha vindo espionar a nossa civilização — suspeitou a mulher.
—Isso não me preocupa. Lembra quando, na década de 1950, nossos discos voadores foram até lá?
—Sim, Elysium, foi uma decepção. As imagens de TV captadas por nossas naves demonstraram que ali ainda não há vida inteligente. O que me impressionou — observou Memnonia — foi o contraste entre a sofisticação de certos equipamentos e a miséria em que vivia tanta gente. Enquanto uns trafegavam em veículos de luxo, outros rastejavam pelas calçadas suplicando por comida. Como é possível uma civilização que não prioriza a vida de seus semelhantes?
—Eu gostaria de repassar aos terráqueos um pouco de nossa história. Talvez isso os ajudasse a evoluir.
—Eles seriam mais felizes — enfatizou a mulher — se trocassem a devastação ambiental pela preservação; a guerra pela paz; a opressão pela justiça.
—Como foi positivo para nós trilhar esse caminho de sabedoria! Você está certa, Memnonia. O amor que nos une e nos faz feliz não poderá ser captado, pois os terráqueos ainda terão um longo percurso até conquistar a globoamorização que reina entre nós...

Jornal O Dia

Um comentário: