O projeto do governo federal Mais Educação é, em si, boa ideia
Rio - O projeto do governo federal Mais Educação é, em si, boa ideia,
porquanto prevê a permanência das crianças na escola por mais tempo, o que
permite um aprendizado cultural muito maior que o tempo em que elas se dedicam a
ouvir aulas. Mas muitos colégios não têm condições de abrigá-las, porque suas
dependências já estão ocupadas pelos estudantes do turno seguinte.
Sendo os monitores considerados ‘amigos da escola’, recebendo abono mensal inferior ao salário mínimo e sem formação específica para a realização das tarefas de cunho cultural ou esportivo do contraturno, torna-se difícil obter êxito, a não ser que a comunidade colabore cedendo espaços e gente para as tarefas.
Sendo os monitores considerados ‘amigos da escola’, recebendo abono mensal inferior ao salário mínimo e sem formação específica para a realização das tarefas de cunho cultural ou esportivo do contraturno, torna-se difícil obter êxito, a não ser que a comunidade colabore cedendo espaços e gente para as tarefas.
Outra questão que constitui um erro básico é o desejo de alguns gestores
motivados com a nova ideia de aplicá-la em toda a rede escolar ao mesmo tempo,
mesmo sem condições adequadas.
Tem dado certo, este projeto, naqueles municípios onde são escolhidas as
unidades com condições físicas apropriadas, deixando as demais para um segundo
momento, quando as dependências estiverem adaptadas.
A falta de planejamento e de adequação serão os grandes inimigos da
empreitada, sendo a precipitação um elemento que pode comprometê-lo. Nada em
Educação dá certo sem que as condições físicas das escolas sejam compatíveis,
sem pessoal preparado para aplicar o que se pretende e sem planejamento
específico.
Surge, agora, outra mania precipitada e alojada nas câmaras de vereadores,
que votam leis obrigando um município a aplicar a educação integral em todas as
escolas, sem prover as verbas e as condições necessárias. Todas essas ações que
‘jogam para a plateia’, apenas para dar a impressão de que se está fazendo
alguma coisa diferente, podem não dar certo pela improvisação.
Nem sempre a velocidade é a estratégia mais adequada para se chegar ao
objetivo final. Assim, devendo ser Mais Educação, poderá transformar-se em Menos
Educação, deitando a perder série de ideias que poderiam auxiliar na educação
integral das crianças.
Pedagogo e escritor
Nenhum comentário:
Postar um comentário