segunda-feira, 30 de julho de 2012

TE Contei, não ? - Encenado, mas ainda timidamanete




RIO - Além das versões para o cinema e para a TV, a obra de Jorge Amado também foi levada aos palcos. O infantil “O gato malhado e a andorinha Sinhá” ganhou mais de dez encenações, seguido por “A morte e a morte de Quincas Berro d’Água”, “Dona Flor e seus dois maridos” e “Capitães da areia”, que será reencenada em outubro, em Salvador, com supervisão de Cecilia Amado, neta do escritor. Entre todas, foi “Capitães...” que marcou a importância de Amado nos palcos, tanto pela qualidade das montagens de Carlos Wilson, em 1982, e de Roberto Bomtempo, em 1992, quanto, principalmente, por seu uso nos cursos de teatro.

— “Capitães...” é muito utilizada para a formação, porque leva a buscar soluções simples e criativas — diz a pesquisadora Tânia Brandão. — Mas até hoje a teatralidade da obra de Jorge não foi investigada e experimentada como deveria.
O mesmo pensa o diretor João Falcão, que planeja para o ano que vem uma versão musical para “Gabriela”.
— “Gabriela” é muito rica em detalhes e musicalidade. É bastante teatral — diz Falcão.
Filiado ao Partido Comunista Brasileiro (PCB), o escritor foi perseguido e preso inúmeras vezes entre os anos do Estado Novo (1937-1945), época em que seus livros, tidos como subversivos, foram queimados e impedidos de serem levados à cena. Foi nesse período, em 1944, que Amado escreveu sua primeira e única peça, “O amor do soldado”, que narra um breve romance do poeta Castro Alves. A peça foi relançada em livro, em 2011, mas até hoje permanece inédita nos palcos

Nenhum comentário:

Postar um comentário