terça-feira, 9 de julho de 2013

Crônica do Dia - Pontos na cabeça - Arthur Dapieve

Acontecimentos como os das três últimas semanas deixam marcas. Meia-dúzia de pontos — pontos, não pactos — latejam na cabeça.
 

Primeiro ponto. Os políticos estavam ainda mais anestesiados que a população, daí a sua “perplexidade”. É espantoso, mas não chega a ser surpreendente que o grosso da classe tenha ignorado o fosso entre o discurso triunfalista — amplificado pela pompa e circunstância da Copa das Confederações — e a realidade dos maus serviços públicos e da corrupção endêmica. Ficava aquela autobajulação, aquele papo de Brasil Grande, de conosco-ninguém-pode... À revista “Veja”, o ministro Paulo Bernardo admitiu que as manifestações serviram de cutucão para o PT e sua ampla e flácida base aliada: “Calma que você não está acima de tudo, as coisas não são tão fáceis, você não é tão bonito como acha nem tão forte quanto pensa.” No Rio, a autossuficiência do governador Sérgio Cabral e do prefeito Eduardo Paes, ambos do PMDB, os fazia reagir com ironia e até agressividade quando confrontados com temas que não tinham interesse em tratar: Delta, Maracanã, Engenhão, ônibus. Não interessa mais que eles não se interessem.
Segundo ponto. A preponderância de jovens nas ruas mostra que a libido voltou à política. Ao menos desde as barganhas pela aprovação da emenda constitucional da reeleição em todos os níveis, no primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso, do PSDB, a política brasileira me lembrava uma frase do Millôr Fernandes: “O xadrez é um jogo que desenvolve a inteligência para jogar xadrez.” (Antes que me joguem um tabuleiro na testa, devo dizer que não concordo com ela, mas isso não me impede de reconhecer-lhe o sabor.) Aqui, a política é uma atividade que serve para fazer política. Uma prática esotérica lá deles, em Brasília e nos palácios estaduais e municipais, prática agravada pela domesticação da UNE e dos movimentos sociais pelo PT e seus aliados. A partir de agora, me parece que o desafio da garotada é, sem se desconectar, canalizar esse tesão para as instituições, senão ele corre o risco de escorrer pelos bueiros.
Terceiro ponto. O transporte foi o estopim porque afeta igualmente o pobre, o remediado e o rico. O engarrafamento é um inferno democrático. Os outros dois pontos da pauta básica de reivindicações (saúde e educação) permitem, mediante pagamento, manobras pelo acostamento dos serviços particulares. O trânsito, não. O cidadão enlatado dentro do ônibus pena quase o mesmo — na verdade, mais — do que o motorista solitário dentro de seu carro importado. Tanto um quanto outro demoram muito mais do que deveriam para chegar em casa ou ao trabalho por conta de um erro estratégico cometido por Juscelino Kubitschek, de inúmeros pacotes de incentivo à indústria automobilística, da ênfase no transporte individual e da promiscuidade entre poder público e empresas de transportes. Logo, meu slogan favorito nas últimas semanas foi “país desenvolvido não é onde pobre tem carro, é onde rico usa transporte público”.
Quarto ponto. Os manifestantes da democracia digital foram confrontados por uma PM do tempo da ditadura, numa espécie de paradoxo temporal. Nas quintas-feiras 13 (em São Paulo) e 20 (no Rio de Janeiro) de junho, a repressão brutal e descontrolada aos que protestavam pacificamente mostrou que as polícias militares precisam passar por uma reciclagem política. Numa democracia, ninguém pode apanhar por estar apenas protestando. O que deve ser reprimido é o saque, a violência, o pitboy de passeata. O que a esmagadora maioria dos manifestantes fazia não era nada mais do que tentar reprimir a depredação do patrimônio público pelos vândalos de colarinho branco. Houve um retrocesso em relação à “polícia cidadã” que se busca implantar com as UPPs. A ação explosiva do Bope na Maré na última terça-feira faz parte do mesmo quadro.
Quinto ponto. A Fifa é o novo FMI. Antigamente, manifestação digna do nome portava cartazes de “Fora FMI”. O Fundo Monetário Internacional emprestava dinheiro ao país em troca de ditar regras à política econômica. O Brasil saldou as dívidas com a instituição em 2005, no primeiro mandato do presidente Lula. Agora, quem traz (e leva) dinheiro é a Fifa, que em contrapartida faz exigências em cascata, da feição dos estádios à distância permitida para os protestos. Não é “só” pelo superfaturamento na Copa das Confederações/Copa do Mundo que as ruas investem contra o “padrão Fifa”, mas pela percepção de que, em certa medida, o país também renuncia à sua soberania.
Sexto ponto. As tarifas de ônibus recuaram, Dilma chamou o Passe Livre para conversar, a PEC 37 foi derrubada, o Rio terá CPI dos ônibus. Porém, ver o senador Renan Calheiros — que em 2007 renunciou ao mandato pela revelação de que uma empreiteira, a Mendes Júnior, pagava “pensão” à sua amante, a jornalista Mônica Veloso — encher a boca para falar em corrupção como crime hediondo...


E-mail: dapieve@oglobo.com.br


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/cultura/pontos-na-cabeca-8836520#ixzz2YaTCdL33
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário