domingo, 30 de março de 2014

Te Contei, não ? - Outro 'Vinícius' preso sem provas

Tal qual o ator Vinícius Romão, um morador da Pavuna ficou na cadeia mesmo sem cometer crime


HERCULANO BARRETO FILHO
Rio - Histórias como a do ator Vinícius Romão de Souza, de 26 anos, solto depois de ficar 16 dias atrás das grades por causa de um crime que não cometeu, são mais comuns do que muitos imaginam. Outro jovem negro foi preso, acusado de participação no roubo de um veículo em Nova Iguaçu, no dia 27 de julho passado, apesar de ter apresentado provas de que não estava no local do crime. 
O contínuo Douglas Moreira, de 19 anos, foi capturado no dia 9 de janeiro e só ganhou a liberdade há quatro semanas: ‘suspeita’ no Facebook
Foto:  André Mourão / Agência O Dia
O caso veio à tona com a prisão em flagrante por receptação de Rodrigo da Costa Arruda, de 21 anos, capturado em agosto depois de colocar à venda as rodas e os pneus do veículo roubado em um site de compras. A Polícia Civil identificou dois suspeitos entre os amigos de Rodrigo no Facebook. Para identificá-los, se baseou apenas na descrição dos ladrões dada pela vítima na 58ª DP (Posse). 
Sem antecedentes criminais e com emprego fixo de carteira assinada, o contínuo Douglas Oliveira Moreira, de 19 anos, foi preso preventivamente, no dia 9 de janeiro, sem ao menos ser ouvido. 
A defesa de Douglas apresentou à Justiça o registro digital do ponto, mostrando que ele saiu do trabalho às 19h no dia do roubo. E também o registro do RioCard comprovando que ele estava na Pavuna às 19h55, numa distância de 15 quilômetros do local do crime, que ocorreu às 20h. Com base nessas evidências, Douglas foi solto há quatro semanas e responde o processo em liberdade.
No dia 9 de janeiro, o relógio marcava 4h45 quando Douglas foi acordado por barulho de batidas na janela do quarto. Ainda sonolento, mas já assustado, imaginou que poderiam ser traficantes, em busca de refúgio na casa de moradores da Pavuna. Aqueles homens armados que arrombaram o portão da vila eram policiais. E estavam ali para prendê-lo.
Era o começo das agressões que Douglas disse ter sofrido. Segundo ele, os policiais o arrancaram pela janela do quarto de cueca a tapas. Quando entrou na viatura, disse ter levado uma coronhada no joelho. “Por ser negro, pobre e morar em comunidade, estou sujeito a passar por isso”, lamentou.
A Comissão de Direitos Humanos da Alerj acompanha o drama de Douglas. “É o caso de uma pessoa negra, reconhecida por uma foto no Facebook. Se antes, a polícia tivesse feito uma investigação básica, ele não precisaria ter sido preso. O racismo, muitas vezes, está na estrutura institucional. A história do ator não é um caso isolado”, argumentou o deputado Marcelo Freixo, que preside a comissão.
Apontou sem ter certeza
No dia 16, a copeira Dalva Costa, de 51, foi assaltada no Méier e, pouco após o crime, acusou Vinícius Romão de ter cometido o roubo. Um agente de folga o prendeu baseado apenas no depoimento da vítima, que consistia na aparência física do ladrão. Com o ator, que usava roupa diferente da do criminoso, não foi achado nada roubado. Ele ficou 16 preso. Ao ser solto, ele disse não guardar mágoa da copeira. 
Na quinta-feira, policiais da 26ª DP (Todos os Santos) prenderam Dione Mariano da Silva, de 24 anos, novo suspeito do crime. Ele afirmou ser morador de rua, tem uma passagem na polícia por furto e foi preso em flagrante com um revólver calibre 32 e mais seis munições. Ele, que nega o assalto, foi autuado por porte ilegal de arma.

9 comentários:

  1. Infelizmente casos assim acontecem mais do que imaginamos. Vivemos num mundo racista e de grandes injustiças. O despreparo da polícia é fato. Sem nenhuma prova acusam e agridem pessoas apenas por sua cor e condição social. Até quando seremos obrigados a conviver com tanto desrespeito? -Julia Sant'Ana -801

    ResponderExcluir
  2. Eu acho isso um absurdo! Só porque o Douglas era um homem negro, pobre e morava em uma comunidade não quer dizer que ele deveria ser tratado desse jeito! Principalmente os policiais, que deveriam ser um exemplo para a cidade.
    Mesmo sendo idêntico ao ladrão eles deveriam leva-lo à delegacia, antes de bate-lo e fazer o teste de DNA e ver se era ele mesmo, mas não, eles prendem e batem num homem injusto!

    ResponderExcluir
  3. Henrique, aqui é a Liz da 802 do Ativo. O comentario anterior desse assunto foi eu que mandei.
    Bjss

    ResponderExcluir
  4. É impressionante que muitos anos após a abolição da escravatura ainda o culpado de tudo errado seja o negro. Ele sempre foi punido e até hoje é punido injustamente. Esse é só um dos casos de preconceito no Brasil e no mundo, mas está muito frequente. Está em todos os lugares nos tribunais, campos de futebol, em lugares públicos e principalmente dentro das pessoas.

    ResponderExcluir
  5. Realmente o que fazem com essas pessoas e um absurdo em grande escala porque não se pode ver se é um bandido só pela aparência precisa haver provas para isso e principalmente cer. preso cem provas e somente afirmar que a lei esta completamente fora de ordem.

    Aluna:Ana Carolina Paraiso G

    ResponderExcluir
  6. Isto é um absurdo, pois as pessoas quando olham uma pessoa negra, já relacionam ao tráfico, aos crimes, isto não é bom pois isto se chama preconceito racial,que eles não aceitam uma pessoa negra, mas a verdade é que todos nós temos nossas diferencas, e devemos respeita-las, outro motivo se chama a depressão, ela vai ficar com vergonha de sair na rua pois não vão respeita-las


    Gustavo Salvini Dolor 801

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No nosso mundo está acontecendo algo terrível, pessoas n respeitam ninguém, até pessoas negras de classe social alta sofre preconceito físico e verbal, isso está cada vez mais comum, devem parar pq isso está afetando a todos, fazendo com que eles (afros descendentes) achem q estão perdendo seus direitos, tirando sua vida e as pessoas estão começando a achar q ainda estamos na escravidão, pensando neles as pessoas acham q são como bicho, mas na verdade são cidadoes.

      De: João Breno Miranda Marins

      Excluir
  7. Esse preconceito parece apenas estar começando nesse País ! Enquanto deveríamos estar dando e vendendo humilde. Mas acho que grande parte da sociedade não reconhece essa palavra !
    Hoje em dia, a cor da pele que distingue quem é do tráfico ou não, eu acho isso tudo muito triste ! Lamentável ver tudo o que foi criado pra ser usado de maneiras sábias indo por água abaixo. Vou é orar por essa deprimente sociedade.

    ResponderExcluir
  8. Esse preconceito parece apenas estar começando nesse país! Enquanto deveríamos estar dando e vendendo humildade. Mas acho que grande parte da sociedade não reconhece essa palavra.
    Hoje em dia, a cor da pele que distingue quem é do tráfico ou não, eu acho isso tudo muito triste. Lamentável ver tudo o que foi criado pra ser usado de maneiras sábias indo por água abaixo. Vou é orar por essa deprimente sociedade.

    Bruna Leite Félix
    801

    ResponderExcluir