segunda-feira, 30 de julho de 2012

Te Contei, não ? - NO Brasil e no exterior, eventos lembram centenário

RIO - Jorge Amado saiu do interior da Bahia para ganhar o mundo, seja por meio da tradução de suas obras, do exílio ou do prazer em viajar. Natural que o centenário de seu nascimento extrapole as fronteiras do Brasil. E o escritor que teve seus livros adaptados para cinema, teatro e TV vai ter a data lembrada em exposições, filmes, peças e palestras. As comemorações se iniciam antes mesmo do dia 10, data em que ele completaria cem anos. Na terça-feira, a Academia Brasileira de Letras abre a mostra “Jorge Amado —100 anos”, que mostrará as primeiras edições dos livros do acadêmico, a cronologia de sua obra e painéis de fotos. Organizada pelo cineasta e acadêmico Nelson Pereira dos Santos, exibirá ainda todos os filmes, novelas e programas de TV adaptados de seus livros. Outras exposições estão programadas pelo país, como “Jorge, Amado e universal”, no MAM de Salvador, a partir do dia 10, e “Ilê Axé Opô Afonjá — O candomblé e Jorge Amado”, também em Salvador, em dezembro, na Fundação Casa de Jorge Amado.

Ilhéus será palco, de 4 a 12 de agosto, do projeto Amar Amado, com seminários, ciclos, festivais e shows de Caetano Veloso, Margareth Menezes e família Caymmi. Caetano se apresentará dia 10, cantando músicas que fazem referência a obras de Amado, como “A luz de Tieta” e “Milagres do povo”.
Nas artes cênicas, o ano promete leituras dramatizadas em espaços Sesc, o espetáculo teatral “O sumiço da Santa”, com direção de Fernando Guerreiro, em Salvador, e “Capitães da areia por eles mesmos”, dirigido por Elisa Mendes, em Ilhéus. Para o ano que vem, está previsto o musical inspirado em “Gabriela”, de João Falcão, no Rio (leia mais na página 4). E está em estudos “Amado Gonzagão: um baião dos dois”, sobre os dois artistas que completariam cem anos em 2012.
O cinema vai homenageá-lo este ano com a mostra “Jorge cineamadográfico”, no interior da Bahia, e dois longas, “As fantásticas aventuras de um capitão” (leia mais na página 4), em fase de finalização, e “Dona Flor e seus dois maridos”, que deve ser rodado em novembro.
No exterior, a agenda também é variada. Ao longo do ano, Roma, na Itália, abrigará o evento “O mundo de Jorge Amado” e uma mostra de cinema. Haverá uma homenagem a Jorge no Festival de Cinema Brasileiro de Paris, na França, com a exibição do documentário “Jorge Amado”, de João Moreira Salles, e “Capitães da areia”, de Cecília Amado, neta do escritor, além de mostras de filmes na Universidade de Salamanca, na Espanha, na Embaixada do Brasil em Londres, na Inglaterra, e em Los Angeles, nos Estados Unidos. Também estão programados colóquios na França, em Portugal e na República Tcheca. Em Helsinque, na Finlândia, artistas plásticos estão criando obras inspiradas no universo de Jorge, que serão mostradas em agosto. Por fim, em Berlim, na Alemanha, o espaço da Embaixada do Brasil recebe no dia 6 de agosto a noite “Jorge Amado em Berlim — ... Um sopro de liberdade atravessa o mundo”, com leitura em português e alemão de trechos da obra, capoeira, música e exposição de fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário