Você sabia que Machado de Assis era negro? Pois tem muita gente que não faz nem idéia disso. Não é à toa. Durante décadas, a história oficial de um dos maiores escritores brasileiros ou omitia ou mentia a respeito disso. O mesmo vale para Cruz e Souza e Mario de Andrade, os outros dois grandes nomes retratados nas próximas páginas.
Os três afro-descendentes se inscrevem entre os maiores nomes da literatura nacional e foram escolhidos para esta edição de estréia Raça Educação, uma seção que tem o objetivo de contribuir como ferramenta de sala de aula para o ensino da cultura e da história afrobrasileira - tornado obrigatório em 2003 pela lei 10.639.
A seção começa com o tema Heróis de todo mundo, nome da série do Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, que é parte do projeto A Cor da Cultura, resultado de uma parceria com a Seppir, Petrobras, Cidan e TV Globo. Cedidas pela Futura, as biografias foram escritas pela professora Lucia Silva. Elas buscam romper com o estereótipo do afro-brasileiro como sinônimo de escravo, indo além da dor e do sofrimento até chegar na cultura que ajudou a moldar este país.
PARA O PROFESSOR
Veja aqui algumas sugestões para trabalhar com este material em sala de aula
Quando se fala em heróis, as crianças tendem a associar a palavra ao que estão acostumadas a ver nos desenhos animados e filmes. Das duas, uma: ou imaginam alguém irreal, com poderes especiais, ou alguém que deu a vida por uma causa ou por um povo. Ao usar este material, recomenda-se que o professor deixe claro que talentos especiais não são superpoderes e que dar a vida por uma causa não significa necessariamente morrer por ela. Ao compreender isso, os alunos vão começar a entender a grandeza de muitos personagens da história. Após apresentar os três escritores desta edição de Raça Educação, uma sugestão para o professor é pedir aos alunos que aprofundem num trabalho as biografias dos três escritores, falando também sobre a época em que esses personagens viveram. Dependendo da série dos estudantes, pode-se pedir que leiam obras desses três autores e façam uma exposição em sala de aula.
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Cruz e Souza (1861-1898)
João da Cruz e Souza nasceu em 24 de novembro de 1861 na antiga cidade de Desterro, hoje Florianópolis, capital de Santa Catarina. Filho de um casal de forros (escravos libertos), teve uma educação esmerada, patrocinada pelos patrões de seus pais, ganhando, inclusive, o sobrenome deles. Freqüentou as melhores escolas de Florianópolis e tornou-se jornalista e professor. Foi defensor da causa abolicionista, percorrendo o Brasil em campanha contra a escravidão. Sua poesia naquele momento refletiu suas posições políticas. Em Tropos e Fantasia, livro de 1885, Cruz e Souza se notabilizaria por denunciar a acomodação da Igreja Católica diante da escravidão. Após a abolição, mudou-se em 1890 para o Rio de Janeiro. Publicou os livros Missal e Broquéis, lançados simultaneamente em 1893. No mesmo ano em que se casou, Cruz e Souza foi nomeado funcionário da Estrada de Ferro Central do Brasil. Sua poesia refletia o conflito de ter tido uma sólida educação européia ao mesmo tempo em que portava também a bagagem cultural de origem africana. Esse dilema lhe permitiu criar uma poética FEV2006 singular. Em 1897, doente de tuberculose, concluiria os livros Evocações e Faróis, entregando seu espólio literário ao amigo Nestor Vítor. Cruz e Souza morreu em 19 de março de 1898, na cidade de Sítio, hoje Antonio Carlos, em Minas Gerais. Seu amigo Nestor Vítor, um grande incentivador, promoveu postumamente ao autor as edições de Evocações ainda no mesmo ano de sua morte, e em 1900 foi a vez de Faróis. Últimos Sonetos foi publicado em Paris em 1905. A primeira edição da obra completa do poeta saiu em 1923. Cruz e Souza não chegou a gozar de grande prestígio em vida, mas é considerado o maior expoente do simbolismo brasileiro, uma escola que abriu os caminhos para a Semana de Arte Moderna de 1922.
Mário de Andrade (1893-1945)Mário Raul de Moraes Andrade nasceu em 9 de outubro de 1893, em São Paulo, filho de Carlos Augusto de Marques Andrade e Maria Luísa Leite Moraes. De uma família abastada, era afro-descendente por parte de mãe e pai. Mário de Andrade foi poeta, romancista, folclorista, crítico de várias artes, músico e pesquisador musical. Durante três décadas, foi o maior símbolo da vanguarda brasileira e um dos maiores renovadores da vida cultural e intelectual do país. Ele era formado em música no conservatório de São Paulo, do qual se tornou professor anos depois. Nos anos 30, criou o Departamento Municipal de Cultura, com uma atuação voltada para a disseminação de bibliotecas públicas. Em 1920 já era integrante do grupo modernista de São Paulo. Nessa época, Oswald de Andrade publicou um artigo no qual se referia a Mário como "meu poeta futurista", após ler os originais de Paulicéia Desvairada. Publicado no ano seguinte, esse foi o primeiro livro de poemas modernistas brasileiro. Um dos organizadores da Semana de Arte Moderna, em 1922 - o maior evento da história artística brasileira até então -, Mário de Andrade foi o seu teórico. É o autor de Macunaíma, um dos romances mais comentados da literatura brasileira no século 20. A marca de sua carreira foi a busca constante de uma expressão artística genuinamente brasileira, de forma a ultrapassar o meramente pitoresco para criar uma identidade nacional na arte. Em 1925, afirmou-se como um dos grandes teóricos do modernismo com o livro de ensaios A Escrava que não é Isaura. A obra de Mário de Andrade gira em torno da música, arte, literatura, etnologia e folclore, além da poesia, das crônicas e dos romances, como Amar, verbo intransitivo. Mário morreu de enfarte em 25 de fevereiro de 1945.
Machado de Assis (1839-1908) Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no dia 21 de junho de 1839, no Rio de Janeiro. Filho de um pintor mulato e de uma lavadeira portuguesa, com a morte da mãe foi criado pela madrasta. O pai também morreu cedo, deixando-o com a madrasta, que trabalhava como doceira em um colégio do bairro. Machado a ajudava vendendo os doces. Aos 16 anos, conseguiu emprego como aprendiz de tipógrafo, ao mesmo tempo em que publicou seu primeiro poema, intitulado Ela, na revista Marmota. A partir daí passou a colaborar regularmente na imprensa carioca, inicialmente como tipógrafo, depois como revisor e cronista. Autodidata por excelência, foi cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta e é um dos mais conceituados escritores brasileiros. Machado de Assis foi o fundador, primeiro presidente e presidente perpétuo da Academia Brasileira de Letras, ABL. Por sua importância, a ABL passou a ser chamada de Casa de Machado de Assis. Ele escrevia sobre a vida fluminense da época, com um estilo sutilmente irônico que se tornou sua marca. O escritor passou pelo romantismo e pelo realismo, assimilando características de ambos. Seu interesse central era a sondagem psicológica dos personagens. Aos 25 anos viu-se consagrado como poeta com a obra Crisálidas. Sua obra abrangeu praticamente todos os gêneros literários. Na poesia, a fase romântica é representada por Crisálidas (1864) e Falenas (1870), a indianista com Americanas (1875), e a parnasiana em Ocidentais (1901), ao mesmo tempo em que apareciam as coletâneas de Contos fluminenses (1870) e Histórias da meia-noite (1873), além dos romances Ressurreição (1872), A mão e a luva (1874), Helena (1876) e Iaiá Garcia (1878), considerados como pertencentes ao seu período romântico. A partir daí, Machado de Assis entrou na grande fase das obras-primas, que fogem a qualquer denominação de escola literária e que o tornaram o escritor maior das letras brasileiras e um dos maiores autores da literatura de língua portuguesa. De sua maturidade intelectual são as seguintes obras: Memórias póstumas de Brás Cubas (1881), Quincas Borba (1891) e Dom Casmurro (1899), entre outros. Essas obras são universais pela originalidade da concepção, pela agudeza dos conceitos, pela penetrante análise das paixões humanas e pela perfeição de seu estilo. Em 1869, casou-se com Carolina Augusta Xavier de Novais, numa união que durou até que a morte dela os separou, 35 anos depois. Nessa época, o escritor já era um homem bem-sucedido, com um bom cargo público. Ao longo da vida, Machado assumiu diversos postos: primeiro oficial da Secretaria de Estado do Ministério da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, depois oficial de gabinete, diretor geral e secretário de alguns ministros. Carolina foi sua companheira, secretária, ajudante na revisão de seus manuscritos e sua enfermeira, cuidando de sua saúde (ele tinha epilepsia). Com a morte da mulher, em 1904, ele escreveu para ela o soneto intitulado Carolina. Machado de Assis morreu em 29 de setembro de 1908, no Rio de Janeiro.
Para saber maiswww.academia.org.br/imortais/cads/23/machado.htm www.machadodeassis.org.brLopes, Nei. Enciclopédia Brasileira da Diáspora africana. SP: Selo Negro, 2004
Referências bibliográficas
Comédia: Desencantos, 1861; Tu, só tu, puro amor, 1881.
Poesia: Crisálidas, 1864; Falenas, 1870; Americanas, 1875; Poesias completas, 1901.
Romance: Ressurreição, 1872; A mão e a luva, 1874; Helena, 1876; Iaiá Garcia, 1878; Memórias póstumas de Brás Cubas, 1881; Quincas Borba, 1891; Dom Casmurro, 1899; Esaú Jacó, 1904; Memorial de Aires, 1908.
Conto: Contos fluminenses, 1870; Histórias da meia-noite, 1873; Papéis avulsos, 1882; Histórias sem data, 1884; Várias histórias, 1896; Páginas recolhidas, 1899; Relíquias de casa velha, 1906.
Teatro: Queda que as mulheres têm para os tolos, 1861; Desencantos, 1861; Hoje avental, amanhã luva, 1861; O caminho da porta, 1862; O protocolo, 1862; Quase ministro, 1863; Os deuses de casaca, 1865; Tu, só tu, puro amor, 1881.
Comédia: Desencantos, 1861; Tu, só tu, puro amor, 1881.
Poesia: Crisálidas, 1864; Falenas, 1870; Americanas, 1875; Poesias completas, 1901.
Romance: Ressurreição, 1872; A mão e a luva, 1874; Helena, 1876; Iaiá Garcia, 1878; Memórias póstumas de Brás Cubas, 1881; Quincas Borba, 1891; Dom Casmurro, 1899; Esaú Jacó, 1904; Memorial de Aires, 1908.
Conto: Contos fluminenses, 1870; Histórias da meia-noite, 1873; Papéis avulsos, 1882; Histórias sem data, 1884; Várias histórias, 1896; Páginas recolhidas, 1899; Relíquias de casa velha, 1906.
Teatro: Queda que as mulheres têm para os tolos, 1861; Desencantos, 1861; Hoje avental, amanhã luva, 1861; O caminho da porta, 1862; O protocolo, 1862; Quase ministro, 1863; Os deuses de casaca, 1865; Tu, só tu, puro amor, 1881.
Para saber mais
Berriel, Carlos Eduardo (org.). Mário de Andrade hoje. São Paulo: Ensaio, 1990. (cadernos Ensaios, série grande formato, 4).
Berriel, Carlos Eduardo (org.). Mário de Andrade hoje. São Paulo: Ensaio, 1990. (cadernos Ensaios, série grande formato, 4).
Referências bibliográficas
Poesia: Há uma gota de sangue em cada poema (1917);
Paulicéia desvairada (1922); Losango cáqui (1926). Prosa: Primeiro andar (1926); Amar, verbo intransitivo: idílio (1927); Macunaíma, o herói sem nenhum caráter (1928).
Ensaios: A escrava que não é Isaura (1925); Ensaio sobre a música brasileira (1928); O Aleijadinho e Álvares de Azevedo (1935).
Poesia: Há uma gota de sangue em cada poema (1917);
Paulicéia desvairada (1922); Losango cáqui (1926). Prosa: Primeiro andar (1926); Amar, verbo intransitivo: idílio (1927); Macunaíma, o herói sem nenhum caráter (1928).
Ensaios: A escrava que não é Isaura (1925); Ensaio sobre a música brasileira (1928); O Aleijadinho e Álvares de Azevedo (1935).
Para saber maiswww.fcc.sc.gov.br/cruzesouza/vida-obra.htm
Pauli, Evaldo. Cruz e Souza o mestre do simbolismo. www.cfh.ufsc.br/~simpozio/cruz_e_souza/978sc000.html Lopes, Nei. Enciclopédia brasileira da diáspora africana. São Paulo, Selo Negro, 2004.
Referências bibliográficas
Gonçalves, Aguinaldo José. Cruz e Souza. Victor Civita, 1982 Magalhães Jr, Raimundo. Poesia e vida de Cruz e Souza. Civilização Brasileira - MEC, 1975 Oliveira, Eduardo (org). Quem é quem na negritude brasileira. São Paulo, Congresso nacional, 1998. |
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