O Realismo no Brasil (1881-1893)
I – INTRODUÇÃO
II - CONTEXTO HISTÓRICO
A partir da segunda metade do século XIX, a sociedade brasileira sofreu grandes transformações. De sociedade agrária, latifundiária, escravocrata e aristocrática passou a ser uma civilização burguesa e urbana. A mão-de-obra escrava aos poucos foi substituída pelos imigrantes europeus assalariados que vinham trabalhar na lavoura cafeeira.
A década de 80 corresponde ao período de intensificação da campanha abolicionista que culminou com a Lei Áurea de 1888; ao período da Guerra do Paraguai e ao período da decadência da monarquia e estabelecimento da República.
Foi em plena época realista que ocorreu a Fundação da Academia Brasileira de Letras, em 1897, e um processo que pode ser chamado deoficialização da literatura. O escritor que antes era meio discriminado, marginalizado, começou a ter prestígio e a participar mais ativamente da vida social.
O Realismo brasileiro apresentou basicamente as mesmas características do Realismo europeu, apenas com alguns aspectos locais, principalmente na poesia. Ao contrário do que ocorreu em Portugal, no Brasil, não tivemos uma poesia realista significativa.
Principais autores e obras:
• Machado de Assis
Romances: Memórias Póstumas de Brás Cubas, Ressurreição, A mão e a luva, Helena, Iaiá Garcia, Quincas Borba, Dom Casmurro, Esaú e Jacó, Memorial de Aires.
Contos: Contos Fluminenses, Histórias da Meia-Noite, Papéis avulsos, Histórias se, data, Várias histórias, Páginas recolhidas, Relíquias de casa velha.
Crônica: A semana.
Poesias: Crisálidas, Falenas, Americanas, Ocidentais.
Teatro: Os deuses de casaca, O protocolo, Queda que as mulheres tem pelos tolos, Quase ministro, Caminho da porta.
• Raul Pompéia
Romances: O ateneu, A mão de Luís Gama, As jóias da coroa, Uma tragédia no Amazonas.
Poemas em prosa: Canções sem metro.
Naturalismo no Brasil
INTRODUÇÃO
PARNASIANISMO
O movimento literário chamado
Realismo teve início no Brasil a partir da publicação de Memórias
Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, em 1881. O Realismo brasileiro
sofreu influências do Realismo francês com a publicacão da obra . A nova
mentalidade literária é motivada pelas últimas conquistas da filosofia e das
ciências, cujos representantes eram, então, Augusto Comte (filósofo francês
positivista), Charles Darwin (cientista inglês evolucionista - a origem das
espécies), Spencer, Claude Bernard (médico francês que estudava a homeostasia –
constância do meio interior, ou seja, o equilíbrio) e outros.
O Realismo surgiu como uma reação ao
subjetivismo, individualismo e eu românticos da escola literária anterior. Em
seu lugar surgem o objetivismo e o impersonalismo do artista, ou seja, a razão,
a pesquisa, a ciência vêm ocupar o lugar do sentimentalismo. Os realistas
procuram retratar o homem e a sociedade a partir da observação do ambiente, dos
costumes, das atitudes, dos comportamentos, procurando as causas dos fatos e
fenômenos que abordam.
II - CONTEXTO HISTÓRICO
A partir da segunda metade do século XIX, a sociedade brasileira sofreu grandes transformações. De sociedade agrária, latifundiária, escravocrata e aristocrática passou a ser uma civilização burguesa e urbana. A mão-de-obra escrava aos poucos foi substituída pelos imigrantes europeus assalariados que vinham trabalhar na lavoura cafeeira.
A década de 80 corresponde ao período de intensificação da campanha abolicionista que culminou com a Lei Áurea de 1888; ao período da Guerra do Paraguai e ao período da decadência da monarquia e estabelecimento da República.
Foi em plena época realista que ocorreu a Fundação da Academia Brasileira de Letras, em 1897, e um processo que pode ser chamado deoficialização da literatura. O escritor que antes era meio discriminado, marginalizado, começou a ter prestígio e a participar mais ativamente da vida social.
O Realismo brasileiro apresentou basicamente as mesmas características do Realismo europeu, apenas com alguns aspectos locais, principalmente na poesia. Ao contrário do que ocorreu em Portugal, no Brasil, não tivemos uma poesia realista significativa.
Principais autores e obras:
• Machado de Assis
Romances: Memórias Póstumas de Brás Cubas, Ressurreição, A mão e a luva, Helena, Iaiá Garcia, Quincas Borba, Dom Casmurro, Esaú e Jacó, Memorial de Aires.
Contos: Contos Fluminenses, Histórias da Meia-Noite, Papéis avulsos, Histórias se, data, Várias histórias, Páginas recolhidas, Relíquias de casa velha.
Crônica: A semana.
Poesias: Crisálidas, Falenas, Americanas, Ocidentais.
Teatro: Os deuses de casaca, O protocolo, Queda que as mulheres tem pelos tolos, Quase ministro, Caminho da porta.
• Raul Pompéia
Romances: O ateneu, A mão de Luís Gama, As jóias da coroa, Uma tragédia no Amazonas.
Poemas em prosa: Canções sem metro.
Naturalismo no Brasil
INTRODUÇÃO
O Naturalismo foi um movimento
cultural relacionado às artes plásticas, literatura e teatro. Surgiu na França,
na segunda metade do século XIX. Este movimento foi uma radicalização do
Realismo.
O Naturalismo considera o ser humano
como um produto biológico, profundamente marcado pelo meio ambiente, pela
educação, pelas pressões sociais e pela hereditariedade. Todos esses fatores
determinam a sua condição, o seu comportamento. O escritor naturalista observa,
estuda, segue os seus personagens de perto, para entender as causas do seu
comportamento e chegar ao conhecimento objetivo dos fatos e situações. Abordando
dessa forma a realidade social brasileira, destacando a vida nos cortiços, o
preconceito, a diferenciação social, entre outros temas. O Mulato, de Aluísio de
Azevedo, publicado em 1881, foi o primeiro grande romance naturalista
brasileiro.
Principais autores e
obras:
• Aluísio de Azevedo
Romances: O Mulato, Casa de pensão, O
cortiço, O homem, O coruja.
• Adolfo Caminha
Romances: O Bom Crioulo, A
normalista
Características do
Naturalismo
- O mundo pode ser explicado através das forças
da natureza;
- O ser humano está condicionado às suas
características biológicas (hereditariedade) e ao meio social em que vive;
- Forte influência do evolucionismo de Charles
Darwin;
- A realidade é mostrada através de uma forma
científica (influência do positivismo);
- Nas artes plásticas, por exemplo, os pintores
enfatizam cenas do mundo real em suas obras. Pitavam aquilo que
observavam;
- Na literatura, ocorre muito o uso de
descrições de ambientes e de pessoas;
- Ainda na literatura, a linguagem é
coloquial;
- Os principais temas abordados nas obras
literárias naturalistas são: desejos humanos, instintos, loucura, violência,
traição, miséria, exploração social, etc.
PARNASIANISMO
INTRODUÇÃO
O Realismo, na poesia, chamou-se
Parnasianismo. O nome Parnasianismo surgiu na França e deriva do termo
"Parnaso", que na mitologia grega era o monte do deus Apolo e das musas da
poesia.
No Brasil, o parnasianismo chegou na
segunda metade do século XIX e teve força até o movimento modernista (Semana de
Arte Moderna de 1922).
Os poetas parnasianos adotam a teoria
da “arte pela arte” e deixam aparecer, em suas obras, uma espécie de
impassividade, de indiferença moral. Muitas vezes pintam uma beleza exterior,
arcaica, exótica. Protestam contra o individualismo e subjetivismo exagerados
dos românticos e valorizam a forma do poema, usam uma linguagem extremamente
elaborada, vão à procura de palavras incomuns, adotam a observância rígida das
regras da metrificação.
Características do Parnasianismo
- Objetividade no tratamento dos temas
abordados. O escritor parnasiano trata os temas baseando na realidade, deixando
de lado o subjetivismo e a emoção;
- Impessoalidade: a visão do escritor não
interfere na abordagem dos fatos;
- Valorização da estética e busca da perfeição.
A poesia é valorizada por sua beleza em sí e, portanto, deve ser perfeita do
ponto de vista estético;
- O poeta evita a utilização de palavras da
mesma classe gramatical em suas poesias, buscando tornar as rimas esteticamente
ricas;
- Uso de linguagem rebuscada e vocabulário
culto;
- Temas da mitologia grega e da cultura
clássica são muito frequentes nas poesias parnasianas;
- Preferência pelos sonetos;
- Valorização da metrificação: o mesmo número
de sílabas poéticas é usado em cada verso;
- Uso e valorização da descrição das cenas e
objetos.
Principais autores e
obras:
- Alberto de Oliveira
Obras principais: Meridionais (1884), Versos e
Rimas (1895), Poesias (1900), Céu, Terra e Mar (1914), O Culto da Forma na
Poesia Brasileira (1916).
- Raimundo Correia
Obras principais: Primeiros Sonhos (1879),
Sinfonias (1883), Versos e Versões (1887), Aleluias (1891), Poesias (1898).
- Olavo Bilac
Obras principais: Poesias (1888), Crônicas e
novelas (1894), Crítica e fantasia (1904), Conferências literárias (1906),
Dicionário de rimas (1913), Tratado de versificação (1910), Ironia e piedade,
crônicas (1916), Tarde (1919).
* Olavo Bilac, Alberto de Oliveira e Raimundo
Correia formaram a chamada "Tríade Parnasiana".
O Realismo em Portugal
(1865-1890)
No final da época romântica, surgem
em Portugal as novas tendências realistas, vindas da França. Inicia-se, então,
uma polemica entre os escritores dos ideais do Realismo. Foi a chamada Questão
Coimbrã, que tinha de um lado, principalmente, Antônio Feliciano de Castilho,
romântico, e, de outro, Antero de Quental (optou pela poesia filosófica,
metafísica, indagadora das causas dos fenômenos da consciência e da existência),
com idéias inovadoras, Antero chega a escrever o folheto Bom Senso e Bom Gosto,
ridicularizando Castilho.
O grupo realista aluga o Cassino
Lisboense, para reunir e realizar suas “Conferencias Democráticas”, expondo as
novas idéias literárias e culturais.
Entre os principais escritores do realismo
português, está:
Prosa
Eça de Queirós – O crime do
Pe. Amaro, O primo Basílio, Os Maias, A relíquia, A cidade e as serras, O
mandarim, A ilustre casa de Ramires, O conde de Abranhos, Últimas páginas.
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