sexta-feira, 27 de julho de 2012

Te Contei, não ? - Exibicionistas no TWITTER

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Sábado à noite. Uma jovem de 20 e poucos anos vai para a balada e conhece um rapaz interessante. O clima esquenta, eles resolvem ir para um lugar mais íntimo e a noite acaba em relacionamento sexual. Para ambos, o encontro é divertimento de uma noite só. Mas o pior está por vir. Ele fotografa a parceira seminua e dormindo na mesma cama em que também está deitado, faz sinais e caretas jocosas, e posta na internet. Desde o início do mês, isso se transformou na mania “#bedofshame” (cama da vergonha, em inglês) no Twitter — embora vergonha é o que, lamentavelmente, esses parceiros não tenham. O hashtag — nome em inglês do símbolo # e que significa uma espécie de marcador que junta tudo o que é postado sobre determinado assunto em redes sociais — não para de crescer. O bizarro, para não dizer grosseiro, comportamento já ultrapassou o universo do microblog e tem até sites especializados em receber fotos do tipo.

Tudo começou no domingo 1º, quando Gary “Gaz” Beadle, uma das estrelas do reality show da MTV inglesa “Geordie Shore”, postou no Twitter uma foto dele com uma garota dormindo na cama e, na mensagem, perguntava: “Quantas pessoas estão fazendo o caminho da vergonha?” Muitos de seus aproximadamente 580 mil seguidores se sentiram estimulados a responder, e a moda pegou. Em pouco tempo, vieram as reações, especialmente de mulheres que consideram o gesto extremamente desprezível. Seis dias depois, em má situação pública, Beadle se desculpou na rede social e pediu para outras pessoas não darem continuidade ao ato. “Sinto muito pelo meu comportamento no Twitter. Sei que desapontei vocês. Já deletei as fotos e comentários e peço, por favor, que façam o mesmo”, dizia a mensagem.

Inútil. A brincadeira de mau gosto já tinha atravessado fronteiras, e chegou até ao Brasil. Também deixou de ser exclusivo de homens: mulheres começaram a fotografar seus parceiros eventuais e a postar no Twitter, e casais homossexuais aderiram igualmente. “É como dormir com o inimigo, uma banalização da relação. A pessoa que faz isso mostra que o encontro em si não tem valor se ela não mostrar para o mundo o que aconteceu. Isso só tem valor de marketing pessoal”, analisa o psicanalista Alberto Goldin. O diagnóstico dele: “Quem tem esse tipo de comportamento nas redes sociais sofre de baixa autoestima. A pessoa se sente muito desvalorizada e precisa mostrar que teve uma relação para obter a aprovação dos outros. É uma solução ruim, porque ela não resolve seu problema original”, explica o psicanalista.

A difamação envolvendo sexo sempre existiu, mas ganhou velocidade e consequências piores com o advento das redes sociais. “O Twitter é mais uma dessas ferramentas, que pode ser usada para o bem ou para o mal”, pondera Roberto Brício, diretor da Associação Brasileira das Agências Digitais (Abradi). “O microblog tem sido cada vez mais usado por jovens, o que justifica essas modas da internet. O #bedofshame é mais um viral que surge a todo tempo na rede”, completa o especialista. O prejuízo que traz para a vítima, no entanto, é enorme. Adormecer é um momento de total vulnerabilidade, quando ninguém quer ser fotografado, muito menos sem autorização.

Porém, há quem ache graça e estimule a brincadeira de mau gosto. O inglês Chris Gardner, de 27 anos, criou a página bedofshame.com, que facilita a postagem de fotos dessa temática. “Vi que essa hashtag se tornou um fenômeno, mas não havia um lugar onde pudessem ver todas as fotos reunidas”, justifica ele, que garante não ter tirado nenhuma foto no estilo #bedofshame. “Acho a ideia engraçada. Sei que algumas mulheres ficaram ofendidas mas, agora, costumo receber mais fotos tiradas por mulheres do que por homens”, explica o inglês. Para Gardner, esse tipo de autopromoção nas redes sociais é um retrato da juventude. “As gerações mais novas vivem por meio das redes sociais”, afirma. Por isso, é preciso viver com responsabilidade.

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