quinta-feira, 13 de junho de 2013

Te Contei, não ? - Uma viagem do inferno ao paraíso

Maurício Meireles 
 
 

Livro de Marco Lucchesi chega esta semana
às livrarias
Foto: Divulgação
Livro de Marco Lucchesi chega esta semana às livrarias Divulgação
Em tempos de Dan Brown, cujo livro “Inferno”, inspirado pela “Divina comédia”, está em primeiro lugar na lista de mais vendidos, parece que a obra do poeta italiano Dante Alighieri (1265-1321) está na moda. Chega esta semana às livrarias “Nove cartas sobre A divina comédia — Navegações pela obra clássica de Dante” (Casa da Palavra), do imortal da Academia Brasileira de Letras Marco Lucchesi, um dos maiores especialistas do país na obra de Dante.
Escrito, como diz o título, em formato de cartas dirigidas ao leitor, o novo livro de Lucchesi é uma viagem guiada do Inferno ao Paraíso de Dante, com uma passagem pelo Purgatório. A ideia é não só servir de introdução a “A divina comédia” para o leitor que ainda não a conhece, mas também ser uma releitura do poema para quem já é íntimo dele.
— Sempre tive uma fascinação por cartas. Escolhi esse formato para ser mais acessível. Não queria escrever um tratado sobre Dante. — diz Lucchesi. — A “Comédia” é um livro extremamento complexo, mas não é preciso entender cada pormenor para apreciá-la, já que a força do poema fala por si. Já foi homenageada até em escola de samba.
A proximidade do autor com a obra de Dante Alighieri vem desde a infância. Até hoje ele se lembra de ter ficado fascinado pelas imagens do autor italiano ao lê-lo em casa e na escola. Seu mestrado e doutorado também foram sobre a “Comédia”. Ano passado, ele foi convidado a dar uma palestra na igreja San Pier Maggiore, em Florença, onde o poeta está enterrado.
O autor analisa como Dante trata o amor, na passagem em que encontra dois amantes no Inferno, e não se esquiva dos temas mais metafísicos, marcantes na passagem do poeta pelo Paraíso.
— “A divina comédia” é tão forte no imaginário que uma lenda conta que, certa vez, uma senhora italiana cutucou a outra ao ver Dante passar e disse: “Aquele é o tal homem que foi ao Inferno” — afirma.
Seleção de mais de 50 Imagens
O livro traz ainda uma seleção — feita pelo designer Victor Burton, com supervisão de Lucchesi — de mais de 50 imagens de “A divina comédia” realizadas por grandes artistas. Estão lá o “Mapa do Inferno”, de Botticelli, com os nove círculos do Inferno, além de retratos de Dante ou desenhos de passagens do livro.
De brinde, Lucchesi traz, no fim de “Nove cartas”, uma tradução de “Teologia mística”, texto grego do século V, de Pseudo-Dionísio Areopagita, que teve sua influência sobre Dante e serve de ferramenta para entender obras de caráter místico.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/cultura/marco-lucchesi-lanca-livro-sobre-divina-comedia-8668135#ixzz2W95QdxxZ

Um comentário: