segunda-feira, 30 de julho de 2012

Te Contei, não ? - Uma casa que guarda as palavras do escritor


SALVADOR - Myriam Fraga lembra de como reagiu ao ser convidada por Jorge Amado para dirigir a fundação que iria cuidar do acervo do escritor:
— Eu me assustei. Nunca tinha assumido um cargo administrativo.

Hoje, 25 anos depois da inauguração, a Fundação Casa de Jorge Amado é o principal centro de referência sobre Amado do país. Em 2011, 61.488 visitantes passaram pelos dois casarões azuis de quatro andares no Largo do Pelourinho, que guardam um acervo de 19 mil manuscritos, 56.139 recortes de jornais, revistas e periódicos, 48.369 correspondências, 6.152 livros, 414 livros, 165 prêmios e 32 CDs do autor baiano, além de 29.788 negativos de imagens feitas por Zélia Gattai — autora da maioria das fotos que retratam Amado.
Neste ano, com o centenário, o número de frequentadores deve crescer. Para efeitos de comparação, no ano passado a fundação recebeu 4.296 alunos. Até junho deste ano, já foram 4.217 estudantes.
Em setembro, Myriam lançará “Uma casa de palavras — 25 anos depois”, sobre a fundação. O lema da casa, sugerido por Amado, é “Se for de paz, pode entrar”. Para o escritor, a fundação não deveria ser um depósito de documentos, mas um centro “vivo e atuante”.
Myriam está citada no livro “Bahia de Todos-os-Santos”. “Que poderoso poeta é essa moça!”, escreveu Amado. Ele falava de sua eleição para a Academia das Letras da Bahia e dizia que um dia ela entraria para a ABL, com o seu voto.
Uma preocupação de Amado é que o dia a dia burocrático roubasse o tempo dela para a poesia.
— Ele dizia: “Tenho medo de que você não escreva mais”.
O receio mostrou-se infundado. Myriam acumula a criação com a administração. Há um ano lançou “Poesia reunida” e prepara agora “Memórias de alegria”, em homenagem a Jorge Amado.
—São coisas que escrevi sobre ele, viagens, histórias, palestras.
Em tributo ao centenário do escritor, haverá de 13 a 17 de agosto o II Colóquio de Literatura Brasileira, com palestras de nomes como os acadêmicos Ana Maria Machado, Domício Proença Filho e Murilo Melo Filho, além de Paloma e João Jorge, filhos de Amado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário