domingo, 12 de agosto de 2012

Te Contei, não ? - Diva


Diva
 Diva, de José de Alencar, foi publicada em 1864, tem como principais críticas a hipocrisia, a ambição e a desigualdade social. 

Diva conta a história de Emília, sua criação foi muito severa e tornou-a  uma menina fragilizada que compartilhava o pensamento comum. Depois com o confronto social Emília abandona as regras impostas pela opinião pública. Fazendo isso rompeu os ideais femininos da época e tornou-se mais livre, ativa e igual em relação ao homem.         

Emília tornou-se mais livre, assim como a sua opinião sobre o casamento sem amor e agia de forma incomum para uma moça educada, tinha a intenção de se casar com quem escolhesse por amor. Saindo em encontros a sós com os rapazes em meio à natureza, valorizava a confiança e a amizade, e não a submissão da mulher, opiniões muito incomuns na época                  

Por fim se encontra apaixonada e se rende ao amor, prometendo moldar-se e no fim passa de senhora a escrava quando se torna esposa, mas seu caráter já estava difuso nas mentes dos leitores.                                          
Por seu jeito inovador causou críticas à sociedade, e com esse livro José de Alencar mostrou a imagem de uma mulher moderna, e se arriscando com a publicação desse livro, muitos disseram que por causa das maneiras que não deveriam ser imitadas tornava a leitura para os jovens ao menos perigosa.


Contribuição da aluna   Sofia / Turma 801 / Ativo / 2012

Um comentário:

  1. Emília realmente foi uma heroína. Passou por cima da sociedade e, por isso, foi ridicularizada por muitos.
    Antigamente, casamento por amor? Nem que a vaca tussa! No meio daquela sociedade hipócrita, havia uma bela moça (Diva), que queria se casar com alguém que ela realmente gostava.
    A partir desse pensamento, Emília sai em busca de seu verdadeiro amor. Ela não queria alguém que estivesse interessado apenas no seu dinheiro (ela era uma mulher muito rica).
    Finalmente, Emília se apaixona por Amaral, o médico que tratou de sua grave doença quando mais nova, e o seu amor é correspondido.
    Digamos que ela teve muita sorte na sua vida amorosa. Quantas meninas daquela época também queriam amar e serem amadas? Todas! Porém, a maioria se calava diante da podridão de uma sociedade que só pensava em dinheiro.
    Apesar de ter um final feliz, essa incrível obra consegue fazer várias críticas através de uma simples história de amor. Como sempre, Alencar ARRASOU!

    Stella Strecht Santos- 801

    ResponderExcluir