quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Te Contei, nao ? - Uma redação, sei correçoes

Foto: João Laet / Agência O Dia

 Para tentar estancar a avalanche de ações na Justiça questionando a correção das redações do Enem, o texto pode passar por até seis professores na correção. Uma cartilha foi divulgada nesta segunda-feira pelo Ministério da Educação para ajudar os estudantes a entenderem os critérios. Uso de gíria ou termos muito coloquiais será considerado erro grave.

Pelas novas regras, para cada redação, haverá dois corretores. Se a diferença entre as notas deles for superior a 200 pontos na nota final ou de 80 pontos em cada um dos cinco quesitos analisados, um terceiro professor é convocado.

A nota final será a média dos conceitos mais próximos. Caso a discrepância permaneça, uma banca com três avaliadores fará a correção definitiva. Até o ano passado, o MEC tolerava até 300 pontos de diferença nas notas.
O exame será aplicado a cerca de 5,7 milhões de estudantes em 3 e 4 de novembro. O guia de 48 páginas, produzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), traz dicas sobre como escrever com coerência e alerta que leva zero quem foge do tema.
Foram publicados exemplos de redações avaliadas com nota máxima (1000) em 2011, entre elas, a de duas estudantes cariocas. Uma dessas duas, porém, contém gafe.
Intitulado "O fim do Grande Irmão", o texto destaca que perfis em redes como Facebook e Twitter servem como “ferramenta política e social para aumentar a credibilidade de determinadas personalidades, como ocorre com Hugo Chaves em sua ditadura na Venezuela”. O correto é Chávez. Erro de grafia é considerado grave pela cartilha.
Vale nota zero
- Fugir do tema
- Texto com até 7 linhas
- Escrever palavrões, xingamentos e desenhar
- Usar argumentos preconceituosos, contra “cidadania, liberdade,
solidariedade e diversidade cultural”
Erros mais graves
- Falta de concordância entre verbo e sujeito
- Frases truncadas
- Gíria
- Problemas de pontuação, grafia e acentuação
- Letra minúscula iniciando frases e nomes de pessoas e lugares
Erros graves
- Falta de concordância do adjetivo com o substantivo
- Regência nominal e verbal inadequada
- Ausência do acento crase ou emprego inadequado
- Erro em palavras de grafia complexa
- Separação de sujeito e verbo por vírgula
- Usar linguagem oral, e não a formal
Deslizes leves
- Erros na voz passiva como “vende-se casas” em vez de “vendem-se casas”
- Equívocos de pontuação que não comprometem o sentido do texto
Menos pontos
Outros pecados vão custar caro aos estudantes, como escrever poesia em vez de texto dissertativo-argumentativo; fugir parcialmente do tema; falta de coerência entre início, meio e fim do texto; uso de expressões clichês; copiar trechos do texto que apresenta o tema da redação.
 

Jornal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário