quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Te Contei, não ? - Iracema de José de Alencar




Iracema foi escrito por José de Alencar e  lançado em 1865, aqui no Brasil.
É um romance da literatura romântica brasileira, e fez parte da trilogia indianista do autor ( O Guarani, Iracema e Ubirajara faziam parte dessa trilogia).
Eram nove os personagens dessa história, dentre eles estavam: Iracema, Martim, Moacir, Poti, Irapuã, Caubi, Jacaúna, Araquém e Batuirité.
Iracema é uma “Lenda do Ceará”, com está no seu subtítulo, mas para muitos historiadores,  é também um poema em prosa, com vários aspectos, dentre eles estão: a lenda, a narrativa, o mito, o heroísmo, a poesia, a história e o romance.
A valorização das cores, dos locais, da paisagem, isso mostra a intenção de embelezar o país (Brasil) por meio de comparações. Também se destaca nessa obra, a linguagem bem elaborada que o autor usa. O estilo é artisticamente simples, procurando colocar uma poesia natural na fala dos índios, o que dá ao livro as características de um verdadeiro Poema.
Resumo
Iracema é uma virgem da tribo tabajara e é consagrada a Tupã, mas ela se apaixona por Martim, guerreiro branco inimigo dos tabajaras que se perdeu em sua viagem e acabou parando perto da tribo dos tabajaras. Por causa desse amor, Iracema abandona sua tribo, e se tornando esposa do inimigo de seu povo. Quando mais tarde percebe que Martim sente saudades de sua terra natal e talvez de alguma mulher ou família de lá, ela começa a sofrer. Depois de um tempo ela tem um filho chamado Moacir, enquanto Martim estava batalhando em outra região. Quando ele volta, encontra Iracema prestes a morrer, então ele pega o seu filho e parte com ele para outras terras.
Conclusão

Iracema, por amor a Martim, abandona família, povo, religião e deus. É uma clara referência à submissão do indígena aos portugueses. Alguns dizem que o nome Iracema também é um anagrama de América.

Contribuição dada pelo aluno Orlando / Turma 801 / 2012

5 comentários:

  1. Muito bom, e interessantíssimo o texto. Parabéns. Podemos notar justamente no livro uma forma de aculturação ou como disse: "Uma clara referência à submissão do indígena aos portugueses".

    Lucas Neiva.
    Turma 802.

    ResponderExcluir
  2. Nossa!Esse resumo está excelente!Antes eu estava com um pouco de dificuldades de entender o livro mais agora com esse resumo deu para entender direitinho!

    Bárbara Abade
    802

    ResponderExcluir
  3. Bom texto, percebe-se que agora entendi o que nosso amigo Zezé de Alencar quis nos dizer. É um exelente escritor que com seu jogo de palavras e metáforas, nos emcamianha à um critério que nunca imajinei!

    Lucas Gouveia
    Turma 802

    ResponderExcluir
  4. A obra “Iracema” é um romance da literatura romântica brasileira, publicado em 1865, que participa da trilogia indianista do autor (O Guarani , Iracema e Ubirajara ).
    A partir de uma ampla pesquisa podemos ter os seguintes conceitos, trilogia indianista são três obras que possuem os mesmos princípios, os mesmos cenários e os mesmos personagens, como Alencar mostra nos seus romances .
    Iracema é um romance que propõem saber sobre a lenda do Cearense, porque José de Alencar nasceu no Ceara e porque o primeiro filho da suposta “virgem dos lábios de mel” foi a primeira criança indígena a nascer em suas próprias terras, ou seja, no ceara .”Iracema “ e conhecida por “virgem dos lábios de mel” ,porque antes dela conhecer o pai de seu filho ela era uma mulher pura ,não havia pecado nela.
    Como dito no primeiro paragrafo, Guarani, Iracema e Ubirajara são romances que fazem parte da trilogia indianista. O Guarani e uma história que conta sobre os primeiros contados de um índio com uma pessoa branca , Cecilia uma menina branca acaba ficando em perigo ,o índio chamado Peri acaba salvando a menina de uma devastadora inundação, tendo o índio como o herói, começando o inicio do amor entre os dois membros. A história revela a vontade dele de formar uma nação.
    Já no outro livro ‘’Ubirajara’’, encontramos um índio fora da sua civilização em seu estado primitivo (que possui caráter das primeiras eras),em seu estado natural, não há no romance a presença de uma pessoa branca.
    Tudo a como principio de nosso fabuloso autor José Martiniano de Alencar, formar uma nação, por exemplo, se pegarmos o nome ‘’Iracema’’, construímos a palavra América, havendo uma reflexão e verificando os mínimos detalhes tudo esta interligado.
    Aluna:Bruna de Oliveira
    Turma:901

    ResponderExcluir
  5. Iracema é uma história que precisa de bastante atenção para poder ler.
    José de Alencar é um escritor baseado no romance, a maioria de suas obras são românticas, e todas elas mostram um critica a sociedade.
    Lucíola, A senhora, Diva, são obra que critica as mulheres da sociedade, dando noção que elas tem que ser iguais aos homens, não submissas a ele, tem que ser independente, lutar pelos seus direitos.
    Alencar não tem medo de passar dos limites, tendo variados temas em suas obras, como a prostituição, o dinheiro acima de tudo, o romance indígena.
    Em Iracema ele critica os europeus, mostrando Martim utilizando Iracema ( América ), como os europeus utilizando dos bens de suas colônias no Brasil e dos habitantes.
    Giulia Mancini
    901

    ResponderExcluir