terça-feira, 17 de julho de 2012

Crônica do Dia - Réu privilegiado - Marcos Espínola


Rio -  A queda de mais um senador, a eficiência da Polícia Federal, o envolvimento de um grande contraventor (bicheiro), mentiras, provas, evidências, personagens e tantos outros fatos são ingredientes suficientes para esclarecer ao povo, mas também confundi-lo. Avançamos, mas ainda há muito caminho a percorrer, pois se, por um lado, a cassação representa um justo e duro golpe, por outro nos parece pouco diante de tantos anos de atuação de uma política de baixo escalão.
Apesar de não ter mais argumentos, o senador Demóstenes Torres ainda tentou sensibilizar a todos no intuito de salvar seu mandato. Mesmo depois de ter sido cassado, ainda insiste em afirmar sua inocência ao dizer que vai recorrer à Corte Suprema.
Com o atual modelo do nosso Judiciário e as diversas possibilidades de recurso, certamente conseguirá sair ileso criminalmente, nos deixando a sensação de ainda ter se dado bem depois de tantas falcatruas e danos ao País. Há mais de uma década na vida política, sai da pior maneira, mas reassume o cargo de procurador, com salário de mais de R$ 20 mil.
Enquanto isso, muitos ladrões de galinha são mantidos presos, sem chances de defesa, esquecidos pelo Estado e se transformando em pessoas piores dentro de um sistema prisional falido — que de ressocialização não tem nada.
O momento é histórico. Afinal, esse é o segundo senador cassado, o que sabemos ser bem pouco diante de tudo que já vivenciamos. Não podemos deixar de reconhecer que estamos evoluindo, mesmo que a passos tímidos, diante da corrupção que impera na nossa nação. Já no que diz respeito à moralidade, principalmente da classe política, continuamos sendo o ‘país do futuro’.

Jornal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário