domingo, 29 de julho de 2012

Te Contei, não ? - No principio era a Bíblia




Quais são os grandes referenciais de comunicação comuns a todos os brasileiros? Ao contrário de outros países e épocas, não temos clássicos que todos tenham lido; nem riquíssimos repertórios de provérbios, que, no Oriente, são conhecidos por qualquer criança. Não são patrimônio de todos episódios da história pátria, que possam ser trazidos para aplicação a outros casos. Nem um Alcorão, que nos países árabes abastece de metáforas e frases feitas os diversos setores da vida secular.


Para nós, o futebol é de longe o principal fornecedor de metáforas e expressões para a vida cotidiana: situações políticas, econômicas, afetivas, profissionais etc. são rapidamente compreendidas por meio do recurso a seu amplíssimo repertório. Um par de exemplos, de comunicação aparentemente difícil, mas que se tira de letra, bem e rapidamente, evocando o futebol.

AnedotárioDois amigos em um restaurante vão pedir pratos individuais e querem, de algum modo, compartilhá-los. Um deles diz:

- Vamos pedir dois pratos e a gente divide.

Ao que o outro, responde:

- Divide, não: o mando de jogo da carne é meu; o do peixe, é seu". (Não vai ser meio a meio, mas...).

Final de semestre; a prova final já foi feita, o professor pretende dar aulas muito abreviadas e simbólicas, mas não pode dispensar formalmente os alunos (embora queira passar a mensagem de que vai fazer vista grossa na presença e "esquecer" de fazer a chamada...), mas, claro, não quer formalizar esse relaxamento. E diz:

- Bom, gente, nosso curso praticamente acabou. Ainda temos mais duas aulas, mas é só para cumprir tabela... 

Mesmo os que não se interessam por futebol acabam valendo-se de sua linguagem, tal a viveza e o interesse de sua vigência para o brasileiro.

Vice-campeãoSe metáfora fosse campeonato de pontos corridos, o futebol seria campeão com muitas rodadas de antecipação. Mas, e para saber quem é o vice? Bom, aí embolou o meio de campo...

Talvez a Bíblia. Com a desvantagem de que suas metáforas e expressões são usadas, mas sem que se tenha o mesmo vigor e, em alguns casos, os usuários nem se lembram da proveniência bíblica desta ou daquela expressão. Quando Eike Batista diz "Atire a primeira pedra o motorista que nunca tomou uma multa por excesso de velocidade", seus ouvintes entendem, mas poucos talvez evoquem o episódio de Jo 8, 7, no qual Jesus impede o apedrejamento da mulher adúltera. Para não falar do "bode expiatório" de Lv 16, 8-10; 20-22; que alguns chegam a pensar que é um bode que fica espiando e acaba por levar a culpa.

Recolhemos a seguir algumas expressões e frases feitas, cuja origem bíblica não é evidente para todos (em alguns casos, não se tratará necessariamente de origem, mas de alguma relação de sentido com este ou aquele versículo).


Provérbios do cotidiano- Quem procura. - Quem, ao ver o célebre slogan-provérbio do SBT em fins dos anos 80 (então, ainda TVS), se lembraria de que é literalmente uma frase de Jesus Cristo (Mt 7, 8): "Quem procura, acha" (ao qual Sílvio Santos acrescentou apenas o advérbio: "Quem procura, acha... aqui"). 

- Quem com ferro fere. - Jesus inspirou alguns ditos proverbiais comuns na linguagem popular. Muitos podem se escandalizar ao saber que é bíblico (do Velho Testamento) o duro "Olho por olho, dente por dente", prescrito três vezes (Ex 21, 24; Lv 24, 20 e Dt 19, 21), mas revogado por Cristo (Mt 5, 38), que propõe, em seu lugar, a também proverbial "oferecer a outra face" (Mt 5, 39) e ainda (Mt 26, 52) a advertência: "quem empunha a espada, pela espada perecerá" (ou, se se prefere: "Quem com ferro fere, com ferro será ferido"). Também é de Jesus, a comparação "Cego que guia outro cego" (Mt 15,14; Lc 6, 39).

- Quem semeia ventos. - São bíblicos os conhecidos provérbios: "Quem semeia ventos, colhe tempestades" (Os 8, 7) e: "Quem dá aos pobres, empresta a Deus" (Pv 19, 17).


Expressões populares
- Dois pesos e duas medidas - É expressão bíblica presente em Prv 20, 10.

- Umbigo do mundo - No sentido de alguém se considerar o centro de tudo, o mais importante: tabur haaretz (umbigo da terra) aparece em Jz 9,37 e Ez 38,12.

- Dar murro em ponta de faca - Formulação ligeiramente modificada de At 26, 14, que recolhe a fala de Cristo a seu perseguidor Saulo: "Dura coisa te é recalcitrar contra o aguilhão".

- Cruzar os braços - A expressão, hoje corriqueira e integrante do vocabulario sindical, aparece nas formas "cruzar os braços" e "ficar de braços cruzados" já com o sentido de "não trabalhar", em Pv 6, 10 e Ecl 4,5.

- Adeus - Usado para despedida que se presume definitiva (e, portanto, encomendo-te a Deus), encontra-se em Atos: Paulo despede-se da comunidade e diz "Não voltareis a ver o meu rosto... a Deus vos encomendo" (At 20, 25 e 32).

- O demônio do meio-dia - Uma expressão curiosa, não proverbial e mesmo desconhecida pelos falantes contemporâneos, que o escritor Andrew Solomon, foi buscar no Salmo (90[91], 6), na tradução da Vulgata, para o título de seu livro, já clássico sobre a depressâo O demônio do meio dia (The noonday demon).


Embora se trate de forma bem portuguesa, a fórmula de insulto: "vá para a puta que o pariu", ganha sentido às luzes da Bíblia. Como frequentemente ocorre, frases feitas tendem a ser repetidas automaticamente, sem que se atente a seu sentido original. O significado exato de mandar para a pqp faz-se presente no confronto dos cariocas e do mineirinho, que recolho de um destacado site de piadas (orapois.com.br), seção "mineiro":


Dois cariocas muito espertos foram passar umas férias em Minas.

Ao chegar, um pergunta ao outro:

- Vamox tirar uma com o primeiro mineiro que aparecer nessa extrada?

- Aí, beleza, cara, vamox nessa!

Logo à frente, aparece um mineirinho acanhadinho, coitado...

Os cariocas param o carro e um deles pergunta:

- Aí, mineirinho, para onde nóx vamox falta muito?

O mineirinho, muito acanhado, responde:

- Depende uai! Se oceis vão pra puta que o pariu já passaram; se vão à merda, falta dois quilometros [a cidadezinha rival]; agora se vão tomar no c é aqui mesmo...

A mensagem subjacente quando se manda alguém para a pqp é a de que o indivíduo mau, sacana, chato etc. não tem lugar no convívio humano e não deveria ter saído da barriga da mãe (no caso, a responsável por ele ser o fdp que ele é...) e para lá deve ser reencaminhado... A ideia de voltar ou de não ter saído do ventre materno ocorre na Bíblia: daquele que o vai entregar, Jesus diz que melhor lhe fora não ter nascido (Mt 26, 24; Mc 14, 21) e o profeta Jeremias, nesse caso, diante das desgraças que sofre, lamenta por ter saído do ventre materno (Jer 20, 14 e ss.). E quem se comporta como néscio, diz o Eclesiástico (23, 14), chegará a desejar voltar ao ventre da mãe, amaldiçoar o dia em que dele saiu...


Superlativo duplicado Uma forma de superlativo semita é a conhecida "x dos x". Aparece, por exemplo, em Apocalipse 17, 14 (ou 19,16), quando se diz de Cristo, que é Rei dos reis e Senhor dos senhores.


Curiosamente, esse formato bíblico reaparece (surpresa das surpresas) no hino do Corinthians: "Salve o Corinthians, o campeão dos campeões".

Note-se, apenas de passagem, que o próprio nome do time brasileiro é bíblico, remete à Epistola aos Coríntios (em inglês, Corinthians). Mais precisamente à passagem em que São Paulo compara os esforços requeridos pela vida cristã aos de atletas e corredores que desejam vitórias (I Cor. 9: 24 e ss.).

No século 19, ante o preconceito de igrejas contra o esporte ("culto ao corpo", etc.), o aval do Apóstolo era usado por cristãos esportistas que invocavam a Epístola (daí o nome do time inglês Corinthian, que inspirou o nosso Corinthians)

O uso do passado para indicar futuro A gramática semita pode valer-se do passado para expressar o futuro, que aparece, assim, como mera resultante do passado. Como ensina Aida Hanania, falando da peculiar visão semita do tempo, ancorada no passado:

"É como se, nessa visão monolítica do tempo, o presente e o futuro não tivessem autonomia em face do passado, este, sim, determinante e determinador. Essa preponderância do passado repercute na gramática".

Diz o Eclesiastes (1,9): "O que foi é o que será; o que se fez é o que se tornará a fazer: nada há de novo sob o sol!".

O futuro é, assim, até em termos gramaticais, determinado pelo passado e por ele expresso em sentenças proverbiais, como em "Quem semeia ventos, colhe tempestades", que no original soa: "semeou ventos, colheu tempestades".

Tal fato torna-se compreensível quando nos lembramos de alguns exemplos de uso semelhante em nossa língua, especialmente em linguagem publicitária. Como na recente campanha da Skol retornável: "Trocou, economizou" (quem trocar, economizará); ou na antiga do Estadão: "anunciou, vendeu" (quem anunciar, venderá). Ou a da Sedex "mandou, chegou" (se mandar, chegará). E se escrever e não ler, o pau comerá ("Escreveu, não leu, o pau comeu"). E quem bater, levará ("Bateu, levou").


Palavras com DNA bíblico O Oxford English Dictionary indica em suas etimologias as palavras que estenderam seu sentido sob influência da Bíblia

- O inglês way - O caminho (derek), na perspectiva semita, não está predefinido e não comporta tradução como a que temos de repetir nas missas: "Caminhamos pela estrada de Jesus!" Para aquele povo, o caminho (e Jesus é o caminho - Jo 14,6) é o de cada um: não há rodovias no deserto... Derek também significa o jeito pessoal de cada um fazer as coisas, acumulação semântica que foi parar no inglês way.

- Talento - no sentido de dom ou capacidade artística, intelectual etc. - decorre (OED) de um uso figurado da parábola dos talentos, narrada por Jesus em Mt 25, 14-30.

- Escândalo - A palavra tão em moda (escândalo do mensalão, do BBB 12, da morte do executivo da Yoki etc.) tem o sentido de algo que pode levar a erro, mau procedimento. Remete a: "Pedra, obstáculo que faz tropeçar" (Houaiss), como em Rom 14, 13; I Pe 2,8; Mt 16, 23 etc.

- Carismático, carisma - Passaram a ter uso profano de poder de encantar e despertar simpatia das massas ("Obama é carismático", "Alckmin não tem carisma"). É, no Novo Testamento, dom que beneficia a comunidade, como se discute em I Cor 12: o dom do Espírito Santo, preparando o discurso, cap. 13, sobre o carisma maior, o amor (ágape): "Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos...".


É só começar Sucesso de Michel Teló evoca construção formulaica presente na Bíblia

Peço licença para uma nota meio descabida, a título de mera curiosidade, sem pretensão de começar a imiscuir a Bíblia no sertanejo universitário. O erudito Jean Carmignac, que estudou profundamente os semitismos nos evangelhos sinópticos, aponta um deles, típico: em vez de referir diretamente a ação "diz-se que o personagem começa a fazer tal ou tal coisa, o que para nós é supérfluo".

Assim, Jesus "chamou os doze e começou a enviá-los de dois em dois" (Mc 6, 7); os gerasenos assustados "começaram a rogar a Jesus que se afastasse de seu território" (Mc 5, 17). Etc. etc. etc.

Esse mesmo cacoete dos hagiógrafos está também em Michel Teló:

Sábado na balada
A galera começou a dançar
e passou a menina mais linda
Tomei coragem e comecei a falar

Só falta agora os evangelistas começarem a se juntar à turma das baladeiras que reivindicam judicialmente coautoria na canção... (e, no falar brasileiro, "começar" serve de curinga para qualquer ação que pressuponha paciência de Jó:

"Ih, já vai começar..." (a criticar / a reclamar / a choramingar etc.);

"Não começa...!" (a ciumeira / o pessimismo / a enrolação / a encher o saco) etc. 


Jean Lauand é titular sênior da Feusp e professor titular do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo

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