terça-feira, 25 de junho de 2013

Canções de Chico - Apesar de você

Apesar de você

Hoje você é quem manda
Falou, tá falado
Não tem discussão, não.
A minha gente hoje anda
Falando de lado e olhando pro chão.Viu?

Você que inventou esse Estado
Inventou de inventar
Toda escuridão
Você que inventou o pecado
Esqueceu-se de inventar o perdão

Apesar de você amanhã há de ser outro dia.
Eu pergunto a você onde vai se esconder
Da enorme euforia?
Como vai proibir
Quando o galo insistir em cantar?
Água nova brotando
E a gente se amando sem parar.

Quando chegar o momento
Esse meu sofrimentoVou cobrar com juros. Juro!
Todo esse amor reprimido,
Esse grito contido,
Esse samba no escuro.
Você que inventou a tristeza
Ora tenha a finezade “desinventar”.
Você vai pagar, e é dobrado,
Cada lágrima rolada
Nesse meu penar

Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia.
Ainda pago pra ver
O jardim florescer
Qual você não queria.
Você vai se amargar
Vendo o dia raiar
Sem lhe pedir licença.
E eu vou morrer de rir
E esse dia há de virantes do que você pensa.

Apesar de você
Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia.
Você vai ter que ver
A manhã renascer
E esbanjar poesia.
Como vai se explicar
Vendo o céu clarear, de repente,
Impunemente?
Como vai abafar
Nosso coro a cantar,
Na sua frente.

Apesar de você
Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia.
Você vai se dar mal, etc e tal,La, laiá, la laiá, la laiá…….
 
 
 
 
A História da Música -
 
 
 
 
 
 
 
Apesar de você foi composta por Chico Buarque em 1970, durante o difícil período do governo Médici. Se tornou uma forma de expressão contra o governo. A música veio como um desabafo, onde o compositor demonstra todo o medo e tristeza impressos nas pessoas que viviam dentro do clima de angústia gerado pela ditadura, inclusive ele mesmo.
Relação com o Hipertexto: Dentro da música podemos encontrar características marcantes com o Hipertexto. Com uma estrutura linear o compositor narra o atual momento no qual o país está passando, mas remete a um futuro de esperança. A música, criada em 1970, tem enlaces e conexões marcantes com acontecimentos importantes da história. E leva o leitor a uma reflexao, misturando passado, presente e futuro. A música de Chico Buarque não possui a linearidade explícita remetendo a inúmeras associações subjetivas (vide interpretação abaixo) e objetivas (vide as diversas imagens descritas, sem relação imediata entre si).
Interpretação: A música começa com a demonstração de submissão a alguém, uma pessoa a quem o compositor se refere como você. "Você" tanto para o poeta quanto para as pessoas que captaram o sentido da música naquela época se referia ao presidente Médici. Ao mesmo tempo apresenta um clima de esperança em relação ao futuro, relacionado com a palavra amanhã. É onde entra a expressão que dá título à música: Apesar de você. Apesar de você, senhor presidente, tudo vai melhorar, o futuro promete coisas boas, alegria, amor... É uma luta constante entre o compositor e o poder. Pela letra, que sugere uma mudança nos acontecimentos, no presente ("hoje você é quem manda") o povo (incluindo-se aí o próprio Chico) é que está sendo dominado e submetido, mas no futuro ("Amanhã há de ser outro dia"), se tudo ocorrer de acordo com as esperanças do povo, quem estará por baixo, sofrendo com todas as novidades será o poder. A última estrofe é o ponto culminante das ameaças feitas até então: "Você vai se dar mal".
 
 
Composta por: Chico Buarque;
No ano de: 1970, durante a ditadura militar no Brasil;
um símbolo de resistência à Ditadura, um de seus maiores sucessos e verdadeiro hino anti-ditadorial: Apesar de Você.
desapercebida pela censura, devido a maestria de Chico, que fez com que o tema da música parecesse, à primeira vista, falar sobre um suposto amor que não deu certo. Quando a repressão percebeu o deslize, as lojas e a gravadora tiveram seus estoques destruídos.
A música veio como um desabafo, onde o compositor demonstra todo o medo e tristeza impressos nas pessoas que viviam dentro do clima de angústia gerado pela ditadura, inclusive ele mesmo.
 
A música começa com a demonstração de submissão a alguém, uma pessoa a quem o compositor se refere como você. "Você" tanto para o poeta quanto para as pessoas que captaram o sentido da música naquela época se referia ao presidente Médici. Ao mesmo tempo apresenta um clima de esperança em relação ao futuro, relacionado com a palavra amanhã. É onde entra a expressão que dá título à música: Apesar de você. Apesar de você, senhor presidente, tudo vai melhorar, o futuro promete coisas boas, alegria, amor... É uma luta constante entre o compositor e o poder. Pela letra, que sugere uma mudança nos acontecimentos, no presente ("hoje você é quem manda") o povo (incluindo-se aí o próprio Chico) é que está sendo dominado e submetido, mas no futuro ("Amanhã há de ser outro dia"), se tudo ocorrer de acordo com as esperanças do povo, quem estará por baixo, sofrendo com todas as novidades será o poder. A última estrofe é o ponto culminante das ameaças feitas até então: "Você vai se dar mal".

 Contribuição da aluna Bruna Bizarro / Turma 901 / 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário