domingo, 26 de agosto de 2012

Prefiro não comentar ............ Ensino de Macaé segue uma equação nada lógica




Mais riqueza com mais progresso é igual a menos educação. A equação, apesar de não ser lógica, tem funcionado no interior do estado. Entre as cidades com o maior Produto Interno Bruto (PIB) no estado, ocupando a 8ª colocação nesse quesito, Macaé conquistou os piores lugares no ensino, na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011.


O sindicato de professores da região, numa luta de anos com a prefeitura, já aguardava o resultado negativo no Ideb, em cujo ranking o município ficou no 27º lugar. Funcionária da Escola Municipal Caetano Dias e coordenadora do sindicato, Maria das Graças Franco atribui a má colocação à falta de autonomia das escolas e ao baixo contingente de professores municipais:
— As escolas não conseguem tocar seus projetos. É como você ter sua casa, mas, para fazer obras e melhorias, depender de alguém para liberar o dinheiro. Você mesmo tem que poder administrar isso.
Hoje, a rede municipal de Macaé conta com 107 escolas e 2.087 professores, que atendem cerca de 37 mil alunos. Entretanto, pais de alunos afirmam que a falta dos profissionais é constante, interrompendo a rotina de estudos. Na Escola Municipal Caetano Dias, o problema é ainda maior. Segundo os alunos, é comum que as aulas terminem mais cedo por falta d’água.
Segundo a Secretaria de Educação do município, concursos públicos foram realizados recentemente para suprir a falta de efetivo. A estimativa é que o problema seja resolvido até o final do ano. A secretaria também pretende fazer alterações em alguns contratos temporários de professores, ampliando o período de contratação. O objetivo é criar um vínculo maior do professor com os estudantes, fortalecendo a integração da comunidade escolar.
Sobre o resultado no Ideb, a secretaria considera que, se avaliadas as instituições individualmente, o índice foi satisfatório.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/ensino-em-macae-segue-uma-equacao-nada-logica-5832750#ixzz24fUoWgOn

2 comentários:

  1. Vergonhoso! O resultado, segundo a secretaria é satisfatório. Satisfatório para quem?

    Marlene Morceli

    ResponderExcluir